Início | Negociação | Parcerias, colaboração e mundo digital

Negociação

Parcerias, colaboração e mundo digital

Marcel Spadoto

Publicado em 07/08/2017 às 15:43

Você tem percebido que não é possível realizar qualquer tarefa ou ação, por mais simples que seja, sem a cooperação e interação de muitas outras pessoas. Ao acordar nosso WhatsApp já tem muitas mensagens e quando saímos para trabalhar, vamos de Uber ou usamos o Waze. Essa teia de relacionamentos, foi construída com base em muita colaboração, parcerias e tecnologia.

Com as margens cada vez mais apertadas, os clientes mais exigentes e a complexidade das soluções, precisamos negociar bem as nossas alianças. Não é possível fazer nada muito amplo e relevante sem colaboração e parcerias.

Como atender o nosso cliente em sua plenitude e expectativas? A satisfação que o mercado requer, está cada vez mais alta e complexa.

É possível proteger o trabalho que realizamos junto aos nossos clientes? Quão vulnerável estamos frente a um concorrente, que possui um escopo de fornecimento mais amplo e completo, que o nosso?

Podemos ter controle sobre o processo de venda? Quantas interações são necessárias para o cliente se sentir confortável em relação a nossa empresa e solução?

As respostas para essas perguntas só poderão ser respondidas por um ecossistema de empresas e parcerias.

Não é possível estar fora do mundo digital, ele está entrelaçado com o mundo fixo, muitas vezes não damos conta de quanto estamos inseridos no digital. Não podemos acreditar que o nosso negócio possa estar distante das redes sociais, por exemplo.

 

Qual a melhor forma de prospectar clientes?

 

Precisamos capturar as oportunidades por muitos canais diferentes, podemos descobrir oportunidades para um parceiro e vice-versa. Se o nosso networking está enferrujado, vamos ter muitas dificuldades de atuar nesse cenário.

O nosso pipeline vai ter o tamanho da nossa capacidade de gerar sinergias, o custo fixo de vendas, está cada vez mais proibitivo, temos que transformar o custo de vendas em variável, sempre.

 

Todas as informações de vendas e clientes necessitam estar totalmente gerenciadas nos sistemas de CRM e SFA da empresa.

Muitas e boas parcerias, esse é o caminho mais seguro e menos oneroso.

 

Atualmente é melhor ter 10% de algo com alto potencial e escalável, do que ter 100% de algo restrito e sem amplitude.

 

Não configura, dentro do contexto que procurei descrever, nenhum absurdo ter mais parcerias, do que clientes, isso muito mais acentuado para negócios mais complexos, e que atendam grande contas.

Precisamos de parceiros para dialogar, para trocar ideias, para nos orientar, prestar consultoria e corrigir rumos.

Podemos até montar acordos rapidamente e convergir interesses de um momento para outro, mas a efetividade vem de um planejamento muito bem feito e pensado. Não podemos “brincar” nesse momento, pois o cliente vai avaliar o resultado final e se algo sair errado, ele não vai aceitar desculpas e o “jogo” de apontar culpados na outra empresa.

Quanto do seu tempo, tem sido investido para construir boas parcerias? Você estava pensando nisso?

 

Bons negócios!

Marcel Spadoto feed/rss ver artigos deste(a) colunista

Marcel Spadoto

Negociação

Consultor, Palestrante, Contador, Economista, Pós-Graduado em Vendas & Marketing pela ESPM, vários cursos em Gestão e Negócios pela FGV. Profissional em Gestão, Colaboração, Marketing, Networking e Vendas, com 35 anos de carreira, foi executivo em empresas como Alcatel-Lucent, Saint-Gobain, Siemens, em integradores e distribuidores de TIC e em startups de seguros online. Atuou como Professor em Vendas e Negociação na FIA-USP. Atuou na introdução da telefonia Celular e IP no país. Atualmente é sócio na Spadoto Consultoria, Fundador e Coordenador da M2BS - Master to Business Solutions, Membro da SBN – Sociedade Brasileira do Networking e Conselheiro da fCN – Founder Carbon Network, BVE – Brasil Vagas Executivas e Grato-ABC Oncologia Infanto-Juvenil. Acesse: br.linkedin.com/in/Spadoto e youtube.com/mspadoto
 

Artigos Relacionados

voltar

Titulo: Parcerias, colaboração e mundo digital

Destinatário(s)
Seus dados
Código de Validação:*
(*) Preencha o código de validação corretamente.

Titulo: Parcerias, colaboração e mundo digital

Mensagem de Erro

Esta é a área central para comunicação entre revendas, distribuidores e fabricantes com a equipe da PartnerSales.
Incentivamos as mensagens de nossos leitores com sugestões de pautas, críticas, elogios ou reclamações.

Seus dados
Código de Validação:*
(*) Preencha o código de validação corretamente.

© Copyright PartnerSales - O site focado em parcerias de negócios e estratégias de vendas. Todos os direitos reservados. Outros nomes de companhias, produtos e serviços podem ser marcas registradas ou marcas de serviços de outros.

Sydow Marketing