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As habilidades críticas para o futuro

Milene Lopes Schiavo

Publicado em 07/08/2017 às 15:59

Como vocês estão se preparando para a sobrevivência profissional?

Muitos dos trabalhos do futuro ainda não existem*, mas algumas das habilidades necessárias para atuar neste cenário, que em breve estaremos inseridos, já estão sendo apontadas por especialistas e consultores.

 

Sabemos que a Nanotecnologia, a Inteligência Artificial, a Análise Preditiva e a Automação estão remodelando o que está por vir. Para que os profissionais estejam aptos a atuar com essas novas demandas, o que será necessário em termos de competências e habilidades? É claro que existem diversas competências técnicas que serão requeridas para as carreiras do futuro, pois atuar como “Engenheiro de Inteligência Artificial”, “Engenheiro de Carro Autônomo” ou “Ciência de Dados”, por exemplo, exigirá um conhecimento bastante específico. Mas e as habilidades complementares, quais seriam?

O especialista em educação, Tony Wagner**, apresenta algumas dessas habilidades críticas. Ele defende que as futuras gerações precisarão desenvolver tais modelos mentais para a sobrevivência profissional e o alcance de todo o seu potencial.

1.Pensamento Crítico e Solução de Problemas: os profissionais precisão desenvolver forte habilidade analítica e capacidade de resolver problemas. E, para isso, é preciso deixar de tentar ensinar as pessoas a responder, mas sim ensiná-los a perguntar, refletir e questionar.

2.Colaboração entre Redes e Liderança por Influência: a tecnologia cada vez mais facilitará a realização do trabalho, independentemente das barreiras físicas e geográficas. Os profissionais precisarão aprender a atuar de forma cooperativa com indivíduos de diversas origens, culturas e crenças. A liderança não será mais sobre “comandar pessoas”, mas sim “influenciar pessoas e equipes conectadas”.

3.Agilidade e Adaptabilidade: se o mundo atual é considerado VUCA (Volatile, Uncertain, Complex and Ambiguous) é mandatório que o profissional seja ágil e capaz de se adaptar às diversas situações, circunstâncias, mudanças de rota, além de estar aberto ao contínuo aprendizado.

4.Iniciativa e Empreendedorismo: essas habilidades não são novas, pois já se fala sobre elas há muito tempo. Mas o quanto realmente os profissionais estão atuando de forma empreendedora e tomando a iniciativa? É hora de aplicar essas habilidades na prática, pois teremos questões desafiadoras e grandes problemas a solucionar.

5.Comunicação Eficaz: em um mundo cada vez mais complexo, conectado e que reúne pessoas com pensamentos e culturas diversas, a eficácia da comunicação será um grande diferencial. Comunicar-se claramente será a extensão do pensar claramente. Usar a comunicação de forma persuasiva, objetiva e inspiradora será um diferencial.

6.Análise de Informações: os profissionais terão que ser capazes de selecionar e processar as “tantas” informações que estarão disponíveis de forma efetiva e com “olhar crítico”.

7.Curiosidade e Imaginação: como avançar e fazer diferente se não por meio da inovação? Para que profissionais atuem de forma inovadora é fundamental que resgatem a curiosidade e usem a imaginação para propor e construir novos padrões, novos modelos, novas estratégias.

Convido para uma reflexão: avaliando as habilidades acima, quão perto ou longe vocês acreditam estar? É preciso modelar os modelos mentais atuais? Como os programas de treinamento e desenvolvimento estão apoiando este processo?

Se os profissionais e as empresas estiverem realmente atentos a este movimento e conseguirem se preparar, assim como modelar com eficiência tais habilidades, além de desenvolver melhores profissionais e líderes, também estaremos transformando o futuro do trabalho e, consequentemente, das relações e do mundo.

 

*Um relatório do World Economic Forum revelou que quase 65% dos trabalhos, que estudantes do ensino fundamental de hoje farão no futuro, ainda não existem.

 

**http://www.tonywagner.com/7-survival-skills

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Milene Lopes Schiavo

Recursos Humanos

Administradora de empresas e publicitária, pós-graduada em Marketing pela ESPM e em Recursos Humanos pela FAAP. Atuou por dez anos no mercado de distribuição de TI em posições executivas nas áreas de Marketing e Recursos Humanos. Atualmente trabalha em uma consultoria global de gestão estratégica do capital humano.
 

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