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FAÇA SEU CONSUMIDOR FELIZ

Regina Blessa

Publicado em 04/02/2013 às 11:00

Segundo a Forrester Research, mais de 60% dos consumidores on-line pesquisam na internet antes de tomar uma decisão de compra. Além disso, a maioria dos compradores pesquisam em sites e lojas de seus concorrentes. Os compradores que procuram obter informações sobre seus produtos pretendem obter respostas para suas perguntas se a intenção for comprar agora ou mais tarde.

Outro estudo da Fleishman-Hillard, aponta que a internet é a ferramenta mais influente na decisão de compra de 66% dos consumidores. A web está à frente de conselhos de amigos e parentes (61%), e-mails (51%), jornais (43%), televisão (42%), mala direta (37%), revistas e rádio, empatados com 28%.

Sobre as redes sociais, 79% dos entrevistados dizem que, ao seguir alguma marca nestes sites, estão mais interessados em informações do que receber descontos. Eles se baseiam na possibilidade de obter informações exclusivas (73%), receber respostas positivas (69%) e compartilhar conteúdo em geral (67%).

Os produtos mais procurados são viagens e lazer (por 61% dos entrevistados) e os produtos eletrônicos aparecem com 52%. Os sites de busca são as ferramentas mais utilizadas por 89% dos entrevistados ao procurarem informações sobre algum produto ou serviço. Já os portais de empresas são procurados por 60% dos consumidores, seguidos por sites de opinião (50%), portais de notícias (24%) e fóruns (24%).

Os sites de desconto e de cupons de desconto estão começando a formar suas bases para atingir as camadas da população que agora vem acessando a vida “internética”.

Um exemplo é o site Busca Descontos, que informa ter 9,5 milhões de cadastrados, e que traz um canal diferenciado ao consumidor que procura descontos antes de efetuar sua compra. Estão disponíveis ao consumidor descontos de até 90% em viagens, roupas, eletrônicos, eletrodomésticos, informática, celulares, música, livros, games, móveis etc.

As informações do site são super simples, fáceis de encontrar, as categorias estão bem dispostas e o consumidor consegue encontrar todas as informações necessárias para sua decisão.

Sites deste tipo fazem parte de uma nova mídia varejista que vem classificando e facilitando a busca por preços e informações claras sobre produtos ao consumidor que ainda está pesquisando.

Ele é outro polo de busca e de direcionamento para a loja que apresenta diariamente alguma oferta.

As lojas virtuais precisam divulgar não só seu endereço na net, como estar sempre mencionada nas redes sociais, nas ofertas na mídia, nos e-mails marketing “não chatos” e nos sites novos que podem indicar os produtos à venda. Daí é preciso competir com esses sites novos que tem tecnologia rápida e legibilidade melhor do que muito site grande por aí.  Faça seu consumidor feliz, apresente a ele um site rápido, fácil e que não complique sua vida no fechamento da compra.

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Regina Blessa

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Doutoranda em design pela Universidade de Aveiro-Portugal, é mestre em Ciências da Comunicação pela USP, com graduações em Propaganda e em Belas Artes, com cursos de marketing na Columbia University, Fundação Getulio Vargas e New York University. É consultora e palestrante especializada em ponto-de-venda. Autora dos livros Merchandising no Ponto-de-Venda e Merchandising Farma. (www.blessa.com.br) Dê sua opinião sobre este artigo ou faça sugestões para nossos colunistas, envie seu e-mail.
 

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