Início | Coaching | Sou movido a desafios

Coaching

Sou movido a desafios

Marcelo Castro

Publicado em 07/08/2017 às 15:54

Esta frase se tornou clássica, quase obrigatória, em currículos de profissionais que querem chamar atenção para o seu diferencial das mais diferentes áreas do mercado de trabalho. É também muito usada em entrevistas de emprego ou mesmo no dia a dia das atividades profissionais. Porém, antes de seguir com o texto, tomo a liberdade de buscar no dicionário o significado da palavra:

                “Desafio”

 

                i)  Ato de instigar alguém para que realize alguma coisa, normalmente,  além de suas competências ou habilidades” ii) “Ocasião ou grande obstáculo que deve ser ultrapassado”

Esclarecer este conceito é fundamental para que possamos analisar se realmente somos motivados a desafios. O significado etimológico de desafiar é “deixar de confiar” e, consequentemente, causar uma provação, um combate que tire alguém de uma zona de conforto, que questione suas habilidades e competências para atitudes e tomadas de decisão.

Então, ao afirmar que somos movidos a desafios, estamos destacando que gostamos de ter nossas competências despertadas pelo que não sabemos ou dominamos. Isso exige capacidade para ultrapassar barreiras, fazer além.

Todos os dias precisamos de uma boa dose de energia positiva para acordar e encarar o desafiador mercado profissional. Acordar, tomar o café, sair de casa, levar ou não os filhos para a escola e seguir rumo ao trabalho para executar as atividades que lhe são atribuídas, almoçar, tomar o café, finalizar o expediente e voltar para casa e, muitas vezes, continuar trabalhando. Este é o desafio? Suportar toda a pressão profissional, manter o emprego, ter o salário no final do mês, atingir as metas de vendas. Isso é realmente o que é desafiador para você?

Em um atendimento, um cliente relatou que estava desmotivado com a empresa em que trabalha, pois acreditava que os desafios atribuídos para ele não estavam à sua altura. Confessou que estava considerando a possibilidade de mudar de área ou procurar novas oportunidades. O interessante foi perceber que as novas responsabilidades consistiam em desbravar uma frente de vendas estratégica, que ninguém ainda tinha conseguido explorar. Por considerar a atividade chata, recusava-se a fazê-la. Ele não percebeu que estava se autossabotando para não assumir desafios simplesmente porque não estava disposto a encarar o que considerava ser “chato”.

Outro caso foi oposto. Um cliente, por decisão própria, buscou dentro de sua empresa um desafio maior, pois se sentia desmotivado por entender que sua área não oferecia novos aprendizados e oportunidades. Participou de um processo interno de seleção e conseguiu a vaga desejada. Pouco tempo depois, se sentiu extremamente pressionado, pois as novas atribuições exigiam conhecimentos não dominados e maior dedicação. Sua vida virou de pernas para o ar, gerando uma grande insatisfação e stress, pois atualmente acredita que está sendo cobrado demais e que sua chefia não reconhece o tamanho do desafio que ele tem pela frente.

Os exemplos relatados me fazem pensar: realmente somos movidos a desafios? Para vencermos os desafios, sejam eles da carreira profissional ou da vida pessoal, é necessário dedicação, coragem, determinação, conhecimento, atitude, sair da zona de conforto. Por isso, não combina afirmar que somos movidos a desafios e termos sentimentos e atitudes como autopiedade, medo, autossabotagem.

O escritor Paulo Vieira diz “O que você ainda não tem, é por aquilo que ainda não sabe”. Para cada novo desafio que você recebe, será necessário adquirir novos conhecimentos e conquistas, sejam estas pequenas ou grandiosas.

Por maior que seja o desafio, divirta-se! Estabeleça um plano de ação e dedique-se.  Se algo está sendo desafiador, certamente você está sendo provocado para crescer e se desenvolver. Não seja desafiador somente da boca para fora. O mundo está cheio de pessoas que querem ficar em seu quadrado. Os desafios estão ai para serem superados. Tenha motivação, afinal, “você é movido a desafios”.

Marcelo Castro feed/rss ver artigos deste(a) colunista

Marcelo Castro

Coaching

Marcelo Castro é Master Coach com a metodologia integral sistêmico, com foco no desenvolvimento da Inteligência Emocional. Especializado em análise do comportamento humano pelo SOAR Institute. Sócio Diretor da Alvorcoaching, palestrante, consultor em vendas. 28 anos dedicados área comercial no segmento de TI, ocupando cargos executivos na LG Eletronics, Philips e Hewllet Packard.
 

Artigos Relacionados

voltar

Titulo: Sou movido a desafios

Destinatário(s)
Seus dados
Código de Validação:*
(*) Preencha o código de validação corretamente.

Titulo: Sou movido a desafios

Mensagem de Erro

Esta é a área central para comunicação entre revendas, distribuidores e fabricantes com a equipe da PartnerSales.
Incentivamos as mensagens de nossos leitores com sugestões de pautas, críticas, elogios ou reclamações.

Seus dados
Código de Validação:*
(*) Preencha o código de validação corretamente.

© Copyright PartnerSales - O site focado em parcerias de negócios e estratégias de vendas. Todos os direitos reservados. Outros nomes de companhias, produtos e serviços podem ser marcas registradas ou marcas de serviços de outros.

Sydow Marketing