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Influenciadores Digitais

Marcelo Martinez

Publicado em 07/02/2018 às 17:11

O marketing está cada vez mais inteligente e acessível.  O brasileiro passa mais tempo na internet do que em qualquer outra plataforma midiática, e, portanto, não basta mais investir apenas em propagandas tradicionais. Em um mundo conectado, com consumidores pesquisando a qualquer momento e lugar, com recomendações sobre suas compras ou intenções em redes sociais, blogs e portais, as empresas têm prestado mais atenção aos novos hábitos de consumo e nos chamados influenciadores digitais, pessoas referências nas áreas e mercados mais diversos que se comunicam com seus públicos pela internet.

O Marketing de Influência, como é conhecida a área de estudo desses novos profissionais, é uma estratégia baseada na parceria com pessoas influentes no meio digital com o objetivo de gerar engajamento para uma marca e transmitir confiança para os consumidores. Apesar de se basear em uma forma orgânica de comunicação, os influenciadores digitais são capazes de cativar um grande volume de audiência com conteúdo próprio, muitas vezes gerado de forma simples em seu ambiente doméstico.  De acordo com o Edelman Trust Barometer, estudo global da Edelman Significa que mede a confiança nas instituições, a “pessoa comum”, categoria em que se enquadra os influenciadores digitais, lidera o ranking de confiabilidade no Brasil com 78% das preferências, seguida pelos acadêmicos (65%) e CEOs (48%).

Há cerca de 230 mil influenciadores digitais no Brasil, de acordo com a consultoria youPIX, especializada em Internet. São em geral pessoas comuns, com forte penetração nas gerações millenials (pessoas de 18 a 35 anos), público que demanda por formatos diferentes de comunicação. Esses profissionais viraram uma febre para as políticas de comunicação das empresas. Praticamente todos os grandes anunciantes, no Brasil e no mundo, estão apostando nestes novos profissionais. Não à toa, tornar-se um deles é o sonho de muitos jovens que investem em câmeras, softwares de edição e na divulgação de seus vídeos, principalmente no YouTube – todos pensando em ganhar cachês como endorsers.

Muitas vezes, uma parceria entre marcas e influenciadores é capaz de trazer mais retorno do que campanhas amplas e massificadas. De acordo com a Nielsen Catalina Solutions, o conteúdo de influenciadores gera 11 vezes mais resultado do que campanhas convencionais. O retorno sobre o investimento (ROI) é de US$ 6,85 para cada dólar investido. Dados do Google Trends, ferramenta que mostra os termos mais buscados, apontam que a procura pelo termo influencer marketing (marketing de influência) cresce a uma taxa de 5.000% ao ano.

Algumas empresas mantem áreas focadas em se relacionar frequentemente com alguns influenciadores. Entre os setores que mais usam ações ligadas a influenciadores, destacam-se empresas de moda, beleza e turismo. Nessas áreas, a relação pessoal com os influenciadores tem forte apelo e alcance, e uma fonte confiável pode impactar na decisão de consumo de um produto ou serviço de um consumidor.

As pessoas querem se identificar com as celebridades e como elas se comportam nas redes sociais. Entretanto se a celebridade faz algo que o público desaprova, cai o endosso, e a reputação da empresa pode ser comprometida. Para evitar erros na escolha e na mensagem, agências especializadas no assunto tiveram forte crescimento nos últimos anos assessorando  empresas interessadas nesta nova onda. Algumas delas formaram bancos de dados com milhares de influencers, mapeados por público e região e se especializaram não só em campanhas, mas em estratégias completas que vão desde o mapeamento e identificação de nomes com maior aderência ao negócio, envio de produtos e convites de eventos para influenciadores-chave, contratação de personalidades para endossar marcas e produzir conteúdos patrocinados, entre outros.

As personalidades digitais têm alterado a forma como as companhias têm se comunicado com os seus consumidores. As empresas precisam conhecer e acompanhar de perto esse movimento, investindo em canais de relacionamento à altura das expectativas de seus consumidores cada vez mais habituados às conveniências do mundo digital. Ignorar o poder dos influenciadores em suas estratégias de comunicação pode representar um alto custo ao negócio. O que está em discussão não é mais a forma como as pessoas influenciam umas às outras, mas como usar essa realidade a favor das marcas. Pense nisso para influenciar seu negócio com bons resultados.

 

 

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Marcelo Martinez

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Marcelo Martinez é engenheiro químico pela Poli-USP, pós-graduado em Marketing pela ESPM, com Mestrado em Administração pela FEA-USP e Doutorado em Administração pela FGV. Executivo com mais de 20 anos de atuação em empresas multinacionais, possui sólida vivência nas áreas de vendas, produtos e marketing, e experiência na elaboração e implementação de estratégias de negócios orientadas a resultados em diversos canais. Já foi membro efetivo de conselho consultivo de empresa de tecnologia, atuou como representante da indústria em entidades setoriais e participou de vários projetos de grande relevância, entre eles aquisições de empresas e implementação de Políticas Comerciais e Programa de Relacionamento. É palestrante em Congressos nacionais e internacionais e tem artigos publicados em revistas. Dê sua opinião sobre o artigo ou faça sugestões para nossos colunistas, envie seu e-mail.
 

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