Início | Play It | Meritocracia, a gestão por merecimento

Play It

Meritocracia, a gestão por merecimento

Charles Blagitz

Publicado em 09/03/2012 às 12:59

Tema polêmico e controverso, a política de gestão humana por merecimento tem crescido nas empresas no país. Mas afinal, do que se trata o merecimento?

Antes, devemos abandonar paradigmas que nos forcem a pensar como funcionários ou como chefes. Devemos pensar como um todo. Esse é o desafio.

O merecimento trata-se da recompensa dada em relação a um esforço. Mas afinal, esse “esforço” não deveria ser automático, embutido dentro do genoma do funcionário? Sim, e não. Quando uma pessoa consegue seu novo emprego, ela possui uma referência marcante: o não emprego ou uma situação anterior não tão propícia quanto a que agora embarca.

Diante disso, ela está contaminada com o “patriotismo corporativo”, ou seja, tudo eu faço e tudo quero fazer pelo bem da empresa que está acreditando em mim. Mas logo esse patriotismo se esvai, tanto pela enxurrada de problemas ou pelo monótono andar dos dias. O empregado começa a sentir, em algum tempo, que o seu esforço não vale a pena, e que não está sendo reconhecido.

Os sintomas são muito claros, evidenciados pelo comportamento moral e no interrelacionamento com seus companheiros. Ao invés do tom conciliador de outrora, agora fornece dados e contribui para o fomento das injustiças praticadas pela empresa.

Olhando pelo lado desta, quando se contrata um novo empregado espera-se que ele aprenda tudo em tempo recorde, para que o investimento salarial comece a valer a pena. E é nesse momento que as empresas erram: esperam que a produtividade do empregado se mantenha ou até mesmo aumente, com consequente crescimento do seu comprometimento. Esquecem que mesmo a mais simples peça de um carro, acaba sofrendo com desgaste e precisa ou ser substituída ou feita uma manutenção preventiva.

A gestão por merecimento pode ajudar nesse ponto, desde que muito bem planejada e devidamente implementada. As regras devem ficar claras para todos, empregados e empregador, e nunca favorecer tendenciosamente apenas a um certo grupo. Deve dar chance a todos para o crescimento. Não apenas recompensas financeiras, mas também as chances de crescimento na empresa, cursos e graduações, são formas de se recompensar o trabalho comprometido do empregado. Sabe-se que empresas que aplicam corretamente esse tipo de gestão conseguem um crescimento médio de produtividade na ordem de 30%.

As recompensas financeiras são importantes, especialmente em uma situação como a do Brasil de hoje. O empregado precisa planejar e fazer “ginásticas” com seu salário a fim de conseguir pagar todas as contas e ainda manter sua família. É necessário que este saiba o quanto ele pode ganhar com seu esforço e dedicação à empresa. Mesmo que isso signifique certa concorrência interna, isso acontece desde quando a pessoa nasce, quando vai para a escola ou faculdade. A disputa é algo comum e que permeia a vida das pessoas.  
 

Charles Blagitz feed/rss ver artigos deste(a) colunista

Charles Blagitz

Play It

Geek assumido, apaixonado por tecnologia e heavy user dos mais modernos aparatos eletrônicos e consoles de vídeo games, Charles Blagitz é especialista no desenvolvimento de novos sistemas tanto nas áreas de hardware quanto software, bem como na criação de produtos, mercado em que atua há aproximadamente 20 anos. Além disso, o especialista também possui alta experiência na área de marketing, atuante desde a incubação de campanhas até a análise de resultados. Para mais informações, charles.henry@gmail.com. Dê sua opinião sobre este artigo ou faça sugestões para nossos colunistas, envie seu e-mail.
 

Artigos Relacionados

voltar

Titulo: Meritocracia, a gestão por merecimento

Destinatário(s)
Seus dados
Código de Validação:*
(*) Preencha o código de validação corretamente.

Titulo: Meritocracia, a gestão por merecimento

Mensagem de Erro

Esta é a área central para comunicação entre revendas, distribuidores e fabricantes com a equipe da PartnerSales.
Incentivamos as mensagens de nossos leitores com sugestões de pautas, críticas, elogios ou reclamações.

Seus dados
Código de Validação:*
(*) Preencha o código de validação corretamente.

© Copyright PartnerSales - O site focado em parcerias de negócios e estratégias de vendas. Todos os direitos reservados. Outros nomes de companhias, produtos e serviços podem ser marcas registradas ou marcas de serviços de outros.

Sydow Marketing