Opinião
As Olimpíadas 2012 do mundo da TI
Publicado em 08/08/2012 às 15:30
Roberto Carlos Mayerévice é presidente de Relações Públicas da Assespro Nacional, diretor da MBI e presidente da ALETI (Federação Ibero – Americana de TI)
O mundo da TI ainda não tem Olimpíadas próprias formalmente. Entretanto, a cada dois anos ocorre em algum canto do planeta o Congresso Mundial de Tecnologia da Informação (conhecido pela sigla em inglês, WCIT, derivada de World Congress on Information Technology). Chamar este evento de Olimpíadas não é nenhum exagero, dado o número de participantes.
O WCIT é um evento da WITSA, a Federação Mundial das Entidades de TI, na qual o Brasil é representado pela Assespro.
As últimas edições do WCIT ocorreram na Malásia em 2008 e na Holanda em 2010. A edição deste ano, o WCIT 2012, ocorrerá de 22 a 24 de outubro, na cidade de Montreal, no Canadá.
Como mais importante evento global do setor de Tecnologia da Informação, o WCIT é patrocinado pelos principais fornecedores do setor, de todo mundo. Além disso, serve de vitrine para palestrantes de classe mundial: o anúncio do programa oficial foi coordenado por Larry King (inspirador do nosso Jô).
Entre os mais de cem palestrantes já confirmados, além de Larry King, se destacam as presenças de Wim Elfrink (Cisco), Bernard Charlès (Dassault), Andrew P. McAfee (pesquisador do MIT), Tom Jenkins (OpenText), Robert Youngjohns (Microsoft) e o Professor Peter A. Bruck (da Austria), entre muitos outros.
O tema central do evento é a criação de uma perspectiva única sobre a sociedade digital global.
Além das atividades de auditório, o evento inclui reuniões de negócios, atividades sociais, e diversas reuniões das federações internacionais das entidades TI.
Dentre elas, a mais importante para nós brasileiros, será a reunião de diretoria da WITSA, que deverá escolher a sede do WCIT de 2016: a Assespro apresentou a candidatura de Brasília para sediar essa edição em nosso país. Desde março de 2012, quando foi tomada a decisão de apresentar a candidatura formalmente, um esforço intenso vem sendo desenvolvido em prol dela, visto que há outros países que também se postularam.
Para tanto, o apoio de todos os parceiros possíveis é fundamental. O Governo do Distrito Federal, representado pelo seu Governador e os Secretários de Ciência e Tecnologia, e de Turismo, tem dado todo apoio.
Esperamos que a delegação brasileira possa retornar de Montreal em outubro com a conquista do WCIT 2016 para o Brasil. Se confirmada, será a primeira vez que este evento ocorrerá na América do Sul.