PartnerSales


Imprimir

Negociação

Como não errar em uma negociação?

Marcel Spadoto

Publicado em 08/11/2013 às 10:13


Estamos cada vez mais negociando. A complexidade dos negócios e as nossas relações levam à necessidade constante de acertos nas tomadas de decisão.



Não existe mais, somente, a negociação da nossas vidas e/ou a grande negociação. Temos que negociar e acertar o tempo todo, dentro e fora da empresa.



Segue alguns pontos que julgo muito importantes e centrais, para conseguirmos lidar de forma assertiva com a prática de negociar:



Em primeiro lugar, devemos ter bem definido qual é o objetivo que estamos buscando, quanto mais preciso e isento de pré-conceitos, melhor.



Temos que ter um planejamento muito claro e detalhado de como vamos atingir o objetivo, sem “queimar” as etapas, existe um “caminho” a ser seguido e temos que percorre-lo.



Temos que olhar o todo, sem esquecer dos detalhes.



Ter a mesma preocupação com os sentimentos do outro, como se tem com os nossos.



Podemos estar negociando algo que está em conflito ou existe o conflito entre as partes, se ele existe, não devemos evita-lo, temos que administrar essa situação.



Cumpra os prazos, feedback e cuidado com as promessas. Afinal, elas não são proibidas, mas devem ser cumpridas ou pelo menos justificadas.



Tenha opções, para não ficar “encurralado” e tão pouco faça isso com o outro.



Mantenha a serenidade, não adote postura muito defensiva e nem ofensiva, por mais difícil que seja. Vamos encarar como uma situação do cotidiano.



Saiba dosar o fator tempo, não manipule essa variável, seja honesto quanto ao tempo que se tem, seja ele curto ou longo.



Faça perguntas para entender melhor o problema ou a solução; ouça e entenda e se não entendeu, pergunte de novo. Não fique preocupado em falar, somente; na maioria das vezes, ouvir ajuda muito.



Procure usar protocolos e linguagem que sejam de conhecimento de ambos os lados, ceda a tentação de manipular as informações.



Não deixar que outros fatores se tornem mais importantes que o objetivo central da negociação, cuidado com o seu ego, principalmente.



Uma negociação vai emendar na outra e se não aprendermos a viver assim, não teremos sucesso e o sofrimento será grande.



Reflita sobre a forma como você negocia, sempre cabe melhoria.