PartnerSales


Imprimir

Negócios e Tecnologia

Cibersegurança: continuidade, governança e responsabilidade

Enio Klein

Publicado em 01/04/2022 às 09:29

“As organizações vivem hoje um desafio de equilibrar investimentos no crescimento do negócio com as necessidades de Cibersegurança.”  

Muito se falou, e ainda se fala da aceleração do movimento de transformação digital, o qual já vinha acontecendo no cenário corporativo em geral, nas empresas de todos os segmentos e portes, diante da necessidade de sobreviver em um ambiente onde os negócios se tornaram difíceis durante a pandemia. Este movimento, que se incorporou à vida das pessoas, passa a ser um requerimento para qualquer empresa que deseja não só sobreviver, mas crescer. Isso implica em investimentos em novas tecnologias e mudanças nos conceitos e formas de gerir organizações nos próximos anos. Assim, em um cenário onde organizações passam a ficar cada vez mais dependentes dos ambientes computacionais distribuídos entre data-centers próprios, nuvem pública ou nuvem privada, computação local, home-office, Internet das Coisas entre outros, e com o uso cada vez mais intenso de dados em suas operações, os ambientes de negócios estão cada vez mais sujeitos a riscos de segurança. 

As organizações vivem hoje um desafio de equilibrar investimentos no crescimento do negócio com as necessidades de Cibersegurança.  


O tema muito antes de ser uma questão tecnológica, precisa ser entendido como uma disciplina fundamental para a continuidade dos negócios. Disponibilidade, integridade autenticidade, irretratabilidade e confidencialidade, princípios da segurança da informação são a base dos negócios baseados em uso de dados. A continuidade das operações, assim como a proteção de dados é uma questão de governança e responsabilidade

Incidentes de segurança podem causar a interrupção dos negócios ou roubo de informações que se constituem em segredo comercial e industrial que além de causar prejuízos financeiros, poderão depor contra sua marca ou produto. Além disso, podem ser violados dados pessoais de seus funcionários, clientes ou parceiros. O que é uma responsabilidade de sua organização proteger. Continuidade nos negócios e a proteção dos dados é uma questão de governança e responsabilidade que os executivos das organizações de qualquer porte ou segmento precisam levar em consideração. 

Entendemos que é necessário para as organizações desenvolverem políticas e processos que permitam avaliar a tomada de decisão baseada em riscos das ameaças de segurança e violação de dados identificados para que sejam priorizados os investimentos necessários em segurança da informação. É importante manter os riscos de segurança sob controle enquanto se trabalha para aumentar a resiliência e metas de crescimento das organizações. Investir, portanto, em cibersegurança é também investir no negócio e em seu crescimento e não um excesso de zelo das áreas de TI. 

O que você está esperando?