Início | Negociação | Negociando e sendo feliz!

Negociação

Negociando e sendo feliz!

Marcel Spadoto

Publicado em 12/03/2018 às 17:18

Em qualquer uma das nossas atividades, sejam elas pessoais ou profissionais, buscamos a satisfação e a felicidade, pelos menos, creio que a maioria pense assim.

 

Se todos, ou maioria, procura a satisfação e a felicidade, não deveríamos buscar ganhar em detrimento ao outro, fazendo com que ele perca. Temos que adquirir a satisfação de ambos, ou mais se for o caso de muitos envolvidos e/ou interessados.

O modelo mental da maioria das pessoas, quando estamos analisando a negociação, tende a buscar o ganhar, encontrar a melhor forma de satisfazer todos os pontos do seu interesse, e consequentemente teremos o conflito e o choque, pois do outro lado tem alguém pensando assim também.

Esse desgaste nas negociações tem sido muito comum, ainda mais em momentos desafiadores que vivemos, onde a escassez de recursos, endurece, sobre maneira, os lados que buscam maximizar os seus interesses.

Foi desenvolvido uma metodologia de negociação em Harvard, por um grupo de professores e pesquisadores para diminuir esse impacto e buscar o ganha ganha, alicerçado por quatro pontos: pessoas, interesses, opções e critérios.  O material sobre o tema é farto na internet, eu mesmo já escrevi sobre isso por duas vezes nessa coluna.

Mas eu gostaria de colocar algo mais profundo para analisarmos o modelo de negociação.

Vocês conhecem o IKAGAI?

É um poderoso conceito Japonês, originado na Ilha de Okinawa no sul do Japão, a palavra IKIGAI significa: realização de desejos e expectativas na sua vida.

Todos nós precisamos encontrar o nosso propósito de vida, o quanto antes o encontrarmos melhor será a nossa satisfação e realização.

Pontos importantes do conceito:

Externos:

fazer o que amamos, realizar aquilo é bom, focar nas coisas que o mundo precisa e ser remunerado pelo que faz.

Internos:

Nossa missão, paixão, vocação e profissão.

Nessa região do Japão as pessoas tendem a viver muito, é muito comum as pessoas viverem mais de 100 anos.

Se ainda não encontramos nosso IKIGAI, devemos fazê-lo o mais breve possível, pois seremos felizes e faremos os outros felizes também.

Vamos voltar para a negociação, se usarmos esse conceito quando formos negociar, teremos a chance de atingir a máxima satisfação para todos os envolvidos.

Quando juntamos a metodologia de Harvard e o IKIGAI, temos algo poderoso, não só por juntar a sabedoria do oriente com a racionalidade do ocidente, mas por termos algo para acreditar e nos guiar.

Vamos negociar com pessoas, que possuem as suas avaliações, conhecimentos e habilidades, mas também os seus propósitos e perfil, se tivermos a sensibilidade e a inteligência emocional para entender, processar e criar o melhor ambiente, teremos o melhor resultado possível para ambos.

A atmosfera da negociação deve ser boa, mas para ela ser boa, os dois lados precisam estar alinhados com o objetivo, que deve ser a satisfação de ambos. Procure criar o melhor ambiente desde o início, uma boa negociação começou muito antes daquela “reunião de fechamento”.

Sucesso em suas negociações.

Marcel Spadoto feed/rss ver artigos deste(a) colunista

Marcel Spadoto

Negociação

Consultor, Palestrante, Contador, Economista, Pós-Graduado em Vendas & Marketing pela ESPM, vários cursos em Gestão e Negócios pela FGV. Profissional em Gestão, Colaboração, Marketing, Networking e Vendas, com 35 anos de carreira, foi executivo em empresas como Alcatel-Lucent, Saint-Gobain, Siemens, em integradores e distribuidores de TIC e em startups de seguros online. Atuou como Professor em Vendas e Negociação na FIA-USP. Atuou na introdução da telefonia Celular e IP no país. Atualmente é sócio na Spadoto Consultoria, Fundador e Coordenador da M2BS - Master to Business Solutions, Membro da SBN – Sociedade Brasileira do Networking e Conselheiro da fCN – Founder Carbon Network, BVE – Brasil Vagas Executivas e Grato-ABC Oncologia Infanto-Juvenil. Acesse: br.linkedin.com/in/Spadoto e youtube.com/mspadoto
 

Artigos Relacionados

voltar

Titulo: Negociando e sendo feliz!

Destinatário(s)
Seus dados
Código de Validação:*
(*) Preencha o código de validação corretamente.

Titulo: Negociando e sendo feliz!

Mensagem de Erro

Esta é a área central para comunicação entre revendas, distribuidores e fabricantes com a equipe da PartnerSales.
Incentivamos as mensagens de nossos leitores com sugestões de pautas, críticas, elogios ou reclamações.

Seus dados
Código de Validação:*
(*) Preencha o código de validação corretamente.

© Copyright PartnerSales - O site focado em parcerias de negócios e estratégias de vendas. Todos os direitos reservados. Outros nomes de companhias, produtos e serviços podem ser marcas registradas ou marcas de serviços de outros.

Sydow Marketing