PartnerSales

Imprimir

Treinamento

A eterna busca de um profissional como você!

Lucas Chiminazzo

Publicado em 04/09/2018 às 12:16

Temos uma eterna “mania” de tentar canalizar em nossa equipe as nossas deficiências e eu confesso que isso é um grande erro.

Contratar pensando em alguém para te substituir não é o indicado, já que a sua equipe deve estar preocupada em realizar o trabalho como um todo, não apenas fazer aquilo que você não consegue.

O bom empresário deve ter domínio de todos os departamentos de sua empresa (não que precise conhecer a fundo sobre tudo) mas ter noções básicas sobre todos os departamentos será um diferencial no momento de eleger seu time!

Será que ter um profissional como você é uma boa alternativa?

Hoje quando vou buscar meu time, prefiro pessoas com conhecimentos diferentes e que possam somar com os meus, assim posso oferecer soluções ainda melhores aos meus clientes.

Mas o real intuito dessa coluna não é apenas falar sobre contratação, é falar sobre algo ainda mais importante: PADRONIZAÇÃO!

Sua rotatividade anda alta? Está difícil fixar uma equipe de alta performance?

Você já pensou que pode estar faltando padrão em sua empresa? Como estão os departamentos no momento que esse novo profissional chega? Está tudo organizado? Você sabe exatamente tudo o que precisa ser feito?

Fiz um teste recente de adiar umas contratações e criar um domínio sobre determinados departamentos que acabavam na responsabilidade dos profissionais, trouxe isso para mais perto de mim e das lideranças.

Sabem qual foi o resultado?

Uma contratação muito mais sadia e segura! O novo profissional já entrou com todas as normas estabelecidas e teve uma facilidade imensa em desempenhar um bom trabalho e o melhor, caso esse profissional não se sustente por muito tempo no cargo, ainda temos um processo todo padronizado para que não gere mais sofrimento no futuro!

Tivemos como foco a padronização primeiramente do espaço! Reorganizamos tudo, gavetas, itens de utilidade e tudo o que era físico, após isso começamos a entender o processo desse departamento do começo ao final, tentando entender como as coisas realmente funcionavam e se tinha alguma chance de erro durante esse processo.

Feito isso, ficamos instalados por 1 semana no departamento, entendendo e fazendo todo o trabalho que seria desse profissional, tentando entender os erros pontuais e também tudo o que pode acontecer durante o período.

Nossa Lucas, mas realmente precisa de tudo isso?

Olha, vou te dizer, depois disso tenho ficado mais despreocupado, tem sido bem mais fácil o andamento e tudo o que envolve esse departamento, da contratação até os prazos de entrega desses trabalhos!

Então quando for pensar em contratar um profissional como você para sua equipe, tente entender primeiramente se você seria capaz de ser como ele! Se caso ele faltasse ou deixasse de existir em sua empresa, você conseguiria dar andamento ao trabalho com perfeição?

Quando falo em treinamento, falo de maneira macro, padronizar seus departamentos é uma das formas mais consistentes de treinar sua equipe!

Deixe seus líderes conscientes disso!