Opinião
Compradores Estratégicos
Publicado em 20/09/2016 às 15:45
Por Hélio Meirim, CEO - HRM Logística
Em função do dia do Comprador, comemorado no dia 19 de Setembro, muitas pessoas me perguntaram sobre os conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para atuar nesta função.
Começo destacando que a área de compras é uma área estratégica e, sendo assim, as organizações demandam por profissionais cada vez mais qualificados.
As principais atividades que os compradores realizam são:
• Trabalhar em conjunto com as demais áreas da empresa, visando o desenvolvimento das especificações dos itens usados, bem como buscar junto a estas áreas, uma padronização dos itens usados;
• Estar em contato rotineiro com o mercado, visando entender o cenário econômico, bem como as alternativas de fornecimento disponíveis;
• Estar em contato com as áreas de compras de outras empresas é uma atitude muito proveitosa, pois através deste contato, ocorrerão trocas de experiências que podem auxiliar na soluções de problemas e na busca de alternativas;
• Selecionar, desenvolver e avaliar fornecedores;
• Receber as requisições de compra, fazendo uma análise detalhada junto aos requisitantes, das quantidades e das reais necessidades do item requisitado. Neste momento, o comprador, após entender a demanda, pode junto com o requisitante encontrar soluções diferentes para a demanda solicitada;
• Atuar em projetos de melhoria contínua visando proporcionar a organização melhores condições em termos de preço e níveis de serviço ofertados;
As habilidades do comprador, são muitas. Destaco aqui algumas como:
• Negociações internas e externas;
• Raciocínio lógico e matemático;
• Relacionamento interpessoal;
• Desenvolvimento de fornecedores;
• Desenvolvimento de trabalho em equipe;
• Uso de tecnologias e ferramentas computacionais;
• Facilidade de comunicação com clientes internos e fornecedores;
• Planejar, organizar e monitorar informações e resultados esperados;
Complementam ainda o perfil deste profissional, alguns conhecimentos e atitudes como:
• Ter iniciativa e ser pró-ativo;
• Pautar suas relações sob o prisma da ética;
• Manter-se sempre atento as oportunidades de melhorias;
• Manter-se atualizado em relação as novas fontes de fornecimento;
• Ser ágil quanto as necessidades de mudança decorrentes da estratégia da empresa;
• Manter senso de responsabilidade e objetividade durante os processos de compras;
• Manter o equilíbrio emocional para trabalhar em momentos de pressão (interna e externa);
• Manter-se atualizado em relação as oportunidades do uso da tecnologia nos processos de compras;
Vale ainda destacar que, o comprador (prefiro chamar de gestor de compras), deve assegurar que o item requisitado, será adquirido dentro das melhores condições comerciais e logísticas, e que o mesmo será recebido na quantidade certa, na data correta e dentro das especificações definidas.
A missão deste profissional não se encerra ao concluir a negociação do pedido com o fornecedor. Sua missão continua até o momento em que o item solicitado é entregue ao requisitante e este após o uso do mesmo, atesta que o mesmo atendeu as suas necessidades (especificadas).
Concluo desejando um feliz dia do comprador, para todos os profissionais que atuam nesta estratégica e desafiadora área!!