Início | Inovações | Tecnologias Verdes Mito ou Realidade ?

Inovações

Tecnologias Verdes Mito ou Realidade ?

Alessandro Orofino

Publicado em 04/02/2013 às 10:53

“Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”

 

Antoine Lavoisier

 

 

Hoje em dia, no nosso tempo, a sustentabilidade e sua relação com nosso cotidiano de vida e nas relações de negócios, tomou um vulto que impressiona, mas temos que saber adequar o que é mito ou realidade neste campo de atuação, e se de fatopor detrás de todo o discurso da mídia e da sociedadeos resultados são concretos e factíveis ou pura especulação

A boa notícia? Sim! Em termos de aplicação, a questão das tecnologias verdes são reais e cada vez mais passarão a ser parte de nosso cotidiano

Carregadores movidos a energia solar, o famoso case da Nokia (eleita recentemente pelo Greenpeace como uma organização com alta preocupação ecológica em tudo o que faz) e seu celular que avisa que pode ser tirado da tomada, economizando energia. Ou o recém-lançado Motorola W233 ECO, que tem 25% do seu corpo de design construído de garrafa PET,  sendo o primeiro celular do mundo a ganhar o selo ´livre de carbono´. E mais: o carbono emitido ainda na fabricação possui o compromisso da empresa de ser revertido em bela ação ambiental/social: um programa de tratamento de água em uma cidade de Santa Catarina

Agora, em seguida, como tudo na vida, os dois lados. A notícia não tão boa? 

Muita gente não sabe por onde começar e muitas empresas ainda não definiram uma clara estratégia de incorporar o conceito da sustentabilidade no seu escopo, isto é, no dia a dia da cultura da empresa ou até mesmo criando um conceito expressivo na marca, tangível no produto, para uma saudável percepção do consumidor – o sujeito que decide tudo e, portanto, nosso alvo

O mercado gosta de jargões e na área de tecnologia, isto é uma realidade tambémSustentabilidade, como escuto e leio, deve ser um conceito de ´P a P´, ou seja, do presidente ao porteiro, do porteiro ao presidente, todos devem respirar isto

Teremos, portanto, de separar o belo discurso comovente da economia e tecnologia verde e colocar na pauta do dia e foco: a verdadeira prática efetiva, capaz de agregar valor ao produto, de transformar a consciência das lideranças das organizações de tecnologia em pensar diferente para um consumidor mais atento as questões globais e sustentáveis. E ainda pensar em lucratividade. Convenhamos, uma tarefa não muito simples, mas ninguém pode dizer que não estimulante e desafiante.

 

 

Alessandro Orofino feed/rss ver artigos deste(a) colunista

Alessandro Orofino

Inovações

Alessandro Orofino é Mestre em Administração pela UNESA, com MBA em Marketing pela ESPM. Professor, palestrante e escritor na área de mudança, inovação e sustentabilidade, com diversos cursos na área, dentre eles, a formação em Design em Sustentabilidade/Gaia, programa especial de desenvolvimento de consultores e gestores para aplicar técnicas de gestão em um mundo de transição econômica, social e cultural. Possui experiência de mais de dez anos em cursos, eventos e gestão de projetos empresariais e educacionais e é fundador da Muda Planeta - Sustentabilidade & Inovação Social, um empreendimento para desenvolver lideranças para transformação global (www.mudaplaneta.com).
 

Artigos Relacionados

voltar

Titulo: Tecnologias Verdes Mito ou Realidade ?

Destinatário(s)
Seus dados
Código de Validação:*
(*) Preencha o código de validação corretamente.

Titulo: Tecnologias Verdes Mito ou Realidade ?

Mensagem de Erro

Esta é a área central para comunicação entre revendas, distribuidores e fabricantes com a equipe da PartnerSales.
Incentivamos as mensagens de nossos leitores com sugestões de pautas, críticas, elogios ou reclamações.

Seus dados
Código de Validação:*
(*) Preencha o código de validação corretamente.

© Copyright PartnerSales - O site focado em parcerias de negócios e estratégias de vendas. Todos os direitos reservados. Outros nomes de companhias, produtos e serviços podem ser marcas registradas ou marcas de serviços de outros.

Sydow Marketing