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Inclusão, além da diversidade

Milene Lopes Schiavo

Publicado em 30/05/2018 às 10:37

Diversidade é um fato. Inclusão é uma escolha

Você já parou para avaliar se trabalha num ambiente realmente inclusivo? Já parou também para refletir se age de uma forma inclusiva com os demais no seu dia a dia de trabalho? Considerando a globalização, cada vez mais presente nas relações profissionais, e o trabalho sem fronteiras, fazer parte de redes de trabalho com maior diversidade será um fator crescente. Diante desse contexto, a atitude inclusiva será necessária e um diferencial para os profissionais e líderes.

Quando falo de diversidade não estou restringindo esse pensamento aos grupos que vem sendo trabalhados nos últimos anos (gênero, raça, opção sexual, deficiência, etc.). A diversidade envolve isso e muito mais. Quando falamos de diversidade estamos falando desses grupos sim, mas também, e principalmente, de cultura, de personalidade, estilos de comunicação, formas de trabalhar, gerações, valores e crenças... enfim, a nossa natureza, a forma como fomos criados, o ambiente onde fomos educados, como nós “operamos”, como nós trabalhamos, interagimos, decidimos, comunicamos, pensamos e negociamos.

Diante dessa perspectiva mais ampla, podemos considerar que as empresas, de forma geral, já contam com um ambiente diverso (o que não significa – e não é o foco desse artigo – se está ou não atendendo o cumprimento de cotas legais), pois é composta por uma diversidade de pessoas com as suas “impressões digitais únicas”. O que grande parte das organizações ainda não tem, nem promove, é um ambiente verdadeiramente inclusivo. E ser inclusivo é ter ações conscientes de considerar o outro e sua forma de agir e pensar, mesmo diante das muitas diferenças que possam existir. Ser inclusivo não significa deixar seu jeito, valores ou crenças de lado ou até mesmo modificá-las. Não! Ser inclusivo é respeitar o outro e tirar o melhor proveito das diferenças em prol de melhores resultados.

Andrés Tapia, escritor e consultor global de estratégias de Diversidade & Inclusão, diz que “Diversidade é o mix. Inclusão é fazer o mix funcionar”. Ou seja, a diversidade é o resultado das tantas diferentes pessoas que compõem uma organização. Inclusão está relacionada às ações que podem e devem ser feitas para que esse “mix” funcione bem e que impacte positivamente o resultado organizacional. Como diz a Cecília Pinzon, consultora de práticas de Liderança e Diversidade & Inclusão, “Diversidade é um fato. Inclusão é uma opção”.

Qual o benefício da inclusão? Podemos dizer que um ambiente verdadeiramente inclusivo promove maior troca de conhecimentos e experiências, tem abertura para avaliar diferentes perspectivas para as situações e soluções de problemas e torna-se um espaço mais plural e democrático para que as pessoas possam ser elas mesmas e, com isso, contribuirem de forma mais efetiva, aberta, confiável, gerando maior engajamento e, portanto, melhores resultados.

Estudos da consultoria Korn Ferry mostram que “atuar de forma inclusiva” é uma competência que pode ser desenvolvida e aprimorada. Dentro dessa competência existem algumas habilidades, como: abertura para diversos pontos de vista, agir de forma consciente para a inclusão, atuar em defesa da diversidade, gerar um ambiente de confiança, ter agilidade cultural e inspirar e motivar times diversos.

As organizações e os profissionais que conseguirem perceber as possibilidades de conquistas com a inclusão, estarão dando um passo à frente e mais próximos de estabelecer uma cultura diferenciada, que não apenas resultará em melhores resultados no curto e médio prazo, mas que poderá alavancar os negócios no longo prazo.

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Milene Lopes Schiavo

Recursos Humanos

Administradora de empresas e publicitária, pós-graduada em Marketing pela ESPM e em Recursos Humanos pela FAAP. Atuou por dez anos no mercado de distribuição de TI em posições executivas nas áreas de Marketing e Recursos Humanos. Atualmente trabalha em uma consultoria global de gestão estratégica do capital humano.
 

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