Início | Negociação | Quem sofre mais pressão: vendedor ou comprador?

Negociação

Quem sofre mais pressão: vendedor ou comprador?

Marcel Spadoto

Publicado em 06/05/2013 às 16:40

Muito simples responder que depende, pois tudo depende de alguma coisa! Mas vamos aprofundar a questão, trazendo um pouco mais da realidade de cada um dos profissionais e algumas dicas para facilitar o trabalho de ambos.

Tanto o comprador, como o vendedor, possuem metas, prazos e geralmente estão no final de uma etapa.

Até aqui, temos um belo empate técnico!

Bom, vou sair de cima do muro...

Me desculpe os vendedores, mas na minha opinião o comprador sofre mais pressão, pois não pode errar, não pode se dar ao luxo de fazer uma compra certa e outra errada.

Quando vejo um comprador pressionando o vendedor, na maioria das vezes é uma forma dele saber se o vendedor é confiável. Não deveria ser a forma a ser usada, mas muitas vezes, isso ocorre, porque o vendedor não criou o ambiente de confiança necessário, tanto dele, quanto da empresa que representa. Quem não tem direito de errar, precisar ter certeza, sempre!

Por outro lado, o vendedor que converte 30% das suas propostas em pedidos, é “coroado” e se torna “majestade”!

Nós vendedores podemos criar um ambiente propício para o desenvolvimento saudável da relação, buscando entender as necessidades dos clientes, entrando no universo deles e encontrando soluções para os seus problemas. Quando conquistamos a confiança, tudo fica melhor e mais fácil.

Ninguém é igual a ninguém, as empresas são diferentes, cada negociação é única, então não existe uma receita, mas podemos usar alguns recursos simples e poderosos, tais como:

Podemos ouvir, sim ouvir! Tenho ouvido muitas queixas do lado do cliente, relatando que a área de vendas não ouve e tenta “empurrar” a sua meta goela abaixo, talvez se tenha um certo exagero, mas temos que refletir muito sobre o nosso comportamento;

Fazer perguntas, ao perguntar estimulamos os dois lados, na busca da melhor resposta, quanto menor o nível de dúvida, menor a chance de erro. A confiança cresce nesse momento;

Temos que conduzir a relação, estabelecendo o processo e usando uma metodologia, pois um dos lados precisa pavimentar o caminho e é melhor que seja a área de vendas;

Precisamos descobrir o mais breve possível, se o nosso produto, serviço ou solução, atende as necessidades do cliente e se temos, reais, chances de vender, pois esse é um ponto fundamental, para focarmos nosso tempo e recursos nas oportunidades que valem, realmente, a pena!

Vocês devem estar pensando: puxa vida, isso não é muita pressão para nós de vendas? A resposta é sim, mas temos que usar todos os recursos que temos para aliviar essa carga e encontrar o caminho do sucesso.

O sucesso só vem acompanhado de muito trabalho e planejamento. Não deixem as pequenas coisas e a carga do dia a dia, tirarem você do centro da sua vontade de fazer o melhor e prosperar.

Hoje começa a minha história na PartnerSales! Muito obrigado!

Marcel Spadoto feed/rss ver artigos deste(a) colunista

Marcel Spadoto

Negociação

Consultor, Palestrante, Contador, Economista, Pós-Graduado em Vendas & Marketing pela ESPM, vários cursos em Gestão e Negócios pela FGV. Profissional em Gestão, Colaboração, Marketing, Networking e Vendas, com 35 anos de carreira, foi executivo em empresas como Alcatel-Lucent, Saint-Gobain, Siemens, em integradores e distribuidores de TIC e em startups de seguros online. Atuou como Professor em Vendas e Negociação na FIA-USP. Atuou na introdução da telefonia Celular e IP no país. Atualmente é sócio na Spadoto Consultoria, Fundador e Coordenador da M2BS - Master to Business Solutions, Membro da SBN – Sociedade Brasileira do Networking e Conselheiro da fCN – Founder Carbon Network, BVE – Brasil Vagas Executivas e Grato-ABC Oncologia Infanto-Juvenil. Acesse: br.linkedin.com/in/Spadoto e youtube.com/mspadoto
 

Artigos Relacionados

voltar

Titulo: Quem sofre mais pressão: vendedor ou comprador?

Destinatário(s)
Seus dados
Código de Validação:*
(*) Preencha o código de validação corretamente.

Titulo: Quem sofre mais pressão: vendedor ou comprador?

Mensagem de Erro

Esta é a área central para comunicação entre revendas, distribuidores e fabricantes com a equipe da PartnerSales.
Incentivamos as mensagens de nossos leitores com sugestões de pautas, críticas, elogios ou reclamações.

Seus dados
Código de Validação:*
(*) Preencha o código de validação corretamente.

© Copyright PartnerSales - O site focado em parcerias de negócios e estratégias de vendas. Todos os direitos reservados. Outros nomes de companhias, produtos e serviços podem ser marcas registradas ou marcas de serviços de outros.

Sydow Marketing