É Legal
Como proteger a imagem do executivo nas mídias sociais
Patricia Peck Pinheiro
Publicado em 01/09/2014 às 10:24
Está cada vez mais difícil lidar com os novos tipos de crise de imagem corporativa. As mídias sociais trouxeram uma nova forma de exposição das Marcas que podem gerar impactos diretos na reputação e no valor das ações das empresas no mercado.
Recentemente, a foto de um Vice-Presidente na piscina de um hotel, após um evento empresarial, tirada por sua esposa e publicada por ela própria no Facebook gerou o afastamento do mesmo. A repercussão foi tamanha devido ao fato do chefão estar se divertindo, segurando um copo de caipirinha apoiado na barriga.
O que pode ser feito para blindar o alto escalão executivo e evitar que isso afete não apenas a empresa, mas também a vida pessoal do líder empresarial? A seguir damos algumas orientações práticas:
Primeira dica: capacitar as pessoas sobre proteção de privacidade nos meios digitais. Alto executivo tem que ficar blindado, o que significa, controlar sim o que é publicado a seu respeito inclusive por familiares.
Segunda dica: deve-se ter muito cuidado na geração e no compartilhamento de imagens sejam através do whatsApp ou das mídias sociais. Como é quase impossível remover o conteúdo da internet, muitas vezes a melhor opção é nem criá-lo, para não se arrepender depois que sai do controle.
Terceira dica: monitorar sempre a reputação digital para evitar excesso de exposição na web. Deve ser feita uma varredura periódica nos buscadores sobre o que está aparecendo sobre os executivos de primeiro escalão, inclusive nos perfis pessoais dos mesmos e de familiares próximos.
Quarta dica: planejar a publicação de conteúdos com revisão dos textos e atenção especial ao tom e ao tipo de linguagem. Isso não se aplica só ao perfil e fanpage oficial da empresa, mas sim aos perfis pessoais também do seu alto-escalão.
Quinta dica: reagir rápido aos incidentes de crise de imagem digital. Quanto mais rápido puder ser publicada uma informação positiva para diluir a negativa tanto melhor. Logo, a resposta a uma foto não autorizada é publicar várias fotos autorizadas, a um boato falso é distribuir informação verdadeira de forma rápida e transparente.
Precisa combater informação com mais informação. Demorar na resposta ou se abster em responder pode agravar o problema. O silêncio só alavanca a disseminação do conteúdo e piora ainda mais a situação para a reputação corporativa.
Sexta dica: não personalizar as críticas. Todo CEO ou alto executivo tem que ser treinado para não levar para o lado pessoal qualquer comentário mais ácido ou mesmo ridicularizante ou difamatório que venha a receber por razão de seu cargo ou função. Faz parte de ser uma personalidade pública.
Por isso, ele nunca deve responder de forma imediata, sem pensar, sem planejar, no calor da emoção. A resposta dele tem que ser rápida, mas planejada, pois a resposta dele é também a resposta da companhia.
A melhor estratégia é criar uma lista de frases legalmente preparadas para atender a estas situações, pois muitas ocorrem de fim de semana, a noite, quando o Presidente não está com seu time de assessores jurídicos e de comunicação para lhe orientar sobre o que fazer.
Definitivamente os executivos terão cada vez mais que controlar a empolgação. Comentário publicado sem ter sido bem pensado gera prejuízo para a empresa.
É essencial realizar um trabalho estratégico e preventivo no alto escalão para evitar que os dissabores da web determine o sobe e desce das ações na bolsa de valores! Do jeito que está não tem coração nem bolso que aguente.