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Marketing para Negócios

Estratégia de Marketing para um melhor Posicionamento

Patrícia Cocozza

Publicado em 03/07/2017 às 11:11

Para Philip Kotler, um dos gurus do marketing mundial, posicionamento de mercado é “a ação de projetar o produto e a imagem da sua empresa, com a finalidade de ocupar uma posição diferenciada na escolha de seu público-alvo”.  Transportando isto para termos práticos, o posicionamento é a percepção do público consumidor daquela empresa. É também como este público pode chegar até você e de como você pode chegar ao seu público alvo.  E consequentemente, um bom posicionamento se traduz em vantagem competitiva.

A análise do posicionamento é indispensável para avaliar o destaque da imagem da empresa. E uma marca bem posicionada, por si só  atrai clientes, ajuda na projeção do seu negócio como empresa, do seu produto, solução ou serviço prestado.

Os elementos básicos sempre necessários e presentes nos planos  são os “4 Ps” do Kotler: Produto ou Solução ou Serviço, Praça, Promoção e Preço que auxiliarão muito para a assertividade das atividades do mix de marketing em seu planejamento, mitigando as tentativas de erros e esforços a esmo.

O posicionamento pode ser construído a partir de elementos como Segmentação e Diferenciação dos seus clientes e pode ser entendido também com base na estratégia de atendimento, especialização e comunicação com o mercado.

De maneira mais ampla, além da versão básica dos “4 Ps” do Kotler, outros elementos devem ser inseridos no plano que precisa caminhar junto com os objetivos de vendas, podendo ser ampliado com dados de mercado, concorrência, vias de divulgação e o que puder auxliar como diretriz estratégica para um plano consistente.

Cada empresa deve possuir o seu modelo de posicionamento, baseado nas características pertinentes ao seu negócio e de acordo com a diferenciação do seu produto. Os orçamentos de marketing podem variar muito e acredite, podem nunca serem suficientes, por isso, otimize as atividades que abrangem melhor ao seu público.

O objetivo principal deve visar pontos como retenção e frequência, cross-selling, capilaridade e cobertura, parcerias, etc. E com simplicidade e clareza para funcionar.

A matriz abaixo poderá auxiliar no desenho de um plano do seu posicionamento, e populado por diferentes atividades.

 

Posicionamento

Planejamento - Etapas

Ações a serem aplicadas

“Ps” a serem considerados

Qual é o perfil de cliente desejado pela empresa?

Como chamar a atenção de novos clientes-foco?

Casos de sucesso, anúncio online ou impresso, etc.

Como o negócio deve ser percebido pelo público-alvo?

Como aumentar o número de clientes potenciais que se interessem pela empresa ou produto/serviço?

Promoções para aquele público, atividade de relacionamento, benefícios do produto, etc.

 

 

Comece simples, projete e tenha o compromisso da área de vendas. Reavalie, redesenhe, amplie, replique e busque dados de mercado para parametrizar esforços. Os resultados ficarão mais tangíveis e sua marca terá maior projeção.

 

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Patrícia Cocozza

Marketing para Negócios

Executiva estratégica de marketing e comunicação. Executiva de empresas nacionais e globais em quase 20 anos em TI, com atuação no Brasil e América Latina, em Estratégia de Marketing e Comunicação. Especializada em Posicionamento estratégico, Geração de novos Negócios e Relacionamento com o mercado. Passagem por fabricantes e distribuidores como IBM-ISS, Symantec, Silver Peak, F-Secure, MUDE, Ingram Micro e Grupo Ação. Formada em Design na FAAP, com especialização em marketing e comunicação corporativa pela ESPM e MBA em gestão de negócios pela FGV-SP.
 

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