Início | Gestão | A DISRUPÇÃO CAUSADA PELA INTERNET

Gestão

A DISRUPÇÃO CAUSADA PELA INTERNET

Marco Leone Fernandes

Publicado em 06/03/2014 às 12:20

A Internet seguramente é a maior mudança desde a revolução Industrial.

A disrupção conceitualmente é uma ruptura, é a interrupção do curso normal de um processo, é o fenômeno de transformar uma idéia em realidade e assim resolver um problema por meio dessa inovação. A internet foi uma grande disrupção. Aliás, talvez tenha sido a maior no momento atual, e, seguramente, mudou a vida da maioria das pessoas, que vivem hoje uma vida real e uma vida virtual, e cada geração se relaciona de maneira diferente em cada um desses ambientes. O que é muito natural para um Nativo Digital, pode ser um grande desafio para quem é da geração pré-internet, que é um verdadeiro Imigrante Digital.

O Nativo Digital usa toda a tecnologia disponível cotidianamente, é ususário de várias redes sociais, usa muito pouco e-mail e telefone, está conectado na maior parte do tempo e se comunica quase que instantaneamente por canais de troca de mensagem. É um individuo que tem um estilo mais casual e despojado, não gosta muito nem, tampouco, se sente à vontade com modelos hierarquicos muito rígidos. Porém, é agil, inovador e trabalha muito bem em projetos onde o trabalho individual e colaborativo é apropriado. Por outro lado, falta conhecimento e interesse pelo mercado tradicional, dos fundos de investimento, do orçamento, de aguardar uma progressão de carreira e de trabalhar em grupo principalmente com pessoas mais velhas ou muito diferentes.

O Imigrante Digital acredita na melhoria gradual e continua dos processos, ele têm uma visão holistica, orientada a resultados, mantêm relacionamentos a longo prazo e desenvolve sua credibilidade com base nos exitos conseguidos nos vários projetos em que teve sucesso.Ele gosta de desafios, é ambicioso sem ser ganancioso, e valor ao status conquistado por sua reputação profissional.Possui dificuldades para implementar pilotos e protótipos, e não consegue atrair, reter e gerenciar os Nativos Digitais.

O grande desafio para esses profissionais Nativos ou Imigrantes será como trabalhar nas novas empresas nascidas digitais, aonde nem sempre as habilidades e as capacidades atuais serão tão importantes.

As Empresas  Digitais  também recebem influência do mesmo fenômeno, são pautadas pela inovação rápida e constante, uso do Big Data, de KPI´s, do uso de Inteligência de Mercado para retenção de clientes, monetização dos seus ativos digitais, de geração de receitas recorrentes via internet.

Porém, ainda um terceiro tipo de Indivíduo, ao qual podemos chamar de Não-Digital ou Resistente, e que terá que se reinventar para continuar ativo nesse novo mercado de trabalho; precisará mais do que todos desenvolver capacidades importantes nessa nova realidade, tais como: Ser capaz de criar o novo e o diferente; entender como se gera valor para as empresas e para os negócios, ser capaz de tomar decisões complexas; poder avaliar e movimentar seus colaboradores baseado em critérios claros; ter foco tanto em ações como em  resultados; ser capaz de se comunicar de maneira eficiente em 360º; e possuir e demonstrar muita flexibilidade.

A única certeza no mundo dos negócios é a constante mudança. E se precisará cada vez mais, correr muito se se quiser permanecer, ao menos, no mesmo lugar.

Marco Leone Fernandes feed/rss ver artigos deste(a) colunista

Marco Leone Fernandes

Gestão

Marco Leone Fernandes é administrador de empresas com MBA pela FGV, possuindo vários cursos de especialização em negócios no Insead, Wharton Business School e Harvard Business School. (marcoleone@uol.com.br.). Dê sua opinião sobre este artigo ou faça sugestões para nossos colunistas, envie seu e-mail.
 

Artigos Relacionados

voltar

Titulo: A DISRUPÇÃO CAUSADA PELA INTERNET

Destinatário(s)
Seus dados
Código de Validação:*
(*) Preencha o código de validação corretamente.

Titulo: A DISRUPÇÃO CAUSADA PELA INTERNET

Mensagem de Erro

Esta é a área central para comunicação entre revendas, distribuidores e fabricantes com a equipe da PartnerSales.
Incentivamos as mensagens de nossos leitores com sugestões de pautas, críticas, elogios ou reclamações.

Seus dados
Código de Validação:*
(*) Preencha o código de validação corretamente.

© Copyright PartnerSales - O site focado em parcerias de negócios e estratégias de vendas. Todos os direitos reservados. Outros nomes de companhias, produtos e serviços podem ser marcas registradas ou marcas de serviços de outros.

Sydow Marketing