Início | Vendas | Desmistificando a Inovação

Vendas

Desmistificando a Inovação

Luiz Marins

Publicado em 02/08/2018 às 16:21

Uma das ideias mais comuns sobre inovação é que inovar significa fazer tudo novo, tudo diferente, começando do zero.

 

A grande verdade é que as maiores inovações foram feitas a partir de ideias já existentes. Foram, na verdade, pequenas melhorias feitas em produtos e serviços que existiam há anos. Outra verdade é que muitas inovações ocorreram por puro acaso e, muitas vezes, consequências de um erro. Outra verdade ainda é que pessoas inovadoras são aquelas que não têm medo de errar e acreditam nas suas ideias e intuições. Muitas pessoas me dizem ter tido ideias que apareceram como inovadoras somente anos depois.

Para ser uma pessoa inovadora siga estes sete conselhos:

1. Tenha uma atitude de observação constante. Observe tudo. Preste atenção nos detalhes do que estiver fazendo;

2. Tenha uma atitude curiosa e inquisitiva, ou seja, pergunte sempre se aquilo com o que está trabalhando poderia ser feito de outra forma;

3. Tenha a coragem de testar suas ideias e não tenha medo de errar;

4. Troque ideias com colegas, sem se deixar levar pelo negativismo deles;

5. Encha o seu cérebro de informação. Isto significa que você deve estudar, ler, participar de cursos, congressos, palestras e tudo o que agregue conhecimento;

6. Aprenda a ter momentos de relaxamento para que seu cérebro possa fazer conexões e trazer para fora novas ideias e intuições;

7. Faça-se ao perceber. Não deixe uma ideia se perder. Muitas ideias boas se perdem por falta de ação imediata.

Estou escrevendo isto porque são as pessoas que trabalham nas empresas ou organizações aquelas que têm as melhores ideias para solucionar os problemas existentes, mas essas ideias jamais são conhecidas da liderança. E quando um consultor de fora apresenta essas mesmas ideias as pessoas da empresa se sentem, com toda a razão, desmotivadas e desprestigiadas.

Lembre-se: o medo de errar, de falar, de propor é um dos maiores empecilhos para a inovação. Acredite em você e em suas ideias e pise fundo!

 

 

PENSE NISSO:

• Quantas vezes já aconteceu com você ver uma ideia que você teve há anos ser apresentada por outras pessoas e  elogiada pela diretoria de sua empresa?

• Quantas ideias você já teve e não teve coragem de apresentar?

• A maioria das grandes inovações foram apenas pequenas melhorias em produtos e sistemas que já existiam. Você tem ideias para melhorar algum sistema ou produto de sua empresa ou organização?

• Muitas pessoas dizem que não são criativas e na verdade o que lhes falta é coragem para acreditar em suas ideias;

• Você participa dos programas e treinamentos de sua empresa? Lembre-se que quanto mais você participar, mais inovadora e criativa será.

 

Pense nisso. Sucesso!

Luiz Marins feed/rss ver artigos deste(a) colunista

Luiz Marins

Vendas

Luiz Marins é antropólogo, professor e consultor de empresas no Brasil e no exterior, com 24 livros publicados (também disponíveis em vários países da América Latina e Europa) e mais de 300 vídeos e DVDs publicados; empresário de sucesso dos ramos de agronegócio, educação, comunicação e marketing. É um dos mais requisitados palestrantes do país. (secretaria@anthropos.com.br). Dê sua opinião sobre este artigo ou faça sugestões para nossos colunistas, envie seu e-mail.
 

Artigos Relacionados

voltar

Titulo: Desmistificando a Inovação

Destinatário(s)
Seus dados
Código de Validação:*
(*) Preencha o código de validação corretamente.

Titulo: Desmistificando a Inovação

Mensagem de Erro

Esta é a área central para comunicação entre revendas, distribuidores e fabricantes com a equipe da PartnerSales.
Incentivamos as mensagens de nossos leitores com sugestões de pautas, críticas, elogios ou reclamações.

Seus dados
Código de Validação:*
(*) Preencha o código de validação corretamente.

© Copyright PartnerSales - O site focado em parcerias de negócios e estratégias de vendas. Todos os direitos reservados. Outros nomes de companhias, produtos e serviços podem ser marcas registradas ou marcas de serviços de outros.

Sydow Marketing