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Canalys 2018

Por Virgínia Santos

Publicado em 05/12/2018 às 14:49

O evento se firma mais uma vez como principal palco de inovação para as fornecedoras de tecnologia

Entre os dias 06 e 08 de novembro, a Canalys 2018, considerada a maior feira independente de canais de TI na América Latina e Caribe, reuniu  fornecedores de tecnologia, distribuidoras e revendas  para discutir as tendências mundiais como Cloud, Hiperconvergência, IoT, Big Data (Social Midia), AI, AR, entre tantas outras, que já fazem parte do nosso dia a dia.

Vale reforçar que pela segunda vez em sua quinta edição, o evento foi realizado na cidade do Rio de Janeiro.

Neste ano, os organizadores da feira apresentaram a primeira comunidade online de canais em Ti em todo mundo, a Candefero que possibilitou maior interação entre os participantes que puderam agendar suas reuniões de negócios antes mesmo do evento começar.

No mundo globalizado, é fundamental que as feiras se reinventem para trazer conteúdo relevante para todo o ecossistema e a Canalys é um exemplo de evento que se transforma a cada ano para atender às expectativas do público. “A inovação está presente na América Latina que é uma região com grande potencial para fazer negócios, por isso estamos aqui para apresentar quais as novas tecnologias que devem movimentar as vendas nos próximos anos. O canal que quer ter sucesso precisa conhecer as novas formas para atender os clientes no mundo corporativo”, afirma Steve Brazie, presidente, CEO e orador principal da Canalys.

 

Participações importantes no celeiro de inovações tecnológicas da América Latina e Caribe

 

A edição 2018 contou com a presença de vários expositores e milhares de visitantes ávidos a conhecerem quais são as novidades do segmento que se reinventa a cada ano.

Em sua participação, a Lenovo apresentou o bom momento que a empresa vive no país, neste ano, a companhia desmembrou a área de Data Center Group (DCG) da de PCs e dispositivos inteligentes. “A Lenovo DCG vem em um ritmo de crescimento muito interessante e especificamente para a o mercado de Datacenter no Brasil e no restante da América Latina. No Brasil saímos de um Q2 (de acordo com o IDC) onde dobramos nosso market share. A nossa participação na Canalys permite estarmos próximos de todo o ecossistema de parceiros, observando o mercado e as novas megatendências”, pontua Rodrigo Guercio, general manager para a divisão de Data Center no Brasil.

José Luis Fernandez, presidente de América Latina e CAC (América Central e Caribe) da Lenovo, reforça que desde janeiro a companhia está tendo uma ótima fase. “Participar do evento é muito importante, pois facilita a interação entre o canal e a Lenovo onde podemos criar critérios simples e totalmente transparentes com incentivos para o parceiro. Diante da onda digital, a Lenovo prepara os canais para fazer uma venda consultiva que permita o sucesso nas vendas”, agrega.

Já Patrícia Cocozza, diretora de Canais da Lenovo Data Center na América Latina, pontua que a expectativa da fabricante em participar do evento é dar a devida atenção e destaque aos canais que trabalham com a companhia. “Tivemos inúmeros encontros e reuniões o que facilitou a interação com revendas de toda a AL e Caribe, sendo pelo menos 40%  de empresas que ainda não são clientes da Lenovo na Canalys. O momento de expansão da empresa aliado ao crescimento da demanda por tecnologias como IA, Data Centers, Hiperconvergência e Supercomputadores têm nos trazido boas empresas revendedoras que trabalham em projetos tanto  para mercados privados como públicos em toda a região”, agrega a executiva.

Para Augusto Rosa, diretor de Vendas para Canais da Lenovo, o evento foi uma ótima oportunidade para habilitar as revendas no segmento que já atuam ou pretendem atuar. “O nosso trabalho é fazer com que a nossa marca seja relevante para o canal, afinal a maioria dos parceiros são multivendors, então é importante participar deste evento específico para o canal”, diz o executivo, completando que a companhia preparou um programa para as integradoras em parceria com a Intel e Microsoft tendo novas bases de clientes para que a Lenovo e os parceiros possam ampliar as suas  transações comerciais.

Em 2018, a Lexmark renovou mais de 80% do portfólio de impressoras e multifuncionais inteligentes (MFP), com soluções a cores e monocromáticas para o segmento corporativo e grupos de trabalho de médio e grande porte, esta é a primeira participação da companhia no evento destinado aos parceiros.  “O evento é experimental, afinal é a primeira vez  que participamos da Canalys e este é o resultado de uma demanda externa. Estamos tendo  uma grata surpresa, afinal há bastante conteúdo sobre as tendências do mercado e temos tido  um excelente feedback das revendas participantes. A Lexmark está em uma nova fase sob nova direção, lançamos 44 produtos neste ano e queremos valorizar cada vez mais o parceiro que trabalha conosco”, ressalta Claiton Clivati Camargo, Channel Sales & Managing Director da Lexmark Brasil.

Fabiano Ornelas diretor sênior de Canais da Dell EMC, por sua vez, ressalta a importância da feira para a fabricante que reúne ofertas abrangentes e inovadoras de soluções corporativas de TI para atender a transformação digital. “Participei dos últimos quatro anos da feira que reúne os principais canais da região latina, sendo uma experiência única para os parceiros pelo conteúdo que o evento disponibiliza. Estar presente na Canalys é fundamental para saber quais são  as tendências do mercado e também para estar alinhado com as demandas que as revendas trazem. Com base nisso conseguimos adaptar o nosso programa de canal. O evento proporciona uma grande interação com os canais que trabalham conosco”, avalia o executivo.

Joyce Mullen, presidente Canal Global, OEM e IoT na Dell EMC, reforça a posição de Ornelas, em sua plenária a executiva destacou todas as  novidades do Programa de Parceiros EMC da Dell EMC, incluindo estratégia de canais, design de programas de parceiros e capacitação omni-channel,  e reforçou o papel da companhia de ser provedora de soluções. “O trabalho com os canais está em ascensão, especialmente na América Latina e temos recebido vários feedbacks positivos em termos de previsibilidade e lucratividade dos parceiros”, agrega.

Já Cheryl Cook, vice-presidente sênior de canal global da Dell EMC, pontua que os canais que vendem várias linhas de produtos trazem 17 vezes mais negócios para a companhia. “Visamos elaborar soluções inovadoras, a partir de negócios estratégicos para alavancar as vendas dos parceiros da Dell. Nós observamos uma ampla recepção dos participantes da Canalys para adquirir o portfólio da Dell EMC com tecnologias mais avançadas”, diz a executiva.

Álvaro Camarena, diretor-executivo de Canais da Dell EMC na América Latina, completa que a empresa se posiciona como uma fabricante atenta às megatendências, tendo a mais ampla tecnologia de portfólio que visa preparar o parceiro para ter sucesso em suas transações comerciais. “Estamos olhando para o nosso lineup para gerar mais negócios para os   canais. A companhia registrou um crescimento recorde em grandes contas nos últimos meses e isso se deve aos parceiros, por isso temos um comprometimento com eles”, diz.

Já a Ruckus Networks, uma empresa da ARRIS, que recentemente colocou à disposição do mercado latino-americano o Ruckus Cloud Wi-fi, uma solução de Wi-fi gerenciado na nuvem que permite aos administradores de redes gerenciarem qualquer quantidade de locais, através de um único dashboard baseado na web ou em aplicativo móvel avalia a importância da Canalys para a companhia. “A Ruckus visa chegar cada vez mais forte ao mercado brasileiro, para isso investimos no canal e nas integradoras” pontua,  Marcos Teixeira Dias, diretor Regional da Ruckus no Brasil.

Vale destacar que em outubro, a companhia lançou a Ruckus Networking Academy (RuNA), iniciativa voltada para capacitação que tem o objetivo de atender as demandas de mercado em parceria com instituições de ensino.  A RuNA é baseada  em três pilares que compreendem: Treinamento, Desenvolvimento e Serviços de Consultoria e já tem este mês as primeiras implantações em duas instituições parceiras: RNP e CESUPA.

Na opinião de Carla Carvalho, da Tech Data, Cloud/Cloud Híbrida, Hiperconvergência, IoT, Analytics e Inteligência Artificial serão fundamentais para alavancar os negócios das empresas. Os canais devem estar preparados para entender estas novas megatendências. “Esse é um dos principais eventos de canais onde encontramos com os vendors e podemos ampliar o nosso portfólio e estimular a venda de tendências como IOT, segurança, analytics, etc. O parceiro deve se posicionar como provedor de soluções para adquirir uma vantagem competitiva no mercado”, avalia a executiva.

Bruna Wells, Channel Sales Director Latam da A10 Networks, fornecedora de soluções de segurança cibernética inteligentes e automatizadas,  reforça que os canais devem se preparar para vender as novas tecnologias. A companhia pretende atender as demandas do mercado para isso aposta nos ISPs (fornecedores de acesso à internet) e parceiros estratégicos. “O mercado brasileiro é forte, são mais de 8 mil ISPs e isso traz inúmeras oportunidades. A A10 Networks procura canais  que trabalham com networking e segurança. Participar da Canalys é importante para mostrar as nossas soluções diante do avanço das novas tecnologias”, diz.

A Adistec que está em sua quarta participação no evento foi uma das patrocinadoras da edição 2018. “Este é o principal evento do canal da região. Esta é minha segunda participação, aqui estão os principais líderes de todas as fabricantes. Somos uma distribuidora de valor agregado e auxiliamos os canais para se tornarem especialistas na venda de soluções de valor para os clientes, para isso damos treinamentos para os parceiros e investimos em eventos como a Canalys”, afirma José Roberto Rodrigues, country manager da companhia.

Para finalizar, na edição 2018 da Canalys, o que chamou a atenção foi o aplicativo com  GEO localização que utilizou a tecnologia Bluetooth para que os participantes localizassem os seus partners  para as reuniões de negócios, além disso, as palestras apresentaram as tecnologias disruptivas que permeiam o mundo dos negócios na era digital.

 

 

 

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