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Marketing

Aptidão natural ou força de vontade?

Marco Antonio Pereira

Publicado em 08/09/2009 às 14:01

width=142Se pesquisarmos na Wikipedia a definição de empreendedorismo, encontraremos que trata-se dos estudos relativos ao empreendedor, seu perfil, suas origens, seu sistema de atividades, seu universo de atuação. 



Ao definirmos empreendedor encontramos que trata-se daquele indivíduo que detém uma forma especial, inovadora, de se dedicar às atividades de organização, administração, execução; principalmente na geração de riquezas, na transformação de conhecimentos e bens em novos produtos – mercadorias ou serviços –, gerando um novo método com o seu próprio conhecimento.



É o profissional inovador que modifica, com sua forma de agir, qualquer área do conhecimento humano. Também é utilizado – no cenário econômico – para designar o fundador de uma empresa ou entidade, aquele que construiu tudo a duras custas, criando o que ainda não existia.



René Descartes, filósofo francês, defendia a teoria do inatismo. Segundo ele, somos concebidos com determinadas habilidades e aptidões. Assim sendo, o indivíduo já “nasce” com a intuição necessária ao desenvolvimento do empreendedorismo.



Alguns filósofos da Inglaterra afirmavam o inverso: o conhecimento e a habilidade derivam exclusivamente da experiência humana.



Olhando para o nosso mercado, diria que temos um pouco de cada perfil nas teses defendidas pelos diferentes filósofos europeus. Alguns que parecem ter nascido para o negócio e outros que se aperfeiçoam a cada dia.



Mas uma coisa é certa, é preciso ter vontade de empreender. E a cada dia que passa precisamos abastecer nosso tanque com esta vontade de “fazer mais”...

Obviamente quem faz o que gosta tem muito mais prazer e satisfação no seu cotidiano. Não há dúvidas de que existe uma relação entre sucesso e empreendorismo.



E mais que isto, os empreendedores tem um quê de sonhadores. Mas, em algumas situações, o sonho precisa ser seu, você precisa tomar posse dele. 



Aposte em si mesmo! Deixe seu legado! E principalmente, monte seu sonho sobre fatos reais.



No mundo dos negócios é preciso evitar que o coração contamine suas decisões gerenciais!

 

Aventuras de um consumidor NÃO TÃO misterioso

Estive em Porto Alegre há algumas semanas. Sempre me hospedo em um hotel que fica próximo ao aeroporto.



Ao entrar no táxi e dizer meu destino, o taxista resmungou que ficou horas na fila para pegar uma corrida tão pequena!!!



O que ele não sabia é que eu tinha um compromisso no dia seguinte em Caxias do Sul, cidade a pouco mais de 100 km da capital gaucha e que minha ideia era encontrar um bom taxista que me levasse e trouxesse da reunião que teria naquela cidade. Que pena!!! Por não dar atenção devida a uma pequena oportunidade, ele perdeu uma grande oportunidade.



Reflexão: será que você tem dado atenção a pequenos negócios? Será que não existem grandes oportunidades por trás destas pequenas?



Lembre-se que de cada iceberg somente 10% emergem à superfície. Os outros 90% estão submersos!