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Entrevista Especial

Entrevista Especial TOTVS

Por Virgínia Santos

Publicado em 07/08/2017 às 14:49

TOTVS vivencia o processo de transformação digital para alavancar as oportunidades de negócios

Recentemente a TOTVS, provedora de soluções de negócios para empresas de todos os portes, inaugurou sua nova sede, com mais de 65 mil m², na Zona Norte de São Paulo, que foi inspirada em modernas companhias do Vale do Silício. A ideia foi criar um novo layout e priorizar a tendência de open spaces, com grandes áreas de trabalho, sem divisórias, para promover a livre circulação de pessoas, compartilhamento de ideias e a produção de conhecimentos.

Em um ambiente inspirador, a cultura da companhia de maior interação entre os colaboradores ganhou um forte impulso no estímulo do trabalho criativo e colaborativo.

Vale ressaltar que a empresa vive um momento de ruptura tecnológica e investe no processo de transformação digital em todo o sistema de produção. Para conhecer os novos desafios da companhia no Brasil, conversamos com Laércio Cosentino, CEO da TOTVS.

 

PS: Em junho completou-se dois anos da Jornada da empresa rumo a Transformação Digital (DX), como está sendo este período e o que vocês esperam para os próximos dois anos?

LC: Estamos vivendo uma nova fase da companhia, impulsionada pelas mudanças de comportamento da sociedade, e isso estruturou a nossa transformação digital em uma jornada de quatro anos, iniciada em 2015, dividida em três pilares: Cultura e Ambiente: o colaborador no centro da inovação – Foi realizado um forte investimento em cultura e ambiente, tendo a nova sede projetada para ser um ambiente inspirador e com maior integração entre as pessoas. Fato que facilita e estimula o trabalho criativo e colaborativo entre os profissionais, além de atrair novos talentos que buscam ambientes dinâmicos e estimulantes. O colaborador é incentivado a fazer parte da mudança da empresa.

Processo e Atendimento: + rápido + simples – Oferecer um atendimento mais rápido e simples aos clientes é outro ponto priorizado pela companhia em seu processo de transformação. Alinhada ao modelo de negócios disruptivos, sem intermediações e com possibilidade de escalonar, a TOTVS oferece uma nova plataforma digital, que vai além de ser um e-commerce. É um novo jeito de desenvolver e entregar softwares de gestão (ERP) e demais serviços agregados, 100% na nuvem.

Oferta e Portfólio: inovação no DNA – Para atender a essas novas demandas, a companhia tem investido, cada vez mais, em soluções mobile, Cloud, cognitivas e baseadas em inteligência artificial. O foco é oferecer uma maior conveniência aos clientes para que eles possam ter acesso a tecnologias cada vez mais leves, de forma simples e rápida.

Além disso, a TOTVS consolidou toda a sua visão, missão e valores em três princípios que pautam todas as ações realizadas, que são: “Valorizamos gente boa que é boa gente”, “O sucesso do cliente é nosso sucesso” e “Tecnologia + Conhecimento são o nosso DNA”.

 

PS: Recentemente você mencionou durante uma coletiva de imprensa que a experiência do consumidor direciona os novos negócios, explique-nos como se dá este processo?

LC: A tecnologia está ditando a nova maneira de se fazer negócios, desbancando indústrias antigas e mudando setores inteiros de mercado. A transformação digital atinge todas as empresas e setores. O que motivou essa revolução, impulsionada pela tecnologia, foi antes de tudo o desejo das pessoas de compartilharem informações de forma colaborativa e conectada.

A sociedade decidiu se conectar e esse comportamento mudou como as pessoas passaram a consumir serviços e produtos, com a possibilidade de fazer isso de qualquer lugar, em qualquer hora. Esse movimento foi o gatilho para o mercado corporativo, que, agora, precisa se adaptar e não pode mais focar só no seu core business, mas também na decisão sobre qual tecnologia vai entregar o seu produto ou serviço.

 

PS: Como está a atuação da companhia no Brasil atualmente?

LC: A TOTVS e líder absoluta no mercado voltado a pequenas e médias empresas (SMB) na América Latina, com mais de 50% de market share no Brasil. Possuímos cinco filiais no Brasil (São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Belo Horizonte e Pernambuco), 52 franquias e cinco mil canais de distribuição.

No exterior, temos sete unidades próprias e cinco centros de desenvolvimento que, no total, que estão espalhados por diversos países, como Estados Unidos, México, Argentina, Colômbia, Portugal, China e Taiwan.

 

PS: Quais são as estratégias da empresa para firmar-se como um dos principais players no mercado nacional diante da Transformação Digital do mundo corporativo?

LC:Somos uma multinacional brasileira de tecnologia, especializada no desenvolvimento de soluções de negócios para empresas de todos os portes e segmentos. Atuamos com softwares de gestão (ERP), plataformas de inteligência artificial, produtividade e colaboração e Internet das coisas, além de oferecer hardware e consultoria.

Com mais de 30 anos de atuação, conhecemos o mercado brasileiro como nenhuma empresa. Além disso, a inovação faz parte do nosso DNA. Nos últimos cinco anos, investimos mais de R$ 1 bilhão em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) para estarmos sempre preparados, e a um passo na frente, para oferecer aos clientes as melhores soluções para torná-los mais eficientes e competitivos no mercado em que atuam.

 

PS: Fale-nos sobre a nova sede da TOTVS em que o colaborador está no centro da inovação?

