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Entrevista Especial

Entrevista Especial com Luís Rogério Moraes, da EsyWorld

Por Virgínia Santos

Publicado em 02/08/2018 às 10:31

EsyWorld, Distribuidora de Valor Agregado, celebra 18 anos de atuação no mercado nacional

 Em 18 anos de sua atuação no mercado brasileiro, a EsyWorld é considerada uma das maiores distribuidoras de valor agregado.

A companhia disponibiliza soluções de segurança, softwares de gerenciamento, monitoramento e criptografia de informações no país e foi pioneira na distribuição da Kaspersky em todo o território nacional.

Vale ressaltar que atualmente, a Esy possui aproximadamente  4 mil parceiros de canais, incluindo revendas e integradoras de segurança e visa dar todo o apoio necessário para que as mesmas ampliem suas vendas. Recentemente conversamos com Luís Rogério Moraes, CEO da EsyWorld que discorreu sobre a importância da segurança digital no mundo corporativo. 

 

PS: Conte-nos um pouco da sua trajetória profissional.

Luís Rogério Moraes: Minha trajetória começou em 1992 quando cursei a faculdade de Engenharia da Computação na Universidade Federal de São Carlos. Naquele momento sabia que seguiria carreira nessa área. Me destaquei em cursos e eventos da faculdade. Daí para o caminho da segurança da informação e a consolidação da minha trajetória foi instantâneo. Em meados de 2000, abrimos a EsyWorld e, nesses 18 anos de atuação, ajudamos a escrever a história de grandes empresas da área de segurança.

 

PS: Por quais empresas você já atuou antes de entrar na EsyWorld?

LM: Antes de empreender e seguir carreira solo com a EsyWorld, atuei em empresas da área tecnologia onde percebi o grande potencial desse segmento, principalmente quando pensamos em segurança digital, já que hoje grande parte das transações acontecem no universo online e isso requer cada vez mais cuidado por parte das empresas.

 

PS: Qual o desafio do cargo que ocupa na companhia?

LM: É garantir uma equipe sempre altamente capacitada e motivada para que nossos parceiros (fabricantes e revendas) tenham o melhor atendimento e serviço. Além disso, é preciso estar sempre antenado e à frente na oferta de produtos que estejam alinhados com as necessidades de cada empresa, seja ela micro, pequena, média ou de grande porte e também do nosso canal. A segurança da informação é um ponto extremamente relevante na saúde de uma empresa, mas às vezes é renegada e deixada de lado e algumas companhias só percebem isso quando algum problema acontece. Enfim, é preciso entender do mercado e oferecer argumentos que mostrem a importância da segurança da informação em um mundo cada vez mais conectado.

 

PS: Como está a atuação da Esy no Brasil atualmente?

LM:Nos últimos anos, a EsyWorld tem registrado ótimos resultados e tem cada vez mais se aprimorado em ser uma Distribuidora de Valor Agregado Real. Atingimos a nossa meta, aumentamos a equipe e hoje estamos prontos para grandes novidades que virão neste segundo semestre. Inclusive, estamos em comemoração dos nossos 18 anos, de casa nova.

 

Além disso, a Esy tem seguido forte na sua ampliação de portfólio, buscando oferecer soluções de segurança de A à Z, cada uma cuidando de um ponto importante da segurança de uma empresa. Distribuímos hoje sete grandes marcas: AlienVault, Barracuda, BlackBerry, Ipswitch, Kaspersky, Zerto e agora também a Proofpoint. Vale ressaltar que somos a principal distribuidora de duas delas: Kaspersky e Barracuda.

 

PS: Quais são as estratégias da empresa para firmar-se com uma distribuidora de valor agregado especialista em segurança da informação?

LM:Buscamos oferecer o que realmente faz a diferença no dia-a-dia do canal. Sabemos que preço é importante, mas vemos que outros fatores como: oferta diferenciada de pagamento, apoio de marketing e serviços, treinamentos de capacitação, entre outros, são tão fundamentais quanto preço. Já vimos revendas firmando parceria com outra distribuidora, mas que, em questão de tempo, voltaram a comprar conosco por conta de todos esses diferencias. Além disso, temos uma estrutura com cerca de 60 profissionais altamente capacitados, focados e dedicados em levar todo o apoio necessário para que a revenda tenha grandes conquistas.

 

PS: Qual a expectativa da empresa para este semestre?

LM:A nossa expectativa é manter o crescimento que temos conquistado nos últimos anos e ampliar a penetração dos fabricantes que distribuímos em todo território nacional de uma forma sólida, tornando-os cada vez mais essenciais nas estruturas de TI das pequenas, médias e grandes corporações.

 

PS: Como a companhia avalia o setor de segurança no Brasil?

LM:O mercado de TI e de Segurança vai continuar crescendo, independente das oscilações que estamos enfrentando. Ter uma estrutura segura tem se tornado essencial para a sobrevivência das empresas. Hoje, um simples clique em um link pode colocar em xeque os dados sensíveis daquela companhia, colocando-a em risco – inclusive a sua saúde financeira, por exemplo. Por isso, as novas tecnologias continuarão a ganhar cada vez mais espaço nas empresas e, com isso, o mercado deve continuar aquecido.

 

PS: O que a empresa oferecerá de novidade para os parceiros? Quais as linhas de produtos e soluções que vocês pretendem dar destaque nos próximos meses?

LM: Estamos com diversos projetos em andamento, além – é claro – da ampliação de portfólio. Vem mais novidade nos próximos meses por aí.  Aumentaremos também os esforços na oferta das soluções SAAS da Kaspersky e de nossos parceiros que tenham essa modalidade.

 

PS: A empresa fechou alguma parceria recente que contribuiu para ampliação dos negócios?

LM:Sim. Fechamos a parceria com a Proofpoint, solução de ponta para proteção de e-mail presente quase que na totalidade das 100 maiores empresas do mundo de acordo com o ranking Forbes  recentemente, e isso já tem resultado em novos negócios. Este segmento precisa de muito investimento ainda por parte das empresas, menos de 10% se preocupam com o e-mail. Com isso o avanço de ataques sofisticados via e-mail é constante e cada vez mais as empresas deverão prestar atenção nesse tipo de solução. Vale destacar aqui que para que sigamos ampliando o volume de negócios de uma nova fabricante, apostamos na capacitação contínua da revenda e do seu time. Além disso, seguiremos também ampliando o nosso quadro de revendas para atuarem com as nossas fabricantes.

 

PS: Fale-nos sobre as soluções On-premise e cloud que a EsyWorld disponibiliza?

LM:Nosso foco é oferecer ao mercado marcas que garantam de A à Z a proteção para micro, pequenas, médias e grandes corporações, com isso separamos as soluções dessas fabricantes de duas formas, On-premise e Cloud, sendo que neste caso agregamos em um só lugar as melhores soluções de segurança na nuvem. Buscamos entre as nossas fabricantes as soluções de Cloud que possam realmente fazer a diferença para o cliente final.

 

PS: O que tem a falar sobre as novas tecnologias que ditam o setor de TI do mundo moderno? O que tem sido feito para preparar o canal diante da Transformação Digital?

LM:Cada vez mais, nós apoiaremos o canal em novas tecnologias, não sabemos mais viver sem elas. Seja no campo corporativo ou doméstico. Sabemos, no entanto que, caminhando lado a lado à evolução das novas tecnologias, estão as ações de pessoas mal intencionadas e, para combater  isso buscamos oferecer soluções que garantam um ambiente seguro e livre de ameaças. Do ponto de vista corporativo, as empresas já estão enxergando que a análise de comportamento e a correlação de eventos são essenciais para promover uma rápida identificação de possíveis ataques e assim não colocar o seu negócio em risco. Para isso, por exemplo, temos a AlienVault, uma empresa dedicada em identificar algum problema na rede para que a correção seja aplicada imediatamente. Um segundo pode ser decisivo no mundo de segurança.

 

PS: Vocês disponibilizam ações em prol do canal como treinamentos e certificações se sim como funcionam?

LM: Sim. Temos um Centro de Treinamento focado em desenvolver o canal, capacitando-o de forma eficaz para o atendimento do cliente final. Mensalmente oferecemos webinars sobre as nossas fabricantes, seja com abordagem mais comercial ou técnica. É preciso que a revenda conheça o mercado e tenha cada vez mais subsídios para argumentar e apresentar as soluções com uma abordagem assertiva.

 

PS: Por falar em treinamento, a EsyWorld é a única empresa que disponibiliza um Centro de Treinamento Oficial das soluções Kaspersky Lab, no Brasil e na América Latina, como ele funciona?

LM: Ao longo dos anos de parceria com a fabricante russa, capacitamos nossa equipe, que conta com um dos técnicos mais premiados e com alta pontuação entre os trainers da Kaspersky de todo o mundo. E é isso que queremos para nossas revendas também, que se capacitem. Se aprimorem nas soluções que distribuímos e que sejam as melhores em seus locais de atuação. Sobre o Centro de Treinamento, temos edições periódicas com foco nas soluções básicas e de criptografia. Em paralelo, oferecemos também diversos tipos de treinamentos customizados tanto para nossas revendas quanto para seus clientes.

 

PS: Quais são os benefícios dos canais que trabalham com a empresa?

LM: Aqui na Esy, o canal conta com uma estrutura focada em auxiliar no desenvolvimento do seu negócio, apoiando-o inclusive no planejamento e estratégia de marketing e de eventos, ajudamos no pré-venda, na realização de POCs e também oferecemos apoio por meio da nossa unidade de negócios EsyGov para a revenda que necessite de ajuda nos negócios de governo, passando pela análise de edital até o pregão, por exemplo. Além disso, oferecemos condições comerciais exclusivas ao canal, como, por exemplo, um parcelamento diferenciado, contamos também com toda a estrutura de uma empresa voltada e focada para que cada negociação seja realizada com sucesso.

O canal sabe que pode contar com o time da Esy, em todos os momentos.

 

PS: Vocês terão eventos voltados para as revendas? Se sim, quando eles serão?

LM: Sim. Temos vários eventos ao longo do ano. Acabamos de lançar o evento BOTECH – que é uma nova forma de nos relacionarmos com os nossos canais, colocando-os cada vez mais perto da fabricante para discutirmos assuntos relevantes, de uma maneira descontraída, mas com conteúdo.  Faremos também mais edições dos nossos road shows em todo o Brasil com o intuito de levar conhecimento para os canais e uma abordagem comercial que consiga agilizar o processo de decisão das empresas. Participaremos também, ao lado da Ipswitch, da edição brasileira do Gartner sobre Segurança e Risco, onde apresentaremos as soluções da fabricante e como monitorar e transferir de forma segura os arquivos de uma empresa. Além disso, realizaremos vários eventos ao lado da própria revenda para que ela fidelize seus clientes.

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