Início | Antena | Trend Micro investiga destino de dados roubados

Antena

Trend Micro investiga destino de dados roubados

PartnerSales

Publicado em 09/08/2017 às 15:00

  De acordo com a Trend Micro, o roubo de identidade é atualmente uma mina de ouro para os cibercriminosos. O roubo de identidade já é um problema em si, mas o dano real e tangível usualmente acontece depois do ataque quando o hacker usa as informações roubadas para fins maliciosos.

A obtenção de informações como os dados do cartão de crédito da vítima, e outros, pode ter consequências devastadoras para um usuário. A companhia decidiu investigar a fundo onde exatamente essas informações poderiam parar.

Elas são vendidas em mercados clandestinos? Talvez reunidas com outras informações roubadas e vendidas para empresas legítimas? Usadas para fraude em pagamentos?

A pesquisa demonstrou que, em termos de predominância, a perda ou roubo de dispositivos foi a primeira causa para o roubo de informações.

A atividade de hackers, disseminação de malware e vazamentos internos foram também razões bem classificadas no ranking de causas.

Métodos que causaram o maior número de roubo de dados entre o período de janeiro de 2005 a abril de 2015:

 - 41% perda ou roubo de dispositivos;

 - 25% malware ou hacking;

 - 12% vazamento interno de dados.

Roubo de dados no Brasil

No Brasil, as informações pessoais dos cidadãos são vendidas em vários fóruns da Internet como já reportado no relatório “Subindo na Hierarquia”.

Sites como “TudoSobreTodos” que virou notícia no passado são frequentemente vistos. Além disso, grandes listas e bancos de dados possivelmente vazados de sistemas do governo, transportes, saúde e dados de cartão de crédito são comercializados.

Considerando sua própria segurança, o hacker prefere vender os dados do que usá-los diretamente para cometer fraudes (sendo que esta opção torna o cibercriminoso mais facilmente rastreável).

 

De acordo com Fernando Mercês, pesquisador sênior de ameaças e segurança da Trend Micro , a tendência desse comércio é infelizmente aumentar, já que milhares de empresas, instituições financeiras e serviços ao cidadão realizam as transações pela Internet, para facilitar a oferta.

Os cibercriminosos aproveitam desta grande massa de volume de dados na Internet para explorar os sistemas onde a segurança é falha e acabaram criando um novo mercado paralelo de venda de informações.

voltar

Titulo: Trend Micro investiga destino de dados roubados

Destinatário(s)
Seus dados
Código de Validação:*
(*) Preencha o código de validação corretamente.

Titulo: Trend Micro investiga destino de dados roubados

Mensagem de Erro

Esta é a área central para comunicação entre revendas, distribuidores e fabricantes com a equipe da PartnerSales.
Incentivamos as mensagens de nossos leitores com sugestões de pautas, críticas, elogios ou reclamações.

Seus dados
Código de Validação:*
(*) Preencha o código de validação corretamente.

© Copyright PartnerSales - O site focado em parcerias de negócios e estratégias de vendas. Todos os direitos reservados. Outros nomes de companhias, produtos e serviços podem ser marcas registradas ou marcas de serviços de outros.

Sydow Marketing