Início | Comportamento | Planejamento - Ainda dá tempo!

Comportamento

Planejamento - Ainda dá tempo!

Alberto Lira

Publicado em 10/08/2012 às 14:58

Às vezes fico imaginando como seria minha vida caso não tivesse tomado certas decisões e, ao mesmo tempo, pergunto-me: Qual o motivo de ter feito certas escolhas?

Quer você acredite ou não, as decisões que tomamos no passado nos tornou o que somos hoje. Trata-se de um processo natural. Quando lembramos o que passou, parece que tudo agora se encaixa perfeitamente numa lógica envolvida por emoções, circunstâncias, valores, crenças, relacionamentos, incertezas, sonhos ou até mesmo a falta deles. O fato é que a soma de todos esses fatores resulta no que somos hoje. No filme de nossas vidas com direito a cores e uma trilha sonora original.

Sempre busquei levar a vida baseado nos valores em que acredito e percebo que atraí tudo o que me cerca, nem mais, nem menos. Venci algumas batalhas, perdi outras, fui muito bom para alguém, mas também decepcionei outras pessoas, sofri e me alegrei várias vezes.

Convido-os a refletir nas coisas que realmente são importantes para nós e o que estamos fazendo para tornar nossa vida mais prazerosa e previsível. O prazer vem das coisas que nos deixa feliz e a previsibilidade torna possível quando prestamos atenção em nossas atividades diárias e nos colocamos no controle de nossas vidas. Experimente durante uma semana, antes de dormir fazer as seguintes perguntas:

- O que fiz hoje me aproxima ou me distancia de meus objetivos?

- O que fiz hoje me aproxima ou me distancia das pessoas que amo?

- O que fiz hoje me aproxima ou me distancia daquilo que quero me tornar?

Ao responder a estas perguntas você encontrará subsídios que podem fazê-lo perceber e alterar a sua rota. É como pudesse ajustar o seu GPS rumo aos seus maiores anseios e desejos. E quando isto acontece,  percebemos também que existe algo chamado tempo, que é igual para todos, não dá para estocar ou armazenar e se não usarmos adequadamente vai para o lixo. Deixa a vida me levar! Vida leva eu! – grande Zeca! Acredito que a letra desta música se encaixa realmente ao estilo de vida que ele leva. Parabéns, correu atrás e agora colhe os frutos do sucesso.

Tem também um ditado popular que diz que se você não tem um plano para a vida, a vida tem um plano para você. E às vezes este plano não é bem aquilo que nos deixará feliz.

Que tal você escolher agora se responsabilizar pela sua vida? Que tal você escolher agora fazer parte do grupo das pessoas que ao invés de procurarem justificativas, buscam soluções? Não espere o final do ano para começar a planejar a sua vida, decida agora e elabore um plano. Pode começar com coisas simples e perceba que a soma desta nova postura pode torná-lo maior e melhor do que é hoje. Vamos, coloque suas metas no papel!

Em uma pesquisa com 100 formandos da Universidade de Harvard em 1986, apenas 3% tinham suas metas definidas no papel, 13% tinham suas metas na cabeça, mas não tinham escrito e outros 84% não tinham nenhuma meta. Eles pegaram estes estudantes e acompanharam, depois de 10 anos, o nível de resultados desse grupo em 1996 e descobriram 13% dos que tinham suas metas na cabeça estavam ganhando o dobro em termos de salário do que os outros 84% e pasmem: aqueles 3% que tinham todas as suas metas por escrito estavam ganhando dez vezes mais do que os 97% juntos.

Estas são algumas das justificativas para “por que planejar é importante?”.

Grandes realizadores planejam. Grandes realizadores tem visão de longo prazo. Se você parar para pensar, existe uma coisa em comum nas pessoas de sucesso – planejamento. Se você chegou até aqui é porque este artigo te fez pensar. Agora a decisão é sua.

Alberto Lira feed/rss ver artigos deste(a) colunista

Alberto Lira

Comportamento

MASTER & Executive COACH: Certificado internacionalmente pelo BCI (Behavioral Coaching Institute – EUA) e ICC (Internacional Coaching Council – EUA), como Master Coach, através da SBCoaching e atua no aprimoramento de executivos e times como Executive & Leadership Coach. Palestrante motivacional nas áreas de Vendas e Liderança - coautor do livro Coaching para Alta Performance pela editora Ser Mais. Dê sua opinião sobre este artigo, ou faça sugestões para nossos colunistas, envie seu e-mail.
 

Artigos Relacionados

voltar

Titulo: Planejamento - Ainda dá tempo!

Destinatário(s)
Seus dados
Código de Validação:*
(*) Preencha o código de validação corretamente.

Titulo: Planejamento - Ainda dá tempo!

Mensagem de Erro

Esta é a área central para comunicação entre revendas, distribuidores e fabricantes com a equipe da PartnerSales.
Incentivamos as mensagens de nossos leitores com sugestões de pautas, críticas, elogios ou reclamações.

Seus dados
Código de Validação:*
(*) Preencha o código de validação corretamente.

© Copyright PartnerSales - O site focado em parcerias de negócios e estratégias de vendas. Todos os direitos reservados. Outros nomes de companhias, produtos e serviços podem ser marcas registradas ou marcas de serviços de outros.

Sydow Marketing