Início | Logística | Perspectivas logísticas 2015

Logística

Perspectivas logísticas 2015

Hélio Meirim

Publicado em 03/02/2015 às 16:44

O ano de 2015 se apresenta como um ano repleto de desafios logísticos, mas, como sabemos, desafios e oportunidades caminham juntos. Por isso, é importante estarmos atentos a alguns destes desafios, procurando atuar no sentido de transformá-los em oportunidades.

As incertezas no cenário político e econômico (nacional e internacional) poderão gerar oscilações na demanda e, diante deste cenário, será necessário que a área de logística busque por maior eficiência, eficácia e agilidade em seus processos da cadeia logística (fornecedor ao cliente).

Devido ao cenário acima, a busca por melhorar a qualidade de serviço logístico prestado, com um menor custo, continuará sendo o foco. Por isso, será cada vez mais importante e decisivo, o monitoramento dos custos logísticos envolvidos em cada etapa da operação, racionalizando e eliminando as atividades que não agregam valor. Entender como melhorar esta relação custo X nível de serviço desejado pelo cliente será um dos grandes desafios para o gestor logístico em 2015.

Aspectos relacionados às negociações com fornecedores e clientes serão ainda mais estratégicos e determinantes para o sucesso das organizações. Processos de seleção, avaliação e negociação com fornecedores estarão na pauta central das empresas.

A queda do nível de emprego poderá ocorrer em 2015, mas a atividade de atrair, manter e reter mão de obra qualificada continuará sendo um grande desafio neste ano que se aproxima.

Buscar o melhor uso da tecnologia disponível e vê-la como uma aliada da logística, será outro importante fator a ser observado neste ano. Poderemos ter muitas inovações tecnológicas a nossa disposição, mas vale destacar que o uso de tecnologia deve vir acompanhado de gestão de  processos e capacitação de pessoas.

A continuidade do avanço do comércio eletrônico é também um dos fatores que está previsto para 2015. E para atender este mercado, cada vez mais exigente, a área de logística precisará estar atenta às questões de pedidos cada vez mais fracionados e com expectativas de entregas agendadas.

A crescente conscientização da população em relação às questões ambientais, juntamente com a aplicação dos requisitos legais (PNRS), fará com que as empresas busquem cada vez mais colocar as práticas de logística reversa como parte de suas estratégias.

Entregas nos grandes centros urbanos continuarão sendo um dos grandes desafios em 2015 e nos anos seguintes. Ações, como entregas noturnas, pool de recebimento centralizado e outras, ganharão cada vez mais força para equacionar esta situação. Por isso penso que haverá uma tendência pela busca de novos modelos de entrega.

A questão da mobilidade urbana continuará ganhando espaço em 2015. O aumento da conscientização da importância de uma melhor qualidade (tempo e questões ambientais) em nossos  deslocamentos diários vem proporcionando algumas mudanças nos hábitos das pessoas (maior uso de transporte coletivo, solidário, uso de bicicletas, home office, e outros). Entretanto será necessário um contínuo investimento em infraestrutura.

Além dos pontos acima, não podemos esquecer que 2015 precede o ano de realização das Olimpíadas no Rio de Janeiro. Este evento, com certeza, nos proporcionará ainda neste ano novos desafios, mas, também, muitas oportunidades logísticas.

Hélio Meirim feed/rss ver artigos deste(a) colunista

Hélio Meirim

Logística

CEO da HRM Logística consultora & treinamento, tendo atuado, por mais de 20 anos, no Brasil e no exterior, em cargos executivos de empresas nacionais e multinacionais nos segmentos de Operadores Logísticos, Transportadores, Varejo, E-Commerce, Indústria Farmacêutica, Alimentícia, Siderúrgica, Química e Agrobusiness. Coordena a comissão de logística do Conselho Regional de Administração – RJ, é professor, escritor e palestrante. Contatos: meirim@hrmlogistica.com.br * www.hrmlogistica.com.br
 

Artigos Relacionados

voltar

Titulo: Perspectivas logísticas 2015

Destinatário(s)
Seus dados
Código de Validação:*
(*) Preencha o código de validação corretamente.

Titulo: Perspectivas logísticas 2015

Mensagem de Erro

Esta é a área central para comunicação entre revendas, distribuidores e fabricantes com a equipe da PartnerSales.
Incentivamos as mensagens de nossos leitores com sugestões de pautas, críticas, elogios ou reclamações.

Seus dados
Código de Validação:*
(*) Preencha o código de validação corretamente.

© Copyright PartnerSales - O site focado em parcerias de negócios e estratégias de vendas. Todos os direitos reservados. Outros nomes de companhias, produtos e serviços podem ser marcas registradas ou marcas de serviços de outros.

Sydow Marketing