Início | Direito Tributário | Diga não à desordem social!!

Direito Tributário

Diga não à desordem social!!

Maria Eloísa Martinho Cais Malieri

Publicado em 12/11/2012 às 15:24

Um dos assuntos que sempre nos causa preocupação e indignação é a alta carga tributária, pois os impostos são uma realidade que atinge a todos, sem exceção. Como dito em outras ocasiões, a carga tributária permeia os 40% do PIB nacional, ou seja, na média, a cada R$100,00 que gastamos R$40,00 fica para o governo.

Diante desta realidade a lucratividade da maioria das empresas fica comprometida e isso resulta na falta de dinheiro para investimentos, treinamento, ou seja, maior desenvolvimento do mercado nacional. Estes empresários trilham um caminho árduo que objetiva a manutenção do seu pequeno negócio, ficando o dissabor de trabalhar com a margem reduzida, ou até deficitária. Para melhorar este cenário, muitas vezes, se veem obrigados a recorrer a algum tipo de financiamento/empréstimo, alternativa onerosa para honrar os seus compromissos e conter o fluxo de endividamento

Para piorar, a alta carga vem acompanhada de uma burocracia tributária crucial, cuja atuação do governo é implacável, visando unicamente o aumento da eficiência na arrecadação

Esta postura é defendida pelo governo como forma de evitar a sonegação fiscal, mas na verdade o isenta de correr qualquer risco e garante “encher” os cofres públicos. E sendo assim, observamos que o nosso sistema tributário tira a competitividade dos produtos nacionais. Indiscutível que todos nós somos o lado fraco dessa corda tributária onde a maioria dos empresários faz o impossível para manter o seu negocio e os cidadãos sofrem com o baixo nível de retorno à sociedade em relação às necessidades básicas como saúde, educação, habitação, saneamento, transportes, segurança, urbanismo, justiça e outras. Somado a isso, vivenciamos, quase que diariamente, casos de corrupção que assolam nosso país, envolvendo desvios e o mau uso do dinheiro.

Esta realidade tem que mudar pois a democracia está sendo confundida com desordem social.....e esta mudança é necessária e clama por acontecer imediatamente!

Maria Eloísa Martinho Cais Malieri feed/rss ver artigos deste(a) colunista

Maria Eloísa Martinho Cais Malieri

Direito Tributário

Maria Eloisa Martinho Cais Malieri é advogada, pós graduada pela Fadisp - Faculdade Autônoma de Direito – SP e ESA - Escola Superior de Advocacia (OAB), com diversos cursos de especialização tributária pelo CEU-Centro de Extensão Universitária, presidido pelo jurista Ives Gandra da Silva Martins, e autora de diversos artigos sobre suas áreas de atuação. (eloisa.malieri@malieriadvogados.com.br) Dê sua opinião sobre este artigo ou faça sugestões para nossos colunistas, envie seu e-mail.
 

Artigos Relacionados

voltar

Titulo: Diga não à desordem social!!

Destinatário(s)
Seus dados
Código de Validação:*
(*) Preencha o código de validação corretamente.

Titulo: Diga não à desordem social!!

Mensagem de Erro

Esta é a área central para comunicação entre revendas, distribuidores e fabricantes com a equipe da PartnerSales.
Incentivamos as mensagens de nossos leitores com sugestões de pautas, críticas, elogios ou reclamações.

Seus dados
Código de Validação:*
(*) Preencha o código de validação corretamente.

© Copyright PartnerSales - O site focado em parcerias de negócios e estratégias de vendas. Todos os direitos reservados. Outros nomes de companhias, produtos e serviços podem ser marcas registradas ou marcas de serviços de outros.

Sydow Marketing