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Opinião

Compradores Estratégicos

Publicado em 20/09/2016 às 15:45


Por Hélio Meirim, CEO - HRM Logística



 



Em função do dia do Comprador, comemorado no dia 19 de Setembro, muitas pessoas me perguntaram sobre os conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para atuar nesta função.



Começo destacando que a área de compras é uma área estratégica e, sendo assim, as organizações demandam por profissionais cada vez mais qualificados.



As principais atividades que os compradores realizam são:



•             Trabalhar em conjunto com as demais áreas da empresa, visando o desenvolvimento das especificações dos itens usados, bem como buscar junto a estas áreas, uma padronização dos itens usados;



•             Estar em contato rotineiro com o mercado, visando entender o cenário econômico, bem como as alternativas de fornecimento disponíveis;



•             Estar em contato com as áreas de compras de outras empresas é uma atitude muito proveitosa, pois através deste contato, ocorrerão trocas de experiências que podem auxiliar na soluções de problemas e na busca de alternativas;



•             Selecionar, desenvolver  e avaliar fornecedores;



•             Receber as requisições de compra, fazendo uma análise detalhada junto aos requisitantes, das quantidades e das reais necessidades do item requisitado. Neste momento, o comprador, após entender a demanda, pode junto com o requisitante encontrar soluções diferentes para a demanda solicitada;



•             Atuar em projetos de melhoria contínua visando proporcionar a organização melhores condições em termos de preço e níveis de serviço ofertados;



 



As habilidades do comprador, são muitas. Destaco aqui algumas como:



•             Negociações internas e externas;



•             Raciocínio lógico e matemático;



•             Relacionamento interpessoal;



•             Desenvolvimento de fornecedores;



•             Desenvolvimento de trabalho em equipe;



•             Uso de tecnologias e ferramentas computacionais;



•             Facilidade de comunicação com clientes internos e fornecedores;



•             Planejar, organizar e monitorar informações e resultados esperados;



Complementam ainda o perfil deste profissional, alguns conhecimentos e atitudes como:



•             Ter iniciativa e ser pró-ativo;



•             Pautar suas relações sob o prisma da ética;



•             Manter-se sempre atento as oportunidades de melhorias;



•             Manter-se atualizado em relação as novas fontes de fornecimento;



•             Ser ágil quanto as necessidades de mudança decorrentes da estratégia da empresa;



•             Manter senso de responsabilidade e objetividade durante os processos de compras;



•             Manter o equilíbrio emocional para trabalhar em momentos de pressão (interna e externa);



•             Manter-se atualizado em relação as oportunidades do uso da tecnologia nos processos de compras;



Vale ainda destacar que, o comprador (prefiro chamar de gestor de compras), deve assegurar que o item requisitado, será adquirido dentro das melhores condições comerciais e logísticas, e que o mesmo será recebido na quantidade certa, na data correta e dentro das especificações definidas.



A missão deste profissional não se encerra ao concluir a negociação do pedido com o fornecedor. Sua missão continua até o momento em que o item solicitado é entregue ao requisitante e este após o uso do mesmo, atesta que o mesmo atendeu as suas necessidades (especificadas).



Concluo desejando um feliz dia do comprador, para todos os profissionais que atuam nesta estratégica e desafiadora área!!