Início | Comportamento | Afinal qual é o valor de uma mordida?

Comportamento

Afinal qual é o valor de uma mordida?

Alberto Lira

Publicado em 04/08/2014 às 13:18

Independente dos que desejavam ou não a Copa do Mundo no Brasil, ela passou e realmente nos fez esquecer o que ocorreu em sua primeira edição no país, quando perdemos a final para o Uruguai em pleno Maracanã. Desta vez nem passamos perto do nosso “Maraca”.

Apesar de não termos sido hexacampeões no futebolmostramos ao mundo o calor e a generosidade de nosso povo perante aos estrangeiros.

Independentemente do que podíamos sentir perante ao que ocorreu, uma coisa é certa: não adianta lamentar o leite derramado, afinal o passado serve para uma coisaAprendizado!

Gostaria de aproveitar a Copa como pano de fundo e fazer uma ponte entre o futebol e o mundo corporativo.

 

Qual é o valor de uma mordida?

Analisando o comportamento de um grande jogador, numa importante partida de futebol, entre as seleções do Uruguai e Itália, onde subitamente um evento exibia ao mundo o que uma emoção pode causar a uma pessoa, a um time e até quem sabe para uma nação.

Em determinado momento do jogo, o craque da seleção uruguaia, o “Luizito Suarez” como é carinhosamente chamado por seus torcedores, resolveu dar uma mordida no jogador adversário. O jogo transcorreu com a classificação dos uruguaios para a próxima fase. Entretanto, após o jogo, a FIFA reconheceu através das imagens que deveria punir o comportamento inadequado do jogador e não permitiu sua escalação no jogo seguinte.

Muitos torcedores atribuem que esta ausência impactou na desclassificação da seleção na outra fase, pois tratava-se de um grande artilheiro e seus gols fizeram falta naquela partida.

Os jogadores das seleções são convocados e escalados pela contribuição que deixam nos gramados. Bons dribles, cabeçadas, cobranças de falta, escanteios, pênaltis... Ou seja, vários atributos técnicos os valorizam no riquíssimo mercado do futebol.

Ficam famosos, tornam-se celebridades e ganham rios de dinheiro.

 

E quando as mordidas ocorrem no mundo corporativo, quais são as punições?

As empresas contratam seus profissionais após analisar aspectos tais como: formação acadêmica, experiência anterior, fluência em algum idioma, conhecimento sobre tecnologia, metodologia utilizada... Enfim, após uma forte análise técnica.

Os pontos acima somados aos nossos comportamentos, denunciam o quanto prosperaremos nas empresas.

 

Somos contratados pela condição técnica e demitidos pelos nossos comportamentos.

O fato é que somos contratados pela condição técnica e demitidos principalmente pelos nossos comportamentos.

Como estamos nos comunicando em nossas empresas?

Qual é a imagem que passamos para as pessoas?

Qual é a nossa qualidade nos relacionamentos?

Como serei lembrado quando sair desta empresa?

Como está a minha imagem perante os clientes internos e externos?

O fato é que o conhecimento está disponível e acessível para a grande maioria, contudo ele apenas nos potencializa na carreira profissional. O que nos fará emergir perante aos desafios do mundo contemporâneo, vai muito mais além.

É muito mais do que a condição técnica acessível e disponível para a grande maioria. É algo que está entre a fronteira de nossos conhecimentos e a experiência em confronto com as emoções, atitudes e valores que evidenciamos em nossa existência.

Um grande abraço!

Alberto Lira feed/rss ver artigos deste(a) colunista

Alberto Lira

Comportamento

MASTER & Executive COACH: Certificado internacionalmente pelo BCI (Behavioral Coaching Institute – EUA) e ICC (Internacional Coaching Council – EUA), como Master Coach, através da SBCoaching e atua no aprimoramento de executivos e times como Executive & Leadership Coach. Palestrante motivacional nas áreas de Vendas e Liderança - coautor do livro Coaching para Alta Performance pela editora Ser Mais. Dê sua opinião sobre este artigo, ou faça sugestões para nossos colunistas, envie seu e-mail.
 

Artigos Relacionados

voltar

Titulo: Afinal qual é o valor de uma mordida?

Destinatário(s)
Seus dados
Código de Validação:*
(*) Preencha o código de validação corretamente.

Titulo: Afinal qual é o valor de uma mordida?

Mensagem de Erro

Esta é a área central para comunicação entre revendas, distribuidores e fabricantes com a equipe da PartnerSales.
Incentivamos as mensagens de nossos leitores com sugestões de pautas, críticas, elogios ou reclamações.

Seus dados
Código de Validação:*
(*) Preencha o código de validação corretamente.

© Copyright PartnerSales - O site focado em parcerias de negócios e estratégias de vendas. Todos os direitos reservados. Outros nomes de companhias, produtos e serviços podem ser marcas registradas ou marcas de serviços de outros.

Sydow Marketing