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Marketing

A filosofia e os negócios

Marco Antonio Pereira

Publicado em 06/11/2009 às 14:21

width=142Como discípulo de Sócrates, Platão, com sua visão do mundo das idéias, foi o fundador do idealismo. Seus conceitos têm muita aplicação nas práticas modernas de gerenciamento. 



Segundo ele, aquelas pessoas que se movem somente por ganhos materiais deveriam estar no degrau mais baixo de qualquer organização. Platão afirmava que a liderança deveria estar nas pessoas que buscam o bem-estar da comunidade e não bens materiais.



Grande parte de suas obras são escritas em forma de diálogo, seguindo seu mestre – Sócrates – que utilizava de perguntas para chegar a seus objetivos.

O método socrático fazia com que perguntas fossem respondidas com outras perguntas, fazendo com que os quetionadores, passassem a ser questionados e através de um movimento reflexivo chegassem a suas próprias conclusões. Isto desenvolve o raciocínio crítico-analítico e passa a ser uma oportunidade de desenvolvimento importante nas pessoas.



Dentro do Marketing, gostaria de abordar a importância de ouvir seu cliente. De pesquisas elaboradas a sessões informais, a ferramenta desenvolvida por Sócrates traz à tona a necessidade de entender nosso mercado, antes de desenvolvermos nossos produtos.

 

Em Vendas, ressalto esta ferramenta como um dos pilares da negociação. Quem de vocês já não ganhou uma venda fazendo uma pergunta certa, no momento certo? Da resposta, você teve seus argumentos para oferecer seus serviços.



Aluno preferido de Platão, Aristóteles, que viveu de 384 a 322 a.C, ganhou o respeitoso título de “O Filósofo”. Aristóteles influenciou mais que qualquer outro sábio o modo de pensar da civilização ocidental.



Gosto muito de uma frase de Aristóteles que dizia que o sucesso em todas as situações só depende de duas coisas: ter um propósito e metas claras e encontrar o conjunto de ações que conduzirá a este objetivo.



Confesso que este é o modelo mais utilizado para fazermos planos de negócios ou planejamentos estratégicos. Primeiro, um bom diagnóstico. Em seguida, suas metas. Para finalizar, o plano de ação para buscar as metas.



Agora, é só por a mão na massa que 2.010 já vem chegando...

 

Aventuras de um consumidor não tão misteriosoEstive em Porto Alegre há algumas semanas. Sempre me hospedo em um hotel que fica próximo ao aeroporto.

Ao entrar no táxi e dizer meu destino, o taxista resmungou que ficou horas na fila para pegar uma corrida tão pequena!!!



O que ele não sabia é que eu tinha um compromisso no dia seguinte em Caxias do Sul, cidade a pouco mais de 100 km da capital gaucha e que minha ideia era encontrar um bom taxista que me levasse e trouxesse da reunião que teria naquela cidade. Que pena!!! Por não dar atenção devida a uma pequena oportunidade, ele perdeu uma grande oportunidade.



Reflexão: será que você tem dado atenção a pequenos negócios? Será que não existem grandes oportunidades por trás destas pequenas?



Lembre-se que de cada iceberg somente 10% emergem à superfície. Os outros 90% estão submersos!