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O que você precisa saber para vender mais e melhor

Soeli de Oliveira

Publicado em 07/11/2013 às 12:25

Apesar da profissão de vendas ser uma das mais antigas do mundo, para exercê-la é preciso vencer muitas adversidades e ser o seu próprio gerente. Quem faz dela o seu modo de vida precisa ter uma autoimagem positiva, pois fica exposto a ouvir muitos “nãos” antes do “sim”.

Resiliência é a capacidade de ouvir o “não”. Os vendedores precisam entender que quem está sendo rejeitado é o produto e não eles. Apenas um terço das pessoas tem habilidades para trabalhar em vendas. Se o indivíduo não tiver uma autoimagem positiva de si mesmo, vai procurar trabalhar em atividades que ofereçam menos desafios.

Planejar é tarefa das empresas, mas também dos profissionais. Qual é o seu projeto de vida? Qual é o carro e a casa dos seus sonhos? De quanto você precisa para ter uma aposentadoria tranquila? Quais são as suas metas? Quais são os seus planos de ação?

Para ter motivação é preciso ter fortes motivos. Nas periódicas crises não ficamos sem oportunidades, ficamos é sem coragem. A venda é a atividade que mais depende de iniciativa própria – vender é todo dia começar do zero.

Um dos grandes segredos dos campeões é a persistência, que em hipótese alguma deverá ser confundida com insistência. Os clientes gostam de vendedores que os ajudam a comprar, mas detestam os que vendem para eles. Umas das qualidades que os clientes esperam dos vendedores é que estes falem sempre a verdade e queiram ajudar a resolver os seus problemas.

As referências dadas pelos clientes satisfeitos valem ouro. Quem vende ganha comissões, quem faz amigos ganha fortuna. Se o cliente perceber que o vendedor só está querendo ganhar a sua comissão, ele não vai querer fazer negócio com ele.

O vendedor tem que ser um aliado estratégico dos clientes, comprometido com o sucesso dos mesmos. O objetivo dos vendedores deve ser ajudar os clientes a tomarem decisões que beneficiem a eles próprios, gerando lucro para a empresa que lhes deu a oportunidade de ser parceiro e as suas tão desejadas comissões.

Para quem sabe o que quer e para onde vai não existem erros na vida, somente resultados. Fracassados são desertores, pessoas que decidiram não tentar fazer as coisas de outro modo. Og Mandino, em seu clássico livro “O Maior Vendedor do Mundo” dá uma injeção de ânimo nos que buscam o sucesso através das vendas dizendo: “o fracasso jamais te surpreenderá se a tua decisão de vencer for suficientemente forte.”

Diante de um cliente difícil, arrogante e mal educado, o profissional de vendas não deve jamais levar para o lado pessoal. Este pode ser o jeito de ser desse cliente. O que pode-se fazer é procurar uma oportunidade para demonstrar-lhe afeto, reconhecendo sinceramente alguma habilidade ou qualidade que ele possua.

Para Warren Buffet “o risco advém de você não saber o que está fazendo”. Se o vendedor estiver exercendo a profissão de vendas por acidente, há muita probabilidade de seus resultados também serem por acidente.

Para vender é preciso, acima de tudo, conhecimento e dedicação. Informações geram conhecimento e conhecimento é poder quando colocado em prática. Como diz a música Sol de Primavera de Beto Guedes, “a lição sabemos de cor, só nos resta aprender”. Só temos certeza que sabemos alguma coisa, quando colocamos em prática e através dela atingimos resultados positivos, que nos ajudam a alcançar os objetivos propostos.

Nossas mentes são a única coisa que podemos ter controle nesta terra. O profissional de sucesso deve agir sempre no sentido de aumentar as suas chances de vencer. Jogar a favor e não contra si mesmo. Poder é uma questão de visão pessoal. Se achamos que podemos, então podemos. Se achamos que não podemos, não podemos.

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Soeli de Oliveira

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Soeli de Oliveira é consultora e palestrante do Instituto Tecnológico de Negócios nas áreas de marketing, varejo, atendimento e motivação. Tem 13 anos de experiência no varejo e 12 anos em consultoria e treinamento organizacional. É formada em Comunicação Social com ênfase em Relações Públicas pela FEEVALE. Pós-graduada em Marketing pela ESPM. Pós-graduada em Recursos Humanos pela FEEVALE. Especializada em Dinâmica dos Grupos pela Sociedade Brasileira de Dinâmica de Grupos (SBDG) com formação em PNL e Maestria em Sala de Aula pelo IEA (soeli@sinos.net). Dê sua opinião sobre este artigo ou faça sugestões para nossos colunistas, envie seu e-mail.
 

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