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Treinamento

A força da Justificativa!

Lucas Chiminazzo

Publicado em 31/07/2015 às 12:59


Todos os dias em nossas empresas tomamos decisões rápidas e muitas vezes não temos o tempo correto para analisar, isso é fato!



Conviver com a decisão errada é completamente opcional, tendo em vista que ela pode ser desfeita a qualquer momento (mesmo que isso gere multa ou alguma “penalidade”), mas não devemos esquecer que o mais importante é justificar as decisões que são tomadas.



Em minha carreira como consultor empresarial vejo que ainda existem empresas que trabalham na antiga fórmula do “Eu mando e você obedece”, sendo que isso ainda é um dos principais motivos para a rotatividade alta de funcionários e a dificuldade em implementação de processos de melhoria. Sua equipe deve (e precisa) participar da tomada de decisões importantes. Tenho certeza que a partir do momento que é compartilhada algumas informações, algum colaborador vai presenteá-lo com ideias brilhantes ou alternativas mais econômicas.



É obvio que não falo de decisões sigilosas ou que envolva assuntos pessoais (abrir para sociedade, fechamento da empresa, mudança de banco...), mas falar no momento da contratação de um novo serviço, de um plano de benefícios, de algum treinamento são assuntos interessantes para eles também.



Vejo, ainda, pessoas sendo demitidas diariamente sem saber ao certo o motivo dessa decisão, pois não existe uma justificativa para ser feito isso, é feito e pronto. Qual a impressão que você deseja que as pessoas tenham sobre sua empresa e sobre você?



Eu me preocupo muito com isso, penso sempre que todos os que fizeram parte do meu time devem sair com uma boa impressão, algo positivo, bons ensinamentos e principalmente: que eu possa ajudá-lo a se recolocar quando necessário.



Temo quando o empresário acredita que ele sabe de tudo, que ele sabe qual a melhor decisão e, principalmente, quando ele vê cada pessoa em sua equipe como “inferior”. Sinto informar caro empresário, o subordinado de hoje pode ser o seu líder amanhã! Duvida?



Conheço muitas histórias de sucesso também, gente do bem que tomou decisões acertadas ao conversar com sua equipe, já falei inclusive aqui na Partner Sales sobre a importância do feedback e ele continua sendo (e sempre será) a ferramenta mais poderosa de gestão de pessoas!



Quer uma dica? Aproveite o momento da reunião com sua equipe, aquele momento que você preparou um bom conteúdo para conversar com todos e desenvolva uma rodada de ideias, coloque em pauta tudo aquilo que precisa ser decidido, aquilo que está complicando o dia a dia da empresa e peça opiniões, verá que parece mágica, pois as soluções aparecem!



No momento de demitir alguém, não se esqueça de conversar com a pessoa, explicar o motivo da demissão e principalmente, agradecer por ter feito parte de seu time! Coloque-se disponível caso o profissional precise se recolocar e seja cordial, afinal pense o quanto seria legal se essa pessoa pudesse se preparar melhor e voltar a trabalhar contigo no futuro?



Isso se aplica também no momento de cancelar algum serviço que está sendo prestado, seja cordial com seus fornecedores. Da mesma forma como você gostaria que seus clientes fizessem com você, faça com eles!



Tem algo que está incomodando, algo que está sendo feito pela equipe e que não está como deveria, não deixe de conversar! Nossas sábias avós já nos diziam que uma boa conversa resolve tudo!



Não seja intocável, permita que sua equipe se aproxime de você e que possa também contar com sua opinião e palpites (quando solicitados) em suas decisões, isso vai gerar um elo maravilhoso dentro de sua empresa, melhorando o clima e gerando um nível de satisfação bem superior em todos da equipe. Aproveite o momento para também realizar treinamentos com frequência, fale com sua equipe sobre a importância da comunicação e o quanto pode ajudar quando compartilhamos um problema. Muitas vezes terá algum funcionário “batendo a cabeça” para resolver algo que você sabe exatamente como fazer, só não conversaram sobre isso!



Fale também com seus líderes, converse sobre a importância do cuidado com sua equipe, da aproximação e da identificação de necessidades, tenho certeza que o trabalho fluirá muito melhor por aí!



Acredito em você! Sucesso!