LC:A TOTVS sempre foi uma empresa pautada em pessoas. Com a transformação digital dos negócios, elas se tornaram ainda mais importantes. Sem um ambiente que fomente e incentive a colaboração, criatividade e novas ideias, nada disso é possível. Nossa nova sede foi pensada para viabilizar esse processo de criação e disrupção (além de atrair mais talentos e envolver os TOTVERS (colaboradores da companhia)) em uma cultura que os inspira a serem digitais, curiosos e fanáticos por resultados.

 

PS: O que a empresa oferecerá de novidade para os parceiros? Quais as linhas de produtos e soluções que vocês pretendem dar destaque neste ano?

LC:Dentre as novidades está o lançamento da solução de RH da marca. No Brasil, culturalmente, a área de Recursos Humanos é focada em processos burocráticos e obrigações legais e quando falamos em tecnologia para gerenciar o capital humano, o cenário ainda é desafiador. No mercado, existem muitas empresas que fazem atividades como recrutamento e seleção, treinamentos e gestão de desempenho dos seus colaboradores de maneira manual ou com o uso de planilhas. Tudo isso, dificulta a profissionalização da gestão e faz o RH ser mais operacional do que estratégico. Empenhados em suprir essa carência do mercado, somado a um amplo potencial de vendas em empresas de todos os portes, segmento e regiões, estamos investindo R$ 20 milhões pelos próximos três anos neste novo produto – que já nasce SaaS (software como serviço), acompanhando o movimento da companhia em venda de software por subscrição, e mobile para proporcionar a esses profissionais a melhor experiência possível na gestão de outros profissionais e de suas carreiras.

 

PS: Por falar em novidades, explique-nos sobre a nova plataforma de dados baseada na tecnologia de inteligência artificial, a Carol, como o canal poderá ter sucesso nas transações comerciais revendendo esta nova tecnologia?

LC: A Carol é nossa plataforma de dados de qualidade e inteligência artificial. A tecnologia marca o início de uma nova era de inovação na empresa e possibilita analisar a propriedade dos dados nas organizações e ampliar a capacidade de análise e a velocidade de tomada de decisões diante de um volume crescente de informações. A Carol é uma assistente virtual, capaz de responder perguntas e sugerir insights de negócios.

Uma das aplicações desenvolvidas com a plataforma de IA foi com a Bematech, empresa do Grupo TOTVS de dispositivos inteligentes e IoT. Partindo do Bemacash, solução para ponto de venda voltada aos micro e pequenos varejos, a Carol passou a receber dados das vendas realizadas pelos clientes, através de componentes de IoT com extrema velocidade, performance, segurança e privacidade. Com milhões de recibos sendo processados por dia, a primeira ação tomada pela plataforma é o saneamento e a qualificação desses dados. Por exemplo, somente o produto Coca-Cola foi registrado de 986 formas diferentes pelos estabelecimentos analisados. Utilizando técnicas de Deep Learning(IA), Algoritmos Genéticos e Redes Neurais, a tecnologia consegue entender que todos são refrigerantes produzidos pela mesma empresa com diferentes sabores e tamanhos.

O próximo passo então é utilizar a base de aprendizagem da máquina para levar insights de negócios a esses comércios. Desta forma, os empresários podem entender como eles estão se saindo no seu segmento em comparação aos concorrentes da região, qual a previsão de vendas baseada em eventos externos, como clima e feriados, e até planejar uma expansão. Após dois anos de desenvolvimento, pesquisas e testes, a Carol continuará sendo enriquecida para ser disponibilizada em definitivo ao mercado, até o final do ano, com mais habilidades e para diversos segmentos.

Os modelos de comercialização ainda estão em definição e serão disponibilizados aos canais e ao mercado até o final de 2017.

 

PS: O que o parceiro deve fazer para atender a nova demanda das novas tecnologias presentes nas empresas?

LC:A TOTVS acredita na atuação através de canais de distribuição. Trabalha neste modelo desde o início de sua operação e hoje, neste segmento, possui uma rede de franquias e canais complementares que atuam em todo o território nacional, promovendo uma ampla capilaridade no segmento SMB e reforçando valores de regionalização em busca do engajamento e fidelização por meio da proximidade com o cliente.

Estes parceiros desenvolvem equipes voltadas às soluções especializadas, promovendo uma contínua construção de conhecimento com o cliente final. O objetivo é que o canal que representa a TOTVS possa levar ferramentas de produtividade ao negócio do cliente e provocar nas pessoas que interagem com a solução, o consumo de informações que permitam não só a gestão operacional, mas o acompanhamento das estratégias do negócio.

 

PS: Como é o relacionamento da TOTVS com as empresas parceiras e com os canais?

LC:  Os canais são considerados parte integrante da companhia e apoiamos suas operações promovendo capacitação contínua, apoio comercial, desenvolvimento de planos de negócio e acompanhamento de resultados. Compartilhamos de forma ativa as novidades e políticas de atuação. Realizamos encontros frequentes em busca de sinergia e do entendimento das necessidades dos clientes, bem como promovemos o desdobramento da estratégia TOTVS no curto, médio e longo prazo. Fornecemos ainda o acesso à ferramentas de apoio à gestão e operação do parceiro, compartilhando direcionadores e fomentando comportamentos alinhados à cultura TOTVS com o intuito dos parceiros vivenciarem o mesmo atributo que a nossa operação própria: tecnologia e conhecimento como parte do nosso DNA.

 

PS: Vocês terão eventos voltados para as revendas neste ano? Se sim, quando eles serão?

LC:  Para os canais já homologados, promovemos encontros onde trocamos conhecimento e boas práticas de negócios, além do desdobramento das estratégias da empresa. Para interessados em ser canal TOTVS temos encontros virtuais regulares onde é apresentada a proposta de negócios e os modelos de atuação.

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Titulo: Entrevista Especial TOTVS

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