Início | Gestão | Escola para Líderes

Gestão

Escola para Líderes

Marco Leone Fernandes

Publicado em 06/05/2013 às 10:14

estória não é nova e nem politicamente correta, mas como percebi que muita gente nunca ouviu, e acho que ilustra bem o contexto da educação executiva, vai...

Imagine um cenário típico dos estados de Michigan, Wisconsin ou Minnesota, ideal para a lenda de Paul Bunyan, onde dois lenhadores competiam para ver quem conseguia cortar mais árvores.

O primeiro lenhador, tão logo começou a competição, iniciou a sua tarefa com muita vontade, e quase sem parar nas duas primeiras horas abriu uma grande vantagem. o lenhador número dois, após analisar bem o terreno, trabalhou também com muito afinco, contudo, parava por 15 minutos a cada hora e sumia. No final da competição, o lenhador número dois ganhou a competição - Pausa.

Cada vez mais, o mercado profissional no Brasil recebe talentosos e jovens executivos “smart on books”- muito maduros intelectualmente e não tão maduros emocionalmenteque vem a competir ou colaborar com experientes e bem sucedidos executivos – “Street smart” maduros emocionalmente e não tão maduros intelectualmenteé deles que dependerá, em boa parte, o futuro da sua empresa.

Um boa forma de preparar esses dois perfis de profissionais adequadamente é a educação executiva, sem nenhuma pretensão de esgotar o assunto, veja aqui algumas das opções disponíveis no mercado.

Um dos programas mais populares é o MBA Executivo, o objetivo desse programa é ajudar jovens executivos, entre 28 e 35 anos em média que estão se desenvolvendo e aperfeiçoando suas capacidades gerenciais; o método preferido é o de estudo de casos, aonde são retratadas situações específicas, normalmente reais, aonde baseada em um conjunto de fatos e informações relevantes descritas no caso, o aluno se coloca no lugar do personagem retratado, analisando as opções e alternativas possíveis para decidir o que faria naquela situação específica. Após uma preparação prévia e individual, o aluno discute o caso em grupo, normalmente formado por outros alunos com perfis complementares, e posteriormente são auxiliados por um professor/facilitador, que como executivo e educador experiente, conduz os alunos em sala de aula  a explorarem todos os aspectos e possibilidades para “solução” ou no mínimo o entendimento adequado daquele caso. O arsenal de ferramentas é grande, e incluem SWOT, Matriz BCG, PESTEL analysis entre outras

Para executivos mais experientes, com vivência de pelo menos 10 anos  em cargos de gerência e direção, programas como PLD ou PMD ajudam o executivo a ampliar a sua capacidade de liderança, a implementar e executar melhor as estratégias definidas pela empresa, assim como ampliam a sua própria capacidade de planejamento estratégico.

Executivos maduros, que tem o desafio de ser o diretor geral ou o presidente de uma empresa, também podem se beneficiar das escolas de negócios para ajudá-los a desenvolver capacidades tais como estratégia, finanças, e liderança tomando por base o que existe de mais moderno em teorias e melhores práticas.

Mesmo para quem já chegou lá há algum tempo, cursos como os AMP , abrangem todos os aspectos da verdadeira  liderança, ajudando o experiente executivo a aprimorar a sua capacidade de julgamento e tomada de decisões em assuntos complexos e ou inéditos, melhorando o grau de eficiência e confiança necessários para o exercício dessa difícil função e para se tornar um executivo global.

Um novo filão que vem sendo muito bem explorado também é o de empresários e empreendedores, entendendo que apesar de muitas semelhanças com a carreira executiva,  existem diferenças significativas nesses dois perfis. Cursos como OPM, recomendados para donos e presidentes dessas empresas, ajudam a desenvolver melhores estratégias, melhorar o  gerenciamentos financeiro e desenvolver as habilidades de negociação desse líder, que assim poderá gerar mais valor para o acionista e aumentar as chances de crescimento e sucesso da sua empresa.

Os herdeiros e sucessores de grandes empresas familiares - mais de 60% das melhores empresas do mundo - possuem desafios específicos que também são tratados nas escolas de negócios, já que lidam com temas específicos e complicados tais como sucessão, controle acionário, acordo de acionistas, solução de conflitos e planejamento da participação da família no futuro dos negócios da empresa.

Grandes escolas nacionais e internacionais oferecem esses cursos em diversos modelos, aqui e no mundo inteiro, entre as mais prestigiadas podemos citar no Brasil, FGV, ISE, Fundação Dom Cabral, bem como as internacionais Harvard Business School, INSEAD, IMD, London Business School, IESE e Wharton Business School. Uma boa maneira de voltar para o banco da escola são os workshops de curta duração (em média 1 semana) que abrangem assuntos específicos como estratégia e negociação, mas que já são um bom começo para tirar a ferrugem e melhorar o network corporativo. Para facilitar a sua vida, grandes publicações a exemplo da Exame e Financial Times, publicam regularmente rankings e análises sobre esses cursos e as melhores escolas de negócios. Voltando aos nossos lenhadores, o resumo da ópera é : tão importante quanto a sua dedicação e esforço para “Cortar as Árvores” é a sua necessidade de preparação e tempo para “Afiar o Machado”, era exatamente isso que o nosso personagem fazia nos intervalos e que deu a ele a vantagem competitiva e a vitória. E você, já afiou seu machado recentemente?

Marco Leone Fernandes feed/rss ver artigos deste(a) colunista

Marco Leone Fernandes

Gestão

Marco Leone Fernandes é administrador de empresas com MBA pela FGV, possuindo vários cursos de especialização em negócios no Insead, Wharton Business School e Harvard Business School. (marcoleone@uol.com.br.). Dê sua opinião sobre este artigo ou faça sugestões para nossos colunistas, envie seu e-mail.
 

Artigos Relacionados

voltar

Titulo: Escola para Líderes

Destinatário(s)
Seus dados
Código de Validação:*
(*) Preencha o código de validação corretamente.

Titulo: Escola para Líderes

Mensagem de Erro

Esta é a área central para comunicação entre revendas, distribuidores e fabricantes com a equipe da PartnerSales.
Incentivamos as mensagens de nossos leitores com sugestões de pautas, críticas, elogios ou reclamações.

Seus dados
Código de Validação:*
(*) Preencha o código de validação corretamente.

© Copyright PartnerSales - O site focado em parcerias de negócios e estratégias de vendas. Todos os direitos reservados. Outros nomes de companhias, produtos e serviços podem ser marcas registradas ou marcas de serviços de outros.

Sydow Marketing