Início | Planejamento Estratégico | Gestão baseada em valor

Planejamento Estratégico

Gestão baseada em valor

Moises Bagagi

Publicado em 11/12/2017 às 12:11

Planejar é preciso, pois ajuda a ter clareza de objetivos e determinar os caminhos a serem seguidos. É o mapa do tesouro da empresa. Logo, quem trilha seus caminhos com afinco, estará fatalmente um passo a frente dos seus concorrentes.

 

Mas o planejamento garante o lucro? Planejamento agrega valor? O tempo que se gasta planejando não poderia ser melhor alocado em outras atividades?

Planejamento não garante lucro. Aliás, não garante o sucesso de qualquer empreitada. Porém, sem planejamento não se tem claro os objetivos a serem alcançados, as metas a serem cumpridas e muito menos  quais caminhos seguir.

 

Planejamento agrega valor ao negócio, uma vez que com a definição de objetivos e metas, as alternativas alcançam o que foi estabelecido e elas são postas em evidência e se escolhe a que melhor traduz a eficiência operacional e financeira  do negócio, sempre pensando em curto e longo prazo.

Finalmente, entende-se que o tempo utilizado em fazer planejamento não é perdido, desde que as premissas sejam bem estabelecidas, o plano seja construído de maneira adequada à realidade da empresa (inclui o mercado, situação econômica e política e os objetivos a serem alcançados) e seja de fato posto em execução. Contudo, é fundamental que o planejamento seja uma ferramenta do gestor ou empreendedor, independentemente do tipo de negocio  ou do seu tamanho. Se o planejamento não for bem feito e aplicado, realmente é melhor utilizar o tempo fazendo outras coisas.

 

Mas quando pensamos em valor, não podemos dissociar a ideia do planejamento. A gestão baseada em valor requer muito planejamento, principalmente a longo prazo. A gestão baseada em valor parte do pressuposto que a empresa irá abrir mão de altas margens de lucros no presente para adquirir know how e capilaridade no mercado, para que seus acionistas possam ganhar muito mais dinheiro no futuro. A remuneração se dá baseada em participações societárias, onde o paradigma dos ganhos presentes abre espaço para os ganhos futuros. Assim, os gestores estarão focados em fazer a empresa crescer e agregar valor às suas ações, onde terão prêmio muito maior a longo prazo.

Não trata-se da pregação de operações sem lucros, mas sim de operações enxutas, voltadas à inovação e que no curto prazo, expande-se no mercado e seus resultados são suficientes para mantê-la em condições de competir. A riqueza não virá hoje, mas, virá amanhã.

Basta olhar o caso da Amazon, onde seu fundador estava mais preocupado em agregar valor do que ter lucros exorbitantes. Com foco na inovação e nos desejos dos seus clientes, uma empresa que “nada produz” hoje está entre as cinco companhias mais valiosas do mundo, e seu fundador – junto de seus sócios/gestores – estão entre os mais ricos do planeta. Tudo isso apoiado em um planejamento simples, mas focado no longo prazo e que foi posto em execução a risca.

Portanto, planejar é preciso. Fuja da miopia de ganhos no curto prazo. O mercado está sedento por inovações e querendo comprar de quem agrega valor. Se ainda essa semente não foi plantada na sua empresa, é hora de revisar com urgência sua operação e gestão. O mercado não tolera amadores.

 

 

Moises Bagagi feed/rss ver artigos deste(a) colunista

Moises Bagagi

Planejamento Estratégico

É consultor empresarial, com expertise em planejamento, finanças empresariais, e controladoria estratégica. Possui larga vivência em reengenharia de processos, administração e governança corporativa. Economista, com especializações em finanças empresariais e planejamento tributário (Mackenzie, PUC) e MBA (FIA). É professor de economia, finanças e empreendedorismo nos cursos de graduação da UNIESP. Possui mais de 10 anos de experiência profissional na área financeira. É sócio-diretor da Opportunity Consult e CFO da M2BS Consultores Associados, realizando palestras e treinamentos nos temas de empreendedorismo, gestão financeira e planejamento estratégico
 

Artigos Relacionados

voltar

Titulo: Gestão baseada em valor

Destinatário(s)
Seus dados
Código de Validação:*
(*) Preencha o código de validação corretamente.

Titulo: Gestão baseada em valor

Mensagem de Erro

Esta é a área central para comunicação entre revendas, distribuidores e fabricantes com a equipe da PartnerSales.
Incentivamos as mensagens de nossos leitores com sugestões de pautas, críticas, elogios ou reclamações.

Seus dados
Código de Validação:*
(*) Preencha o código de validação corretamente.

© Copyright PartnerSales - O site focado em parcerias de negócios e estratégias de vendas. Todos os direitos reservados. Outros nomes de companhias, produtos e serviços podem ser marcas registradas ou marcas de serviços de outros.

Sydow Marketing