PartnerSales


Imprimir

Recursos Humanos

Comunicação é um desafio

Milene Lopes Schiavo

Publicado em 04/12/2015 às 16:00

E por isso não paramos de falar sobre isso


Comunicação é um tema interessante nas organizações. Parece fácil e todos acham que dominam a ciência do “comunicar”, mas está sempre presente nas ofertas de capacitação e em todas as trilhas de desenvolvimento dos colaboradores. Por quê?



A verdade é que, por mais que a ação de “comunicar” pareça natural e corriqueira, estamos longe de dominar esta competência. Por isso as ofertas de treinamento nunca deixam de existir dentro das empresas e das áreas de Treinamento e Educação Corporativa.



Temos problemas em escrever, em interpretar o que lemos, em pontuar o que escrevemos. Temos problemas em falar em público. Temos problemas em dosar nossa emoção no processo de comunicação. Buscamos a assertividade (pois nos dizem que é o correto a fazer), mas nem sempre nossa origem latina contribui para atingir esse objetivo. Terminamos julgando como “direta demais” a tal comunicação assertiva. E, por esse motivo, acabamos nos esquivando dela e até nos ofendendo com quem a pratica de forma adequada.



Todos esses problemas contribuem para a estatística que se divulga com relação ao tema. Dizem que 70% dos problemas que ocorrem nas empresas são decorrentes de problemas de comunicação. Claro! Se alguns não escrevem claramente, outros não conseguem interpretar, se a pontuação pode mudar totalmente o sentido do texto, se nem todos sabem pontuar corretamente, se as emoções terminam distorcendo a comunicação, se na comunicação verbal as pessoas tem dificuldade em passar a mensagem com coerência e equilíbrio entre conteúdo/gestos/tom de voz... pode-se imaginar a quantidade de desencontros, erros de interpretação e até conflitos que ocorrem como consequência.



Além dos problemas com relação ao uso correto do nosso idioma e dos elementos da comunicação, ainda existem outras questões.  Do lado da organização, geralmente “falta” comunicação formal e “sobra” comunicação informal. A empresa geralmente demora para se posicionar sobre os temas importantes e críticos, nem sempre utiliza as melhores estratégias, meios e linguagem para se comunicar com os colaboradores e dificilmente prepara os gestores para que sejam mensageiros competentes. O resultado é uma comunicação falha, tardia, com baixa atratividade e, muitas vezes, pouco transparente. E, pela falta de comunicação formal de qualidade, os colaboradores terminam fortalecendo a comunicação informal – a famosa “radio peão”. Esse “instrumento” pode ser favorável (se a informação for correta e positiva) ou problemático (se a informação não for pertinente, se é divulgada por este canal antes que a própria empresa se manifeste).



E com relação à gestão, todo gestor de pessoas deveria saber que muito do sucesso da sua liderança está atrelado à sua competência de comunicação. O quanto ele vai inspirar, engajar, motivar, direcionar, desenvolver, promover a cooperação entre os colaboradores da equipe e gerar confiança está diretamente relacionado ao seu poder de comunicação. Esse “poder” pode gerar (ou não) transparência, coerência, credibilidade, entendimento, clareza , comprometimento e direcionamento. Um gestor que tem a competência de comunicação bem desenvolvida, com certeza sabe usá-la a seu favor e a favor da organização.



Por tudo isso costumo dizer que comunicação é “TUDO”! E, sendo assim, empresas e gestores precisam ter foco no desenvolvimento dessa competência de forma contínua. Pode parecer simples, mas é um desafio constante que gera grande impacto nos resultados. E se você quer resultados positivos, é preciso investir em “comunicação”!