Início | Business | O Lado “Bom” da Crise

Business

O Lado “Bom” da Crise

Samuel Lopes

Publicado em 04/05/2015 às 10:24

Não é segredo para ninguém que estamos passando por uma crise. Mas, atrás, não ouvíamos que tudo tem seu lado positivo? Acredito que seja verdade. Errar todos erram, mas poucos e felizes são os que se utilizam deste erro para trazer aprendizado.

Mais feliz ainda é aquele que, no momento do furacão, tem tranquilidade para se questionar e refletir sobre quais atitudes tomar para virar o jogo. Momento de crise é um momento de se conhecer melhor, de pensar muito e de se ter resiliência.

Antes de sairmos demitindo, cortando treinamentos, investimentos em propaganda e marketing etc., por que não fazer uma reflexão? O que realmente importa? Onde podemos cortar sem interferir nos negócios? O que efetivamente temos que rever para sair de da crise e mais fortalecidos? São perguntas que os empresários devem fazer e refletir a respeito, antes de tomar qualquer medida precipitada.

As respostas para todas estas perguntas podem ser encontradas quando da elaboração de um efetivo planejamento financeiro/estratégico. Analise o passado, o presente e projete o futuro, lembrando que esta projeção tem que ser muito bem desenhada, considerando as dificuldades atuais do mercado e, o mais importante, para a obtenção de melhores resultados é necessário a viabilização de um acompanhamento mensal a partir do qual os gestores poderão ter percepção de suas necessidades para a tomada das melhores decisões possíveis. Qualquer desvio deve ser apontado e discutido. Através destas análises, poderemos identificar onde podemos cortar de forma menos impactante, por exemplo:

Venda de ativos que fogem ao “core business”: Às vezes, as empresas entram em um mercado que possuem pouco conhecimento e acabam gastando recursos onde não têm experiência, e na correria do dia a dia, não param e analisam o resultado da empresa como um todo, muito menos de cada linha de negócio;

• Renegociação de contratos com fornecedores, seguradoras e bancos;

• Maior controle dos gastos administrativos: Temos observado uma redução que gira em torno de 20% em custos administrativos sem alteração do escopo;

• Redesenho dos processos internos e otimizações tecnológicas para que se tornem mais efetivos.

• Planejamento Tributário: as empresas que não fazem planejamento tributário muitas vezes estão sujeitas a pagamentos e a riscos desnecessários.

Estas são apenas algumas das possibilidades, mas o que vale falarmos aqui é realmente a questão do aprendizado. Se hoje, com a crise, estamos conseguindo renegociar contratos, minimizar custos administrativos, redesenhar processos para que se tornem mais efetivos, pagar menos impostos com um planejamento adequado, por que não fazíamos antes?

Por isso, volto a dizer que é importante termos a capacidade de parar e pensar antes de agir em um momento de crise e que, no futuro, passemos a utilizar esse aprendizado a nosso favor.

Estas reduções de custos e controles poderiam gerar receita extra e serem reinvestidas no negócio, via novos produtos ou serviços, treinamento e desenvolvimento de pessoal, bonificações e incentivos, propaganda e Marketing, estrutura interna de melhor qualidade, enfim, no crescimento da empresa e até, por que não, na maior lucratividade dos acionistas?

Pensem Nisso!

Samuel Lopes feed/rss ver artigos deste(a) colunista

Samuel Lopes

Business

Samuel Lopes é sócio da Tiex Consultoria e Gestão Financeira, tendo atuado, por mais de 20 anos, em empresas nacionais e multinacionais como Proceda, Tivit e Contente Produções, possui certificação Grenn Belt em Six Sigma, MBA em Gestão de Negócios pela FIA, especialização em Finanças Empresariais pela FGV e graduação em administração pela UNIP. Samuel.lopes@tiex.com.br. Dê sua opinião sobre este artigo ou faça sugestões para nossos colunistas, envie seu e-mail.
 

Artigos Relacionados

voltar

Titulo: O Lado “Bom” da Crise

Destinatário(s)
Seus dados
Código de Validação:*
(*) Preencha o código de validação corretamente.

Titulo: O Lado “Bom” da Crise

Mensagem de Erro

Esta é a área central para comunicação entre revendas, distribuidores e fabricantes com a equipe da PartnerSales.
Incentivamos as mensagens de nossos leitores com sugestões de pautas, críticas, elogios ou reclamações.

Seus dados
Código de Validação:*
(*) Preencha o código de validação corretamente.

© Copyright PartnerSales - O site focado em parcerias de negócios e estratégias de vendas. Todos os direitos reservados. Outros nomes de companhias, produtos e serviços podem ser marcas registradas ou marcas de serviços de outros.

Sydow Marketing