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Medir Certo para poder Gerenciar Melhor

Marco Leone Fernandes

Publicado em 07/11/2013 às 12:21

“Não se pode gerenciar o que não se pode medir”. Existem algumas máximas na gestão e essa é uma delas. Poucos conceitos se mantém tão atuais quanto este, pois, sem controle, o processo de tomada de decisões fica caótico, tornando-se praticamente um voo cego. O maior problema acontece depois que você concorda com o conceito, afinal de contas, é é que começam as dúvidas importantes, tais como: o que medir, como medir e com que frequência? E o que não medir?

Antes de qualquer coisa, é importante definir o que se quer fazer, quais são os seus Objetivos.

A escolha correta dos objetivos e dos Indicadores de Desempenho mais relevantes (Key Performance Indicator) são fundamentais para que você não se afogue em um mar de informação inútil, que pouco te ajudará a melhorar o seu grau de gerenciamento e de eficiência na sua empresa.

Um indicador de desempenho ajuda a quantificar um conceito, onde são definidas metas como resultados desejáveis e visam ajudar a responder quando e quanto será realizado.

O meu objetivo aqui hoje é compartilhar alguns dos principais e mais utilizados Indicadores de Desempenho, que servirão para medir e atingir determinados Objetivos que serão agrupados em diferentes Perspectivas. Esses dados servirão de base para que, no futuro, você possa montar seus Frameworks de Desempenho, para alimentar o seu Mapa Estratégico (Balanced Score Card).

As perspectivas de negócios principais são: Financeira, Clientes, Marketing e Vendas, Processos Operacionais e Logísticos, Colaboradores e Responsabilidade Social.

Perspectiva Financeira: Lucro Líquido, Margem de lucro líquida, EBITDA, EVA, ROI, ROA;

Perspectiva do Cliente: Índice de Retenção de Clientes, Índice de Satisfação do Cliente, Rentabilidade por Cliente;

Perspectiva de Marketing e Vendas: Índice de Crescimento de Mercado, Índice de Participação no Mercado, Custo por Lead,  Taxa de Conversão (Conversion Rate);

Perspectiva de Processos Operacionais: Taxa de Utilização da Capacidade (CUR), Nivel de Perdas por processo, Nivel de eficiência de Processos (OFCT), Projetos/Prazo (PSV), Projetos/Custo(PCV), Nível de Qualidade, índice de Retrabalho;

Perspectiva do Colaborador: Receita por Funcionário, Nível de Satisfação do Funcionário, Retorno do Investimento em Treinamento, Tempo médio para contratar um Funcionário;

Perspectiva Responsabilidade Social Corporativa: Carbono Footprint, Água Footprint, Consumo de Energia, Redução de Geração de Resíduos;

Para que todo esse trabalho seja bem-sucedido, é fundamental comunicar a sua estratégia para toda a organização, alinhar os objetivos estratégicos, e medir o desempenho organizacional, garantindo que você está medindo os indicadores corretos e gerenciando de maneira mais eficiente e eficaz.

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Marco Leone Fernandes

Gestão

Marco Leone Fernandes é administrador de empresas com MBA pela FGV, possuindo vários cursos de especialização em negócios no Insead, Wharton Business School e Harvard Business School. (marcoleone@uol.com.br.). Dê sua opinião sobre este artigo ou faça sugestões para nossos colunistas, envie seu e-mail.
 

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