Início | Planejamento Estratégico | Construindo resultados

Planejamento Estratégico

Construindo resultados

Moises Bagagi

Publicado em 02/08/2018 às 16:25

“A efetividade real, quando se trata de resultados, está baseada na busca do atingimento das metas, e não necessariamente no resultado final.”

 

 

A busca por resultados empresariais é o grande desafio dos gestores. Passando mais profundamente por essa questão, a meta da gestão de qualquer empresa é a melhoria dos resultados: financeiros, operacionais, de pessoal ou de geração de valor, os mesmos corroboram a qualidade de uma equipe gestora.

Simples, mas muito pouco efetivo. A efetividade real, quando se trata de resultados, está baseada na busca do atingimento das metas, e não necessariamente no resultado final.

Isso soa estranho, mas faz muito sentido. Basta analisar as ferramentas e técnicas de planejamento como o método PDCA, a matriz BCG, a análise SWOT e o tripé Missão, Visão e Valores para perceber que a forma de construção é mais importante que os resultados. Sim, porque, um resultado é o ato final de todo um momento. Ele acaba, mas o que foi construído se mantém.

O verdadeiro desafio dos gestores é garantir a construção de processos que levam a resultados melhores, mas que sejam robustos – e flexíveis ao mesmo tempo – o suficiente para garantir muitos resultados positivos. O planejamento não pode ser feito com base no fechamento de um período, como por exemplo, aumento de 10% do lucro líquido, ou melhora de 15% do EBITDA ou aumento de 20% de Market Share em 3 anos. Essa simplificação dos objetivos do planejador leva a uma base de pouca sustentação na geração de resultados efetivos e eficazes.

A construção de resultados é constante, um trabalho árduo e que muitas vezes não é notado. O resultado, por sua vez, é visto e amplamente discutido. Mas tornar uma empresa, independente do porte, uma grande geradora de resultados sustentados com um processo bem estruturado é o grande diferencial estratégico num ambiente cada vez mais hostil.

Portanto, investir em inovações, tecnologias e na capacitação do pessoal é preciso. Entender o cliente e suas demandas, fazer parceiras, colaborar e crescer, também. Mas sem uma estrutura sólida para construir resultados sustentáveis de médio e longo prazo, a organização e seus gestores estarão apenas atuando no lugar comum, com poucas condições de destaque no médio prazo e sem perspectivas reais de perpetuarem seus negócios.

Moises Bagagi feed/rss ver artigos deste(a) colunista

Moises Bagagi

Planejamento Estratégico

É consultor empresarial, com expertise em planejamento, finanças empresariais, e controladoria estratégica. Possui larga vivência em reengenharia de processos, administração e governança corporativa. Economista, com especializações em finanças empresariais e planejamento tributário (Mackenzie, PUC) e MBA (FIA). É professor de economia, finanças e empreendedorismo nos cursos de graduação da UNIESP. Possui mais de 10 anos de experiência profissional na área financeira. É sócio-diretor da Opportunity Consult e CFO da M2BS Consultores Associados, realizando palestras e treinamentos nos temas de empreendedorismo, gestão financeira e planejamento estratégico
 

Artigos Relacionados

voltar

Titulo: Construindo resultados

Destinatário(s)
Seus dados
Código de Validação:*
(*) Preencha o código de validação corretamente.

Titulo: Construindo resultados

Mensagem de Erro

Esta é a área central para comunicação entre revendas, distribuidores e fabricantes com a equipe da PartnerSales.
Incentivamos as mensagens de nossos leitores com sugestões de pautas, críticas, elogios ou reclamações.

Seus dados
Código de Validação:*
(*) Preencha o código de validação corretamente.

© Copyright PartnerSales - O site focado em parcerias de negócios e estratégias de vendas. Todos os direitos reservados. Outros nomes de companhias, produtos e serviços podem ser marcas registradas ou marcas de serviços de outros.

Sydow Marketing