Início | Antena | Estudo da Trend Micro destaca que para empresas, quebra de confiança do cliente é maior consequência de um cibertaque

Antena

Estudo da Trend Micro destaca que para empresas, quebra de confiança do cliente é maior consequência de um cibertaque

PartnerSales

Publicado em 08/08/2018 às 15:00

Um novo estudo divulgado pela Trend Micro aponta que as empresas estão preocupadas com as consequências de um ciberataque, mas ainda despreparadas. A análise apresenta resultados investigaram as preocupações das corporações com ciberataques ligados à internet das coisas (IoT) pesquisa, feita em conjunto com a especialista Vanson Bourne, ouviu 1.150 tomadores de decisões de TI e segurança pelo mundo, e indica uma grande discrepância entre o investimento em sistemas de IoT e o investimento em segurança para protegê-los. 

Conforme o número crescente de dispositivos conectados expõe as empresas a mais ameaças cibernéticas, quase metade (43%) dos tomadores de decisões de segurança e TI dizem que a segurança é algo em que pensam tardiamente quando implementam projetos de IoT (chegando a 46% na Alemanha).  Além disso, embora quase dois terços (63%) concordem que ameaças de cibersegurança ligadas à IoT aumentaram nos últimos 12 meses (passando para 71% no Reino Unido e nos EUA), somente pouco mais da metade (53%) acreditam que dispositivos conectados sejam uma ameaça para a sua própria organização (no Japão são 75%).   

Os resultados sugerem que, talvez, só haja um mínimo de testes sendo feitos antes da implementação, que garantiriam que novos dispositivos nos ambientes corporativos estão seguros.  A pesquisa também mostrou que:

- Empresas sofreram uma média de três ataques em dispositivos conectados nos últimos 12 meses;

– 38% das que já implementaram, ou planejam implementar, uma solução de IoT, colocam tomadores de decisões de segurança no processo de implementação;

- Esse número cai para um terço (32%) na implementação de smart factories. A proporção é semelhante para empresas que empregam o auxílio de equipes de segurança para a implantação de projetos de smart utility (31%) e wearables (30%).

Esses dados sugerem que um número substancial de empresas ao redor do mundo podem estar involuntariamente se expondo a uma série de ameaças.

"Sistemas de IoT são o futuro das empresas e muitos novos tipos de dispositivos conectados estão entrando nas redes corporativas," disse Kevin Simzer, diretor de operações da Trend Micro. "Embora isso seja bom para as operações das empresas, os sistemas operacionais de dispositivos IoT não são projetados de um modo que facilite aplicação de patches, o que cria um problema de risco cibernético universal. O investimento em medidas de segurança deveria refletir o investimento em melhorias do sistema para melhor mitigar o risco de uma quebra de segurança que possa ter um grande impacto tanto nos resultados quanto na confiança dos clientes".

Segurança, responsabilidade, reputação e impacto no negócio.

De acordo com as empresas, as maiores consequências de uma quebra de segurança incluem a perda de confiança dos clientes (52%) e, logo em seguida, perdas financeiras (49%). Apesar de a recente adoção do GDPR constantemente relembrar muitos sobre isso, as consequências seguintes receberam classificações menores. Algumas das áreas que as empresas acreditam que uma quebra de segurança de IoT iria afetar são:

  • Confiança dos clientes (52%)
  • Perdas financeiras (49%)
  • Perda de dados pessoais identificáveis (32%)
  • Ser multado pelos órgãos reguladores (31%) 
  • Quebrar os regulamentos de segurança de dados (28%)
voltar

Titulo: Estudo da Trend Micro destaca que para empresas, quebra de confiança do cliente é maior consequência de um cibertaque

Destinatário(s)
Seus dados
Código de Validação:*
(*) Preencha o código de validação corretamente.

Titulo: Estudo da Trend Micro destaca que para empresas, quebra de confiança do cliente é maior consequência de um cibertaque

Mensagem de Erro

Esta é a área central para comunicação entre revendas, distribuidores e fabricantes com a equipe da PartnerSales.
Incentivamos as mensagens de nossos leitores com sugestões de pautas, críticas, elogios ou reclamações.

Seus dados
Código de Validação:*
(*) Preencha o código de validação corretamente.

© Copyright PartnerSales - O site focado em parcerias de negócios e estratégias de vendas. Todos os direitos reservados. Outros nomes de companhias, produtos e serviços podem ser marcas registradas ou marcas de serviços de outros.

Sydow Marketing