Início | Inovações | Liderança & Tecnologias verdes

Inovações

Liderança & Tecnologias verdes

Alessandro Orofino

Publicado em 03/04/2013 às 17:11

“Um dos testes de liderança é a habilidade de reconhecer um problema antes que ele se torne uma emergência.” Arnold Glasgow

Tive a oportunidade de realizar algumas visitas em empresas de TI nas últimas semanas. Passado o ano novo e o carnaval, 2013 inicia sua trajetória a todo vapor.

Votos renovados de reestruturação empresarial tomam seu curso, iniciativas de desenvolvimento de pessoas vão retornando e projetos de pesquisa e inovação em tecnologia também possuem sua continuidade e ganham força. Percebi também as tentativas e até alguns resultados concretos na cultura organizacional e na elaboração do planejamento estratégico, as nuances necessárias e ações práticas, com prazos delimitados, sobre desenvolvimento sustentável.

Vivemos, de fato, num tempo único em relação ao tema. Coca-Cola, em suas práticas, possui retorno de 20% de lucro sobre iniciativas de economia de energia.

Gigantes na área de tecnologia, por outro ladopara lembrar aqui de alguns exemplos concretos, como a HP, falavam e criaram condições de ações sustentáveis muitos anos, ou seja, a iniciativa e a pró-atividade das lideranças neste novo rumo de consciência planetária estava em andamento muito anos antes desta nova ´onda de mercado’.

Se é que é possível oferecer aqui algumas dicas para um novo norte em sua empresa de TI sobre práticas sustentáveis (e independente do tamanho, porte e faturamento da mesma, é claro) aqui vão elas. Serão apenas três mas que sinceramente espero que colaborem com seus negócios de tecnologia ou então que sejam para anexar aos seus projetos de investimento para organizações de TI hoje e nos próximos anos.

• A Sustentabilidade deve ser vista e compreendida pelas lideranças como um novo sistema de crenças empresariais que veio para ficar, e não como algo conveniente, apenas para atender os anseios de uma nova massa de consumidores, ´desejosos´ que a sua organização assim o faça. Mesmo em tempos de crise, as ações de empresas de TI que ´conscientemente´ possuíam ações ´verdes´ não caíram tanto quanto as demais companhias.

Frases típicas de resistências à implementação de programas de desenvolvimento sustentável são comuns´é custo´, ´não tem dinheiro agora´, ´não temos pessoal capacitado´...a Motorola enfrentou este conjunto de questionamentos e se saiu muito bem, com expressivos aumentos de receitas após a implementação de programas conscientes;

Não envolver a cadeia de fornecedores no jogo da sustentabilidade, deduzindo que ´isto não nos interessa, não está no nosso negócio´  deve ser refletido pelas lideranças. Afinal, se a sua empresa produz software de alto nível, ela tem poder de compra e pode muito bem impactar a cadeia geral de seus fornecedores e parceiros, com impactos diretos e indiretos em sua imagem perante a sociedade.

As possibilidades são inúmeras e os resultados favoráveis. Porque não começar ? Porque esperar seu concorrente assim o fazer? E, no final das contas – e esta é uma grande pergunta, mas a resposta pode vir de você – o que existe na cultura de suas lideranças que ainda não começaram a construir um novo mundo?

Alessandro Orofino feed/rss ver artigos deste(a) colunista

Alessandro Orofino

Inovações

Alessandro Orofino é Mestre em Administração pela UNESA, com MBA em Marketing pela ESPM. Professor, palestrante e escritor na área de mudança, inovação e sustentabilidade, com diversos cursos na área, dentre eles, a formação em Design em Sustentabilidade/Gaia, programa especial de desenvolvimento de consultores e gestores para aplicar técnicas de gestão em um mundo de transição econômica, social e cultural. Possui experiência de mais de dez anos em cursos, eventos e gestão de projetos empresariais e educacionais e é fundador da Muda Planeta - Sustentabilidade & Inovação Social, um empreendimento para desenvolver lideranças para transformação global (www.mudaplaneta.com).
 

Artigos Relacionados

voltar

Titulo: Liderança & Tecnologias verdes

Destinatário(s)
Seus dados
Código de Validação:*
(*) Preencha o código de validação corretamente.

Titulo: Liderança & Tecnologias verdes

Mensagem de Erro

Esta é a área central para comunicação entre revendas, distribuidores e fabricantes com a equipe da PartnerSales.
Incentivamos as mensagens de nossos leitores com sugestões de pautas, críticas, elogios ou reclamações.

Seus dados
Código de Validação:*
(*) Preencha o código de validação corretamente.

© Copyright PartnerSales - O site focado em parcerias de negócios e estratégias de vendas. Todos os direitos reservados. Outros nomes de companhias, produtos e serviços podem ser marcas registradas ou marcas de serviços de outros.

Sydow Marketing