Início | Mercado | Intel apresenta o primeiro FPGA integrado à memória com foco em HPC e data center
Mercado
Intel apresenta o primeiro FPGA integrado à memória com foco em HPC e data center
PartnerSales
Publicado em 08/01/2018 às 17:00A Intel anuncia a disponibilidade do Intel Stratix 10 MX FPGA, primeiro Field Programmable Gate Array (FPGA) integrado à memória DRAM com grande largura de banda (HBM2). Ao unir FPGA e HBM2, o Intel Stratix 10 MX FPGA pode oferecer uma largura de banda de memória até 10 vezes maior quando comparado a soluções DDR indviduais1.
Esse tipo de largura de banda faz do Intel Stratix 10 MX FPGAs o acelerador multifunção ideal para computação de alto desempenho (High Performance Computing - HPC), data centers, virtualização de funções de rede (NFV) e aplicações de broadcasting que exigem acelerador de hardware para tornar o tráfego de dados em massa mais rápido, além de transmitir estruturas de fluxos de dados.
Em ambientes HPC, a capacidade de compactar e descompactar dados antes ou depois da transmissão em massa é fundamental. Os FPGAs com HBM2 podem comprimir e permitir tráfegos intensos mais velozes do quando usados FPGAs independentes.
Nos ambientes de análise de dados de alto desempenho (High Performance Data Analytics - HPDA), as estruturas de fluxos de dados como Apache* Kafka e Apache* Spark Streaming exigem aceleração de hardware em tempo real. O Intel Stratix 10 MX FPGA pode ler/gravar dados simultaneamente e criptografar/descriptografar dados em tempo real, sem sobrecarregar os recursos da CPU. "Para acelerar de forma eficiente essas cargas de trabalho, a largura de banda da memória precisa acompanhar a grande explosão dos dados", disse Reynette Au, vice-presidente de marketing do Grupo de Soluções Programáveis da Intel. "Criamos a família Intel Stratix 10 MX de FPGAs para fornecer uma nova classe de aceleradores de dados multifunção baseados em FPGA para os mercados HPC e HPDA".
A família Intel Stratix 10 MX de FPGAs oferece uma largura de banda de memória máxima de 512 gigabytes por segundo com HBM2 integrada. A HBM2 empilha verticalmente camadas de DRAM usando a tecnologia TSV (Through-Silicon Via). Essas camadas de DRAM ficam sobre uma base que se conecta ao FPGA usando microcolisões de alta densidade.
A família Intel Stratix 10 MX utiliza a Embedded Multi-Die Interconnect Bridge (EMIB) da Intel que acelera a comunicação entre a malha FPGA e a DRAM. A EMIB integra de modo eficiente a HBM2 com uma malha FPGA monolítica de alto desempenho, eliminando o gargalo da largura de banda de memória com pouco consumo de energia.
Notícias Relacionadas
- 18/04/2018 às 15:00
Microsoft apresenta soluções inteligentes de segurança para ajudar as empresas a gerenciar ameaças da nuvem à fronteira - 18/04/2018 às 11:00
Palo Alto Networks anuncia intenção para adquirir Secdo - 16/04/2018 às 13:00
Lenovo amplia portfólio ThinkSystem Networking e oferece soluções completas para data center no mercado nacional - 13/04/2018 às 15:00
Panda Security reforça estrutura de canais com apoio da Officer no Brasil - 12/04/2018 às 15:00
Bematech unifica operações em nova sede e foca toda sua atuação em IoT
