Início | Music Marketing | Marketing e Música a serviço das suas estratégias

Music Marketing

Marketing e Música a serviço das suas estratégias

André Teixeira

Publicado em 09/12/2016 às 11:16

Se tem um case que deveria ser estudado por todos os profissionais de marketing e vendas é o mercado musical. Em meados da década de 90 e início de 2000 os executivos da época, das grandes gravadoras, simplesmente não botaram na música digital, no MP3, no download, na Internet como meio de divulgação dos artistas e no fim de um modelo de negócio que lhes rendeu milhões. O quase monopólio da produção, divulgação e comercialização dos saudosos discos de Vinil e dos CDs foi massacrado pela revolução digital e o resultado foi o que sabemos: Quebradeira geral !!!

 

Quase 20 anos depois, o mercado musical vem ressurgindo, o streaming vem se estabelecendo como a nova espinha dorsal de vendas e divulgação, as apresentações ao vivo continuam num ritmo frenético e um modelo de negócios novo e definitivo vem se desenhando.

 

E um terceiro pilar desse novo modelo é a associação do conteúdo musical e dos artistas com as marcas, o MUSIC MARKETING !!!

 

Nunca se consumiu tanto conteúdo musical como nos últimos anos. A informática democratizou as gravações, artistas independentes conseguem divulgar o trabalho pelo Youtube, Spotify e várias outras plataformas. Hoje conseguimos ouvir a música ou a banda que quisermos, na hora que quisermos, praticamente de graça. Ídolos aparecem e somem numa rapidez quântica. As doze músicas de um disco foram substituídas por dois ou três (bons) singles. Os fones de ouvido já são quase parte do aparelho auditivo das pessoas, levando a música a um nível de abrangência sem precedentes. Uma revolução musical, cheia de oportunidades.

 

A revolução, na verdade, está na sociedade, que reflete no marketing e nos hábitos de consumo. Os meios tradicionais – e invasivos – de abordagem que crescemos vendo está com os dias contados. A nova geração não quer ter seu filme ou sua leitura interrompida por um pop up ou um plim plim qualquer. O “estilo” vale muito mais do que um logotipo. As novas gerações não querem comprar, elas querem se relacionar com a marca.

 

E é nesse novo contexto que o Music Marketing aparece.

 

Essa nova modalidade do marketing se utiliza, com muita sensibilidade, do conteúdo musical para associação com os produtos. A música, desde sempre, ditou comportamentos, modas e tendências, e é nessa onda que as marcas, hoje, tem a possibilidade de surfar. Os artistas precisam das marcas.

 

Na era digital o conteúdo e a viralização são palavras de ordem na comunicação, e a música já faz isso em sua essência. Se associar aos artistas para campanhas de engajamento, “placement” de produtos em clipes e shows, consumer experience e criação de conteúdo exclusivo são só algumas das possibilidades.

 

Esse é um mercado novo, que precisa de um trabalho especializado e possui poucos players que realmente possuem o olhar artístico e estratégico capaz de determinar o sucesso das campanhas. Por isso o momento é perfeito para as marcas olharem com otimismo e investirem nessa nova abordagem do marketing, que muito em breve será tão comum como o trade ou o digital marketing são hoje dentro das estratégias empresariais.

 

Procurem agências e profissionais especializados, alinhem suas estratégias, preparem suas plataformas digitais para milhões de likes e LET THE MUSIC PLAY !!!!!!

 

André Teixeira feed/rss ver artigos deste(a) colunista

André Teixeira

Music Marketing

André Teixeira é especialista em Vendas, Marketing, Música e Empreendedorismo. Com 15 anos de experiência no mercado de TI desenvolveu inúmeros negócios para fabricantes e canais de varejo e distribuição. Atualmente, une suas duas áreas de conhecimento e atuação (Marketing e Música) para criar oportunidades aos profissionais de tecnologia, unindo os setores corporativo e artístico, através do Music Marketing no Brasil. É consultor e possui know how em projetos de Music Marketing em sua própria startup. Dê sua opinião sobre este artigo ou faça sugestões para nossos colunistas, envie seu e-mail
 
voltar

Titulo: Marketing e Música a serviço das suas estratégias

Destinatário(s)
Seus dados
Código de Validação:*
(*) Preencha o código de validação corretamente.

Titulo: Marketing e Música a serviço das suas estratégias

Mensagem de Erro

Esta é a área central para comunicação entre revendas, distribuidores e fabricantes com a equipe da PartnerSales.
Incentivamos as mensagens de nossos leitores com sugestões de pautas, críticas, elogios ou reclamações.

Seus dados
Código de Validação:*
(*) Preencha o código de validação corretamente.

© Copyright PartnerSales - O site focado em parcerias de negócios e estratégias de vendas. Todos os direitos reservados. Outros nomes de companhias, produtos e serviços podem ser marcas registradas ou marcas de serviços de outros.

Sydow Marketing