Início | Planejamento Estratégico | Existe um modelo ideal?

Planejamento Estratégico

Existe um modelo ideal?

Moises Bagagi

Publicado em 03/07/2017 às 11:19

Diante dos cenários econômicos que as empresas estão enfrentando, algumas questões surgem no dia a dia dos gestores, sempre com base em ideias, conselhos e leituras sobre a melhoria constante do desempenho empresarial. Dentre essas questões, indagamos se existe um modelo ideal – teórico ou prático – de planejamento para tornar a empresa mais competitiva.

Podemos discorrer sobre o planejamento estratégico baseado na estruturação da empresa, através das questões que abrangem a missão, a visão e os valores. Também podemos analisar sobre a base das “cinco forças de Porter”, ou do modelo SWOT ou aprofundar em microeconomia sobre os conceitos de custo marginal, elasticidade de preço-demanda e tantas outras coisas que se fala – e faz – no planejamento estratégico empresarial.

Contudo, cada empresa tem uma característica, necessidade e objetivos  diferentes e gestores – pessoas – diferentes, com capacitação e experiências diversificadas. Só esse entendimento já nos remete a analisar que é muito pouco provável que haja uma solução pronta, a famosa “solução de prateleira” para ser aplicada nas atividades de planejamento.

Logo, o modelo ideal de planejamento existe, mas não está baseado em apenas um formato teórico-prático que existe nas literaturas, ou que é exaustivamente replicado por consultores e palestrantes. O modelo ideal é aquele que, mesmo de forma híbrida (absorvendo conceitos e práticas de vários modelos) atenda as necessidades de curto e longo prazo da empresa tornando a estratégia um caminho factível para uma operação eficaz.

Obviamente que algumas coisas simples devem ser feitas e elas serão decisivas para um planejamento de fato estratégico. Envolve minimamente um planejamento de tempo (abrangendo ao menos as atividades críticas e seus respectivos custos de tempo medido em horas), o planejamento comercial e de identidade (quais produtos vender, clientes e locais) e um plano orçamentário para avaliação das margens previstas em relação aos investimentos pretendidos.

Dessa forma, a escolha de se investir em estoques (escolha crítica na área de distribuição de TIC), ou de mudar de praça de atuação, perfil de cliente, formatação de preços (aplicação de mark up) ou até mesmo investir em uma equipe de vendas faz parte de uma planejamento mínimo e que deve ser utilizado para encontrar oportunidades de melhoria do conjunto empresarial. Não basta vender muito. Não basta investir muito. É preciso vender bem, investir o suficiente e obter retornos minimamente adequados. Planejamento não garante o sucesso, mas garante um caminho mais seguro.

 

 

Moises Bagagi feed/rss ver artigos deste(a) colunista

Moises Bagagi

Planejamento Estratégico

É consultor empresarial, com expertise em planejamento, finanças empresariais, e controladoria estratégica. Possui larga vivência em reengenharia de processos, administração e governança corporativa. Economista, com especializações em finanças empresariais e planejamento tributário (Mackenzie, PUC) e MBA (FIA). É professor de economia, finanças e empreendedorismo nos cursos de graduação da UNIESP. Possui mais de 10 anos de experiência profissional na área financeira. É sócio-diretor da Opportunity Consult e CFO da M2BS Consultores Associados, realizando palestras e treinamentos nos temas de empreendedorismo, gestão financeira e planejamento estratégico
 

Artigos Relacionados

voltar

Titulo: Existe um modelo ideal?

Destinatário(s)
Seus dados
Código de Validação:*
(*) Preencha o código de validação corretamente.

Titulo: Existe um modelo ideal?

Mensagem de Erro

Esta é a área central para comunicação entre revendas, distribuidores e fabricantes com a equipe da PartnerSales.
Incentivamos as mensagens de nossos leitores com sugestões de pautas, críticas, elogios ou reclamações.

Seus dados
Código de Validação:*
(*) Preencha o código de validação corretamente.

© Copyright PartnerSales - O site focado em parcerias de negócios e estratégias de vendas. Todos os direitos reservados. Outros nomes de companhias, produtos e serviços podem ser marcas registradas ou marcas de serviços de outros.

Sydow Marketing