Início | Marketing | Estratégia perfeita, execução mal feita

Marketing

Estratégia perfeita, execução mal feita

Marco Antonio Pereira

Publicado em 04/03/2013 às 13:12

Passado o Carnaval, o ano começa... 

A frase dita por muitos tem seu fundo de verdade, a medida que as férias terminam, o ritmo dos negócios volta ao normal, entretanto gostaria de voltar a atenção aos desfiles das escolas de samba que embelezaram nosso Carnaval

Todas as escolas se preparam durante o ano todo, preocupando-se com uma riqueza de detalhes de dar inveja a muito planejamento de grandes empresas

Bateria, mestre-sala e porta-bandeira, fantasias, samba enredo, harmonia, evolução... enfim tudo mais que pensado para aqueles pouco mais de 60 minutos de ovação

Mas o que me intrigou no desfile deste ano é que ocorreram falhas imperdoáveis para o nível de planejamento pré-desenhado. A execução mal feita comprometeu todo o planejamento! A pergunta que faço é por que isto acontece

Confesso que tenho minhas suspeitas, focalizadas na falha de treinamento da execução. Tomemos como base a escola de samba Estação Primeira de Mangueira

Tudo lindo! Perfeito! Inclusive com requintes de inovação na bateria, com dois conjuntos de percussão, um verde e outro rosa. Enquanto um tocava, o outro desfilava e vice versa... Um espetáculo

Porém, uma questão fundamental passou desapercebida: o tempo que a escola tinha para cruzar a avenida. A escola esqueceu deste “detalhe”! Resultado: perda de pontos em cada minuto atrasado.

Além disto, um outro deslize na construção de um dos carros alegóricos, fez com que a alegoria tivesse altura superior a uma das marquises que ficava no final da avenida.

Resultado: mais dificuldades e mais atraso, resultando em mais pontos perdidos. Fico intrigado se quem pensou na estratégia, não pensou na sua execução! Analogamente isto acontece com alguma frequência nas nossas empresas.

Quem pensa, não executa! Ou pior: os pensadores falham na comunicação com os e executores!

Resultado???? Não perdemos pontos, mas sim, diminuímos o lucro da empresa... 

Boas vendas!

Marco Antonio Pereira feed/rss ver artigos deste(a) colunista

Marco Antonio Pereira

Marketing

Marco Antonio Pereira é executivo sênior das áreas de Vendas, Marketing e Planejamento Estratégico, com experiência em diferentes empresas como Interchange, Nokia, Philips e HunterDouglas, onde dirige uma unidade de negócios no Brasil. É engenheiro elétrico pela Escola de Engenharia Mauá, tem MBA em Administração com ênfase em Marketing pela ESPM e diversos cursos no Brasil e no exterior. Além de colunista e palestrante, também é professor de inúmeras disciplinas em graduação e MBA nos eixos de suas especialidades (marco.pereira@esamc.br). Dê sua opinião sobre este artigo ou faça sugestões para nossos colunistas, envie seu e-mail.
 

Artigos Relacionados

voltar

Titulo: Estratégia perfeita, execução mal feita

Destinatário(s)
Seus dados
Código de Validação:*
(*) Preencha o código de validação corretamente.

Titulo: Estratégia perfeita, execução mal feita

Mensagem de Erro

Esta é a área central para comunicação entre revendas, distribuidores e fabricantes com a equipe da PartnerSales.
Incentivamos as mensagens de nossos leitores com sugestões de pautas, críticas, elogios ou reclamações.

Seus dados
Código de Validação:*
(*) Preencha o código de validação corretamente.

© Copyright PartnerSales - O site focado em parcerias de negócios e estratégias de vendas. Todos os direitos reservados. Outros nomes de companhias, produtos e serviços podem ser marcas registradas ou marcas de serviços de outros.

Sydow Marketing