Início | Planejamento Estratégico | Planejamento efetivo: foco na produtividade

Planejamento Estratégico

Planejamento efetivo: foco na produtividade

Moises Bagagi

Publicado em 04/04/2018 às 17:07

 

“ (...) É importante ter em mente que, ao fazer um planejamento, os gestores estarão repensando a empresa e avaliando seus pontos fortes e fracos. (...) ”

As empresas têm enfrentado muitos problemas relacionados à falta de planejamento. Isso ocorre porque há um mito de que planejamento estratégico é algo de grande complexidade e que na prática, têm pouco impacto. De fato, isso é um mito.

 

Mas como evidenciar a falta de planejamento? Basicamente, com 7 perguntas simples é possível diagnosticar o problema:

 

1. Qual a projeção de vendas para os próximos cinco anos?

2. Qual a projeção dos fluxos de caixa para os próximos cinco anos?

3. Quantos e quais produtos a empresa pretende lançar nos próximos anos?

4. Qual a estratégia para reduzir custos nos próximos cinco anos?

5. Qual a estratégia para aumento de market share nos próximos cinco anos?

6. Qual a projeção de resultados, dados três cenários (provável, otimista e pessimista) para os próximos três anos?

7. Qual o nível de investimentos que a empresa projeta para os próximos cinco anos?

Estas questões são fundamentais para entender quais caminhos a empresa seguirá no futuro, e se esse caminho, dados alguns cenários, são viáveis. De algo tão simples pode-se extrair um rápido diagnóstico da situação da empresa no momento atual e como seus gestores pretendem melhorar seu desempenho.

Para obter tais respostas, um bom planejamento estratégico é necessário. Entender e posicionar os objetivos da empresa com as demandas de mercado, lidar com a concorrência, preparar reservas para períodos de crise e também, analisar alternativas em relação aos investimentos.

Um bom plano de marketing ajudará muito. Um bom plano operacional também. Mas um planejamento financeiro robusto servirá de base para a sustentabilidade financeira e operacional da empresa no futuro. Ou seja, quanto investir, quando, em quais segmentos, por quanto tempo, de quais fontes buscar recursos, quanto de receitas a empresa terá, qual o nível de custos e quais os resultados prováveis de serem alcançados serão as bases para uma gestão baseada na estratégia.

Por isso, é importante ter em mente que, ao fazer um planejamento, os gestores estarão repensando a empresa e avaliando seus pontos fortes e fracos, suas oportunidades e ameaças, e chegando a conclusões que somente um processo de planejamento pode garantir.

Portanto, planejar é um fator decisivo no sucesso do seu negócio. Empresas são constituídas para darem lucro e para durarem muitos anos. Faça sua parte. Faça seu planejamento

Moises Bagagi feed/rss ver artigos deste(a) colunista

Moises Bagagi

Planejamento Estratégico

É consultor empresarial, com expertise em planejamento, finanças empresariais, e controladoria estratégica. Possui larga vivência em reengenharia de processos, administração e governança corporativa. Economista, com especializações em finanças empresariais e planejamento tributário (Mackenzie, PUC) e MBA (FIA). É professor de economia, finanças e empreendedorismo nos cursos de graduação da UNIESP. Possui mais de 10 anos de experiência profissional na área financeira. É sócio-diretor da Opportunity Consult e CFO da M2BS Consultores Associados, realizando palestras e treinamentos nos temas de empreendedorismo, gestão financeira e planejamento estratégico
 

Artigos Relacionados

voltar

Titulo: Planejamento efetivo: foco na produtividade

Destinatário(s)
Seus dados
Código de Validação:*
(*) Preencha o código de validação corretamente.

Titulo: Planejamento efetivo: foco na produtividade

Mensagem de Erro

Esta é a área central para comunicação entre revendas, distribuidores e fabricantes com a equipe da PartnerSales.
Incentivamos as mensagens de nossos leitores com sugestões de pautas, críticas, elogios ou reclamações.

Seus dados
Código de Validação:*
(*) Preencha o código de validação corretamente.

© Copyright PartnerSales - O site focado em parcerias de negócios e estratégias de vendas. Todos os direitos reservados. Outros nomes de companhias, produtos e serviços podem ser marcas registradas ou marcas de serviços de outros.

Sydow Marketing