Intel e Google Cloud firmam acordo para acelerar nuvem híbrida
Intel e Google Cloud irão trabalhar no design de referência Anthos para simplificar a implantação em centros de dados locais e na nuvem

 A Intel e o Google Cloud acabam de anunciar uma parceria estratégica com o objetivo de ajudar os clientes corporativos na implantação de aplicativos de maneira simples, tanto em ambientes físicos quanto na nuvem. As empresas irão colaborar no Anthos, novo design de referência baseado na segunda geração do processador escalonável Intel Xeon  e em uma série de software Kubernetes otimizada, oferecendo maior portabilidade de carga de trabalho aos clientes que desejam investir em ambientes de nuvem híbrida. O novo produto chegará ao mercado com o selo Intel Select Solution e também como uma plataforma para desenvolvedores.
Embora as empresas estejam adotando soluções multi-nuvens para impulsionar seus negócios, muitas organizações continuam buscando as soluções de nuvem híbrida certas para uma migração perfeita da carga de trabalho entre nuvens. O novo design de referência Anthos abordará esse desafio por meio de uma pilha otimizada para a portabilidade da carga de trabalho, permitindo a implantação de aplicativos em centros de dados locais e serviços de provedor de nuvem pública."Google e Intel são parceiros há muitos anos e concentram seus esforços na entrega de inovações de infraestrutura para clientes", afirma Urs Hölzle, vice-presidente sênior para Technical Infrastructure no Google Cloud. "Os ambientes de centros de dados de hoje são complexos. Quando o assunto são infraestruturas de hardware e software não existe uma solução única para todos. Por meio da nossa capacidade de colaborar com a Intel e de usar sua tecnologia e inovação de produtos podemos oferecer soluções Anthos para que nossos clientes possam executar seus aplicativos da forma como acharem melhor".
"Nossa colaboração com o Google no fornecimento das otimizações de infraestrutura e software necessárias para aprimorar a solução híbrida e de multi-nuvem da empresa está totalmente alinhada à visão da Intel para computação centrada em dados", afirma Navin Shenoy, vice-presidente executivos e gerente geral do Data Center Group na Intel Corporation. "Estamos oferecendo uma base de tecnologia da Intel para que os clientes aproveitem seus dados e isso exige a entrega de arquiteturas que possam se estender por vários ambientes operacionais. Essa colaboração oferecerá aos clientes uma opção de soluções otimizadas que podem ser utilizadas tanto no ambiente local quanto na nuvem".
A colaboração é uma extensão da aliança tecnológica entre as duas empresas e que já abrange diversas otimizações de infraestrutura, colaborações em cargas de trabalho de alto crescimento como inteligência artificial e integração de novas tecnologias na Google Cloud Platform, como a segunda geração de processadores escalonáveis Intel Xeon e a Intel Optante DC Persistent Memory.
O novo design de referência será disponibilizado por fabricantes e integradoras de soluções até o final do ano.