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Marketing para Negócios

Marketing Tradicional, Marketing Digital ou Omnichannel Marketing?

Patrícia Cocozza

Publicado em 05/05/2017 às 15:38

“O marketing deve andar junto com todas as áreas estratégicas da empresa.”

 

Com certeza esta é a dúvida mais frequente que nos assola nos últimos tempos. Mas, afinal de contas, que Marketing é melhor para minha empresa?

A resposta é simples: TODOS! O que difere o marketing tradicional, do digital e do omnichannel marketing é o meio e a estratégia de implementação e o acompanhamento do seu funcionamento, mas tudo é marketing e nada deve ser descartado.

Sempre vivemos em um mundo em transformação,  porém o ritmo das mudanças está cada vez mais intenso, mais digital e com novos aplicativos à disposição dos usuários e consumidores. Vemos a dinâmica dos mercados com impacto global cada vez mais imprevisível, com aumento da competição e ciclos de inovação que são cada vez mais reduzidos. Tecnologias são rapidamente desenvolvidas e disseminadas, novos comportamentos que impactam o cotidiano  e modelos de negócios disruptivos que questionam as formas atuais de gestão de negócios. Esse cenário complexo demanda novas maneiras de resolução de problemas e criação de valor em toda a cadeia de mercado.

O desenvolvimento e popularização das tecnologias de comunicação, informação e interação impactaram praticamente todos os setores das empresas. A facilidade de acesso à informação independente da distância geográfica e novas ferramentas de comunicação e baixo custo, levaram o processo de globalização a um novo patamar.

Com isso, as pessoas ficam o tempo todo conectadas, com empoderamento em suas pesquisas e um universo muito maior para suas escolhas, exigindo que as empresas estejam presentes no conceito do varejo de “omnichannel”. Ou seja, interativo de várias maneiras com o consumidor e de forma mais personalizada, evitando-se a massificação do usuário. Porém, o marketing tradicional oferece várias soluções que migraram para o meio digital mas que essencialmente são as mesmas das demais denominações que surgiram.

 O leque de atividades de marketing da suaempresa deve ser integrado às áreas de negócios, auxiliando  o crescimento sustentável nesse mundo em transição e ampliação das formas de abordagem dos seus clientes e potenciais novos clientes. É preciso inovar sempre para acompanhar as tendências e novas demandas, reforçando-se como competência fundamental na organização e de modo a criar uma percepção positiva da sua marca.

Provavelmente, mais da metade dos seus concorrentes possui estratégias de marketing na internet. Melhore o seu site, atualize o conteúdo regularmente para que chame o cliente de volta, disponibilize informações úteis e práticas ao atendimento pré, durante e pós-venda, replique informações importantes institucionais e de tendências nas mídias sociais. O desenvolvimento de ecossistemas de clientes-alvo, com abordagem diferenciada entre seus vários perfis de compra, tecnologia e geografia é essencial para a aceleração de novos negócios.

Além de trabalhar com múltiplos canais de venda e atendimento, estes passam a ser integrados entre si para auxiliar em inteligência e segmentação de clientes. Pense em direcionamento de conteúdo de interesse e atividades variadas, como eventos, ofertas, divulgação de depoimentos de clientes felizes, benefícios de soluções implementadas, argumentos que ajudem na tangibilização e retorno do investimento, e sempre a possibilidade de expansão e atualização dos produtos e soluções adquiridos.

Lembre-se: o marketing deve andar junto com todas as áreas estratégicas da empresa.

 

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Patrícia Cocozza

Marketing para Negócios

Executiva estratégica de marketing e comunicação. Executiva de empresas nacionais e globais em quase 20 anos em TI, com atuação no Brasil e América Latina, em Estratégia de Marketing e Comunicação. Especializada em Posicionamento estratégico, Geração de novos Negócios e Relacionamento com o mercado. Passagem por fabricantes e distribuidores como IBM-ISS, Symantec, Silver Peak, F-Secure, MUDE, Ingram Micro e Grupo Ação. Formada em Design na FAAP, com especialização em marketing e comunicação corporativa pela ESPM e MBA em gestão de negócios pela FGV-SP.
 

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