Início | RH | Desafio gerencial: resultados, pessoas, inovações

RH

Desafio gerencial: resultados, pessoas, inovações

Paulo Augusto Lopes

Publicado em 10/03/2011 às 11:46

A principal característica do gerenciamento é a realização equilibrada do potencial de resultados, de pessoas e de inovações da empresa. Os executivos, portanto, exercem um papel altamente estratégico, cuja responsabilidade principal é a de atingir resultados com pessoas e com inovação.

 O uso do termo executivo não simplifica apenas uma rotulação ou posição hierárquica. Assim, presidente, vice-presidente, superintendentes, gerentes gerais e financeiros, chefes de departamentos e de setores, supervisores, encarregados e líderes de grupo são gerenciadores e precisam possuir características e habilidades para executar suas atividades.

 O gerente é aquele que equilibra o corpo de forças, ou seja, faz a ligação entre a empresa e as pessoas que nela atuam. Pode-se perceber que há interfaces entre os interesses da empresa, do gerente e das pessoas. Os desafios da  função gerencial são imensos e há uma certa “crise de identidade” permeando o papel do executivo. Em muitos casos, o profissional hesita em se posicionar “ao lado da empresa”, quando não concorda com algumas políticas empresariais; em outros casos, hesita em se posicionar corretamente “ao lado das pessoas”.

 A crise de identidade gerencial pode ter uma boa superposição ou  uma superposição fraca. Esta última ocorre quando a gerência se identifica mais com a empresa, em detrimento das pessoas; ou o contrário: mais com as pessoas, em detrimento da empresa. Nesse caso, pode ocorrer uma ruptura parcial, típica de confrontos, como greves, ou mesmo o isolamento da direção, o que é considerado um motim aberto. Pode acontecer também uma ruptura total entre a empresa, o gerente e as pessoas, pilares de uma organização.

O maior papel do executivo é a verdadeira interação e equilíbrio entre resultados, pessoas e inovação. Portanto, o sucesso  de uma gestão depende, unicamente, da atuação do executivo. Pode-se verificar que, no papel e na função desse profissional, está implícito um componente-chave para o seu desempenho  que são as suas habilidades, ou seja, o conhecimento do ato a ser executado.

 Dessa forma, o gerenciador deve estar apto para gerir conflitos e motivar pessoas. Trata-se de uma habilidade fundamental que requer competências para a liderança e para a comunicação no trato com os colaboradores, favorecendo as relações interpessoais e formando uma unidade nas ações organizacionais. Outro fator importante é a realização de operações com segurança, tendo em vista  a produtividade e o alcance de melhores resultados. Para manter a competitividade no mercado, o executivo deve dinamizar suas atividades e inovar sempre, pois é a interação dos três fatores que vai permitir uma gestão bem-sucedida.

Paulo Augusto Lopes feed/rss ver artigos deste(a) colunista

Paulo Augusto Lopes

RH

Paulo Augusto Lopes é mestre em Administração pela EAUFBA, Coach formado pelo ICI – Integrated Coaching Institute. Especialista em Recursos Humanos e Metodologia Aplicada à administração pela EAUFBA, especialista em Planejamento e Desenvolvimento Organizacional pelo CEPCOM - ODEA – USA, administrador de empresas pela EAUFBA, professor adjunto da EAUFBA nos cursos de Pós-Graduação, diretor da Associação Comercial da Bahia, Headhunter, consultor de Gestão Empresarial, palestrante e autor do livro “Segredos de um Headhunter”. (lopes.p142@gmail.com). Dê sua opinião sobre este artigo ou faça sugestões para nossos colunistas, envie seu e-mail.
 

Artigos Relacionados

voltar

Titulo: Desafio gerencial: resultados, pessoas, inovações

Destinatário(s)
Seus dados
Código de Validação:*
(*) Preencha o código de validação corretamente.

Titulo: Desafio gerencial: resultados, pessoas, inovações

Mensagem de Erro

Esta é a área central para comunicação entre revendas, distribuidores e fabricantes com a equipe da PartnerSales.
Incentivamos as mensagens de nossos leitores com sugestões de pautas, críticas, elogios ou reclamações.

Seus dados
Código de Validação:*
(*) Preencha o código de validação corretamente.

© Copyright PartnerSales - O site focado em parcerias de negócios e estratégias de vendas. Todos os direitos reservados. Outros nomes de companhias, produtos e serviços podem ser marcas registradas ou marcas de serviços de outros.

Sydow Marketing