Gestão Comercial
A aplicação das práticas de gamificação empresarial
Fernando Matos
Publicado em 01/10/2018 às 16:22
Estamos diante de uma nova fase na “Evolução” das relações humanas.
Manter a atenção e o engajamento de qualquer pessoa, especialmente dos mais jovens, é um desafio e tanto. E vai muito além do mundo corporativo.
Talvez, acredito eu, que uma possível saída para essa crise no país seja a diversão!
Pode-se dizer com isto que transformar o “chato” em divertido, o “parado” em dinâmico, irá manter o ritmo do “mundo lá fora”.
É preciso acompanhar com a mesma velocidade as mudanças em nossa sociedade.
Hoje, mesmo sem que você perceba, quase tudo é gamificado - ou seja, tem uma linguagem dinâmica, rápida, divertida e muito prazerosa.
Os jogos são o passatempo preferido da humanidade há milênios! Gamificação é isso, inserir uma camada na comunicação, baseada na linguagem de jogos, para tornar as coisas mais “divertidas” e, por fim, reter a atenção de quem está do outro lado.
Gamificação
Gamificação ou ludificação é um processo que usa elementos, mecânicas e dinâmicas de jogos em contextos de negócios para guiar o comportamento do profissional.
É o uso de elementos de jogos para motivar ações ou mudanças de comportamentos, atingindo um resultado eficaz com clientes em potencial ou funcionários da sua empresa. Tornando-os mais engajados a realizar uma ação planejada, tudo isso de forma ética e através de gatilhos mentais ativados na gamificação.
Em outra visão, gamificação pega as características que nós mais gostamos nos jogos e as incorpora em nosso dia a dia para que as tarefas, das mais simples às mais complexas, possam ser realizadas de forma divertida e empolgante.
Com isto podemos ter uma constatação sobre como os seres humanos sentem-se atraídos por jogos, além dos desafios propostos, na gamificação as recompensas também são itens cruciais para o sucesso.
É possível atingir resultados como medição de desempenho, maior acessibilidade aos recursos e geração de competitividade saudável.
Onde gamificar?
Sugiro alguns exemplos:
• Dentro da empresa
• Recrutamento
• Treinamento
• Equipe de trabalho
• Gestão comercial
• Fora da empresa
• Campanhas digitais
• Mídia social
• Fidelização
• Programas de milhagem
A aplicação ao recrutamento e seleção funciona porque é solicitado aos candidatos um esforço adicional, desta forma, o compromisso aceito incrementa a motivação junto com a orientação de ação e resultado.
Em treinamento é possível vincular situações conhecidas e adaptar individualmente múltiplos usuários.
Outro exemplo é o uso da gamificação na educação onde podemos afirmar que é uma forma de incentivar determinados comportamentos vistos nos alunos afim de garantir familiaridade com as novas tecnologias. Além disso, pode promover um processo de aprendizagem mais dinâmico, rápido e agradável.
Em países desenvolvidos como os Estados Unidos, essa estratégia já é bastante utilizada para despertar interesse dos alunos e promover condições de aprendizagem mais conectadas com o mundo real e com a experimentação.
Progredir para motivar
A sensação de progressão é a principal forma de motivar colaboradores, mais efetiva do que recompensas e reconhecimento.
Feedbacks positivos mostrando “progressão” em gerenciamento de projetos, tarefas e mesmo na carreira ajudam, portanto, a impulsionar qualquer colaborador interessado.