Início | Coaching | Contágio social: diga-me com quem tu andas e te direi quem tu és

Coaching

Contágio social: diga-me com quem tu andas e te direi quem tu és

Marcelo Castro

Publicado em 11/09/2017 às 13:07

Entenda este princípio: se você convive com pessoas positivas, o contágio social fará com que você se torne mais positivo.

Quem nunca ouviu esta frase levanta a mão! Este ditado popular geralmente aponta algo negativo sobre os comportamentos sociais, remetendo às atitudes danosas e de má-fama. Se você anda com um grupo que não está nem aí com a vida, você será taxado do mesmo modo. Se anda com drogados, você também será um drogado. Se com pessoas desfocadas, você não terá sucesso e assim por diante.

Mas, é possível olhar para este ditado popular de uma forma positiva. Pare e pense. Como está o seu círculo social? Analise o grupo de pessoas com as quais você possui contato em seu ambiente social e profissional.  Essas pessoas possuem objetivos de vida que possam te edificar?  Possuem influências positivas, caráter, foco? É possível manter um relacionamento de troca, compartilhamento de emoções e ideias que proporcionem crescimento mútuo?

Entenda este princípio: se você convive com pessoas positivas, o contágio social fará com que você se torne mais positivo. Se estiver rodeado de pessoas focadas, que buscam desenvolvimento e tem objetivos, naturalmente você se manterá focado e alcançará mais rápido seus objetivos, pois ninguém estará te sabotando. Cada vez mais, você se fortalecerá e atrairá novas conquistas, sendo motivado pelo contágio social.

Reflita agora. Talvez uma das maiores barreiras que o impede de atingir seus objetivos seja a rede de pessoas a que está conectado. Talvez eles não estejam na mesma sintonia e não tenham as mesmas perspectivas de vida que você. Não estou querendo dizer que devemos nos relacionar apenas com pessoas iguais a nós. Isso seria hipocrisia e imaturidade. A diferença entre os seres humanos é saudável e importante. Porém, independente das diferenças de personalidades, pensamentos e ações, podemos escolher caminhar com pessoas que tenham propósitos de crescimento na vida.

Analise se as pessoas que estão ao seu redor se possuem ideais, sonhos e objetivos. Não precisam ser exatamente os mesmos que os seus. No entanto, é necessário que os princípios e valores sejam semelhantes, porque é isso que os manterá juntos quando houver divergências de pensamento, por exemplo. Analise o comportamento delas. São pessoas que te motivam, te fortalecem e agregam algo em sua vida ou são pessoas que te puxam para trás, não saem do lugar, vivem apenas um dia após o outro, sem perspectiva, sempre reclamando, gorando a vida? Se forem do segundo tipo, é melhor evitá-las.

Não estou dizendo que a partir de hoje estas pessoas serão suas inimigas. Ao contrário, serão indivíduos que, no futuro, você poderá ajudar a sair deste buraco negro. Mas, agora é hora de cuidar de você, de seguir seus objetivos, dar foco às coisas boas e enriquecedoras de sua vida, convivendo com pessoas que te fortalecerão, impulsionando o seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Se fizer isso, a sua transformação será imediata. Refine seu círculo social e siga seus propósitos e metas com pessoas de influência positiva em sua vida!

Marcelo Castro feed/rss ver artigos deste(a) colunista

Marcelo Castro

Coaching

Marcelo Castro é Master Coach com a metodologia integral sistêmico, com foco no desenvolvimento da Inteligência Emocional. Especializado em análise do comportamento humano pelo SOAR Institute. Sócio Diretor da Alvorcoaching, palestrante, consultor em vendas. 28 anos dedicados área comercial no segmento de TI, ocupando cargos executivos na LG Eletronics, Philips e Hewllet Packard.
 

Artigos Relacionados

voltar

Titulo: Contágio social: diga-me com quem tu andas e te direi quem tu és

Destinatário(s)
Seus dados
Código de Validação:*
(*) Preencha o código de validação corretamente.

Titulo: Contágio social: diga-me com quem tu andas e te direi quem tu és

Mensagem de Erro

Esta é a área central para comunicação entre revendas, distribuidores e fabricantes com a equipe da PartnerSales.
Incentivamos as mensagens de nossos leitores com sugestões de pautas, críticas, elogios ou reclamações.

Seus dados
Código de Validação:*
(*) Preencha o código de validação corretamente.

© Copyright PartnerSales - O site focado em parcerias de negócios e estratégias de vendas. Todos os direitos reservados. Outros nomes de companhias, produtos e serviços podem ser marcas registradas ou marcas de serviços de outros.

Sydow Marketing