PartnerSales


Imprimir

Treinamento

Atenção no momento de Recrutar

Lucas Chiminazzo

Publicado em 29/05/2015 às 15:47


Eu como consultor participo de alguns processo de recrutamento e seleção e acabo dando meus “pitacos” sobre o profissional que será contratado. Talvez pela facilidade em saber se esse profissional vai ou não acompanhar o desenvolvimento da empresa ou até mesmo por experiência e vivência com os recrutadores que compõem o time.



Vejo que muitas empresas sofrem de algo que resolvi chamar de “carência empresarial” e costumo compará-la a uma carência exatamente igual ao campo afetivo, só que voltada para os empresários.



Muitas vezes a empresa tem um ótimo profissional, que atinge todas as metas, está completamente dentro das expectativas (e até acima) e não se imagina, em momento nenhum, vivendo longe desse profissional. Como o profissional é realmente bom, várias empresas querem tê-lo por perto, sendo assim, garantir essa pessoa em sua equipe vai ser uma tarefa árdua e diária de motivação, empenho e reconhecimento.



Um dia ele resolve aceitar uma proposta mais interessante (pois é, empresário, sinto informar, mas sempre vai existir uma proposta mais interessante) e o que você faz? Fica carente!



A primeira coisa que eu vejo acontecer nas empresas em que o dono que faz a contratação, é selecionar qualquer profissional, por conta da necessidade. Acaba contratando um engenheiro para ser vendedor, afinal na entrevista ele mostrou que fala muito bem e conseguiria se desenvolver com o cliente, por exemplo!



Por quanto tempo você acha que esse engenheiro vai manter-se em sua equipe? Você acha que ele vai buscar desenvolver-se na área de vendas mesmo sendo tão diferente de sua área de atuação? Eu sei que toda regra tem a sua exceção, isso é fato! Mas a porcentagem de erro nesse caso é imensa!



Então empresário, quando for contratar avalie pontos importantes:



- Verifique se esse profissional está realmente interessado na vaga e no papel que vai desempenhar, veja se ele não está apenas “precisando trabalhar” ou “quebrando um galho” com essa vaga que você está propondo.



- O profissional possui o mínimo de conhecimento na área que você está contratando? Tem o mínimo de interesse em se desenvolver?



- Ele se identificou com sua empresa e com os processos que são empregados nela? Mostrou interesse não somente pela vaga, mas por todo o trabalho que vai ser envolvido com o departamento dele?



- Você realmente acredita que é esse profissional que merece estar em sua equipe? É o tipo de profissional que você sempre buscou?



Eu sou um profissional da área de treinamentos e acredito que o treinamento realmente pode mudar a vida profissional de uma pessoa, mas você como empresário deve ficar atento se você terá o tempo necessário até que esse profissional  se adéque ao que você procura.



Não contrate no desespero! O pior a ser feito é contratar apenas para tapar um buraco que outro profissional deixou, entenda que sua empresa e seu patrimônio merecem apenas o que existe de melhor, nisso não cabe um profissional “mais ou menos”.



Nesse momento que uma crise assola a maioria dos segmentos, devemos ficar ainda mais atentos à contratação e tudo o que será feito após esse profissional ser contratado. Entenda que um vendedor não vai apresentar um resultado surpreendente nos primeiros meses se não tiver estímulo necessário para que isso realmente aconteça, além de um bom treinamento!



Alie-se aos melhores e tenha resultados melhores!



Acredito em você! SUCESSO